Futuro da telemedicina: tendências e previsões

Futuro da telemedicina: tendências e previsões

O crescimento nas tendências do mercado de telessaúde é direcionado principalmente por vários fatores, mas um dos principais fatores é o aumento da população.

Durante este período de pandemia do Covid-19, como podemos esquecer que precisamos expandir nosso setor de saúde? 

A crescente prevalência de doenças crônicas e a escassez de serviços médicos levaram a um futuro da telemedicina, aumentando os serviços de desenvolvimento de aplicativos móveis de saúde. 

Quaisquer que sejam os sintomas com os quais você está lidando agora, seu diagnóstico está a apenas uma ligação de distância!

O futuro da telemedicina

Futuro da telemedicina: tendências e previsões
Tecnologia

O mercado de telemedicina no setor de saúde cresceu significativamente nos últimos anos. Usando telecomunicações, permite que os profissionais de saúde avaliem, diagnostiquem e tratem pacientes virtualmente. 

O mercado global de saúde está projetado para crescer maciçamente até 2026 e está avaliado em mais de US$ 175 bilhões. 

Existem inúmeros fatores que contribuíram para o crescimento do mercado, incluindo – aumento dos custos tradicionais de saúde, financiamento para telemedicina, aumento de usuários de saúde digital.

Tecnologia de telemedicina em meio ao coronavírus  

Mais de 7,5 milhões de consultas foram realizadas por telemedicina no Brasil entre 2020 e 2021. O Covid-19 mudou as tendências futuras da telemedicina! A taxa de adoção da telemedicina melhorou significativamente. 

Uma pesquisa realizada pela PEBMED, apesar de 39% dos médicos utilizarem a telemedicina durante a pandemia, apenas 24% pretendem continuar utilizando quando as medidas de distanciamento forem encerradas. 

Fonte: PebMed

Embora seja um número considerável de profissionais, o uso da telemedicina ainda parece ser muito restrito. Entre os que adotaram o serviço, 81% utilizaram para contato com pacientes próprios e 19% atenderam pacientes de serviços de telessaúde.

Quais são as tendências futuras da telemedicina?

A abordagem ‘primeiro digital’

Historicamente falando, o setor de saúde tem sido um pouco lento quando se trata de adaptar a maneira digital das coisas. No entanto, devido à crise do coronavírus, as demandas feitas ao ecossistema de saúde se aceleraram.

Isso resultou ainda mais no aumento dos investimentos em telessaúde. Antes do coronavírus, o Everest Group previu que os provedores de assistência médica aumentariam seus gastos com serviços digitais de TI em mais de 15% até 2025. A empresa agora mudou sua postura para investimentos mais altos e menos tempo. É seguro dizer que a era da digitalização chegou!

Leia também: Os benefícios do seguro de vida para aqueles que viajam frequentemente

Inteligência artificial como padrão de atendimento

Durante momentos críticos, uma tecnologia baseada em IA pode ser aproveitada para fornecer interações automatizadas com pacientes durante momentos críticos. 

Esses chatbots de saúde baseados em IA , quando integrados a informações médicas, como sintomas, medicamentos, tratamentos, médicos, condições, etc., podem economizar tempo. Além disso, os aplicativos de IA podem melhorar a velocidade e a precisão do processo de diagnóstico. 

Mudanças tecnológicas

O futuro da telemedicina na área da saúde é afetado por muitas tecnologias. A principal tecnologia sendo o 5G. Ele fornecerá uma velocidade de rede mais rápida que tem o potencial de transformar completamente o ecossistema de telemedicina.

Esta poderosa rede será crucial para fornecer imagens médicas, monitoramento remoto de pacientes, reuniões virtuais, etc. 

Equipamentos, medicamentos e várias outras necessidades de saúde também podem ser determinadas usando tecnologia em tempo real. Outras tecnologias, como internet de coisas médicas, blockchain e tecnologia de nuvem estão atualizando o mundo da telessaúde

Leia também: As diferentes opções de tratamentos médicos disponíveis através da telemedicina

Serviços médicos remotos

O futuro da telemedicina não tem limites! Muitas organizações de saúde estão pensando em terceirizar seu nicho via telemedicina. Gêneros como psiquiatria, dermatologia, neurologia e saúde mental exigem fornecedores. Isso resultará em um mercado em rápida expansão e competitivo. 

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para conhecer outras dicas de saúde em nosso blog ou em caso de dúvida, consulte um dos nossos consultores para conhecer sobre os nossos seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes