As diferentes opções de tratamentos médicos disponíveis através da telemedicina

As diferentes opções de tratamentos médicos disponíveis através da telemedicina

A telemedicina é uma ferramenta cada vez mais importante na área da saúde. Com sua capacidade de conectar médicos e pacientes por meio da tecnologia, a telemedicina está revolucionando a forma como os cuidados de saúde são prestados e dando às pessoas acesso a cuidados de qualidade no conforto de suas próprias casas. 

Neste post, falaremos sobre as diferentes opções de tratamentos médicos disponíveis através da telemedicina. Boa leitura!

Definição de telemedicina

tratamentos médicos disponíveis através da telemedicina
Médica sorrindo

A telemedicina é outro exemplo de tecnologia médica ao serviço dos doentes e baseia-se na prestação de cuidados médicos à distância com recurso às tecnologias de informação e comunicação, permitindo aos médicos e outros profissionais de saúde prestar diversos serviços de saúde aos seus doentes independentemente da distância física entre eles. 

Tipos de telemedicina

Existem vários tipos de telemedicina, dependendo do tipo de tecnologia utilizada e do foco nos cuidados de saúde. São considerados principalmente 3 tipos de telemedicina: monitoramento remoto de pacientes, sistemas de armazenamento e envio de dados clínicos entre diferentes agentes do sistema de saúde e telemedicina interativa que consiste em replicar uma consulta física por meio de canais digitais como videochamadas. 

Metas de atendimento da telemedicina

Melhorar o acesso aos cuidados médicos: A telemedicina permite que os pacientes tenham acesso aos cuidados de saúde mesmo que não estejam perto de um centro médico ou de um médico especializado.

Forneça atendimento mais eficiente: a telemedicina permite que médicos e outros profissionais de saúde prestem atendimento com mais rapidez e eficiência, o que pode reduzir o tempo de espera e melhorar a qualidade do atendimento.

Reduza os custos com assistência médica: a telemedicina pode ajudar a reduzir os custos com assistência médica, permitindo que os pacientes sejam atendidos em casa, em vez de em um hospital ou clínica.

Melhorar a continuidade dos cuidados: a telemedicina permite que os pacientes recebam cuidados médicos de forma contínua, o que pode ajudar a prevenir complicações e melhorar sua saúde geral.

Promova a colaboração entre médicos e outros profissionais de saúde: a telemedicina permite que médicos e outros profissionais de saúde colaborem e compartilhem informações de forma mais eficaz, o que pode melhorar a qualidade dos cuidados que os pacientes recebem.

Leia também: Como a telemedicina está mudando a forma como os pacientes se relacionam com a sua saúde?

Aplicações de telemedicina

Antes de você saber quais tratamentos médicos disponíveis através da telemedicina, estes são alguns exemplos de aplicações de telemedicina no sistema de saúde atual: 

Consultas online: é a forma mais comum de telemedicina, em que os doentes podem consultar um médico através de uma plataforma online sem se deslocarem ao seu centro de saúde.

Telemonitoramento: Esta forma de telemedicina envolve o uso de dispositivos móveis e tecnologia de monitoramento remoto para monitorar os sinais e sintomas vitais dos pacientes. Está intimamente ligada ao uso de dispositivos IoT na medicina. 

Telerradiologia: É uma forma de telemedicina que envolve a transmissão ao vivo de imagens médicas, como raios-X ou ressonâncias magnéticas, para facilitar o diagnóstico e o tratamento remotos.

Ele permite que os pacientes acessem serviços médicos de qualidade de qualquer lugar, o que pode ser especialmente útil em áreas rurais ou remotas onde não há assistência médica disponível localmente.

Pode ajudar a reduzir a necessidade de viajar para ter acesso a tratamento médico, o que pode economizar tempo e dinheiro para os pacientes e também reduzir o congestionamento em cirurgias e hospitais.

A telemedicina permite que os médicos prestem atendimento mais rápido e eficiente aos seus pacientes, o que pode melhorar a qualidade do atendimento médico.

Também pode ajudar a melhorar a continuidade dos cuidados, permitindo que os médicos compartilhem informações e se comuniquem com mais facilidade e rapidez.

Ainda assim, a telemedicina pode ser uma ferramenta valiosa para a educação médica e treinamento de médicos, pois permite que os profissionais de saúde compartilhem conhecimentos e experiências por meio da tecnologia.

Leia também: A telemedicina melhora a relação médico-paciente!

Quais são os tratamentos médicos disponíveis através da telemedicina?

A Telemedicina engloba diversas especialidades médicas, como a:

  • Teleneuropsicologia: que realiza diagnósticos de transtornos cognitivos por meio de testes à distância. 
  • Teleenfermaria: por sua vez, é útil para casos de condições menos urgentes, permitindo que enfermeiros habilitados atendam pacientes remotamente e ofereçam conselhos sobre os problemas apresentados. 
  • Telefarmacologia: também funciona de forma semelhante, oferecendo conselhos e monitoramento de medicamentos por farmacêuticos habilitados. A Telereabilitação é específica para casos de reabilitação e utiliza recursos visuais para monitoramento remoto.
  • Teleoftalmologia: permite atendimentos oftalmológicos básicos, enquanto a Telepatologia possibilita que médicos patologistas compartilhem resultados à distância com outros especialistas.
  • Telenefrologia: presta apoio ao tratamento de doenças renais, enquanto a Teleoncologia é voltada para o tratamento de tumores.
  • Teledermatologia: utiliza imagens de alta definição para atendimentos.
  • Teleobstetrícia: permite que os médicos orientem as gestantes à distância, avaliando exames e registrando os sinais vitais do feto.

Esses exemplos de telemedicina permitem diagnósticos mais rápidos e assertivos, maior acesso a informações de pesquisa e melhores condições para o avanço da medicina.

Neste artigo você compreendeu quais são os tratamentos médicos disponíveis através da telemedicina. Portanto, a tendência desse modelo de atendimento no Brasil é facilitar o acesso do paciente aos meios de saúde de forma efetiva e cuidadosa, já que muitos não podem se locomover da sua residência para uma unidade de saúde. 

Desta forma, os pacientes podem ter um atendimento adequado e seguro de onde estiver. Mas, é válido lembrar que, em casos mais extremos e de urgência, uma unidade de saúde deve ser procurada para averiguar o que ocorreu naquele momento.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para conhecer outros assuntos da telemedicina que temos em nosso blog e também conhecer os produtos que oferecemos que fazem este tipo de atendimento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes