Os profissionais de saúde estão acostumados a tratar e ver seus pacientes pessoalmente, mas a telemedicina melhora a relação médico-paciente? Alguns profissionais podem ficar desconfortáveis com a ideia de consultar seus pacientes remotamente, mas a comunicação por vídeo e áudio ao vivo pode ser tão eficaz quanto uma reunião pessoal.
A telemedicina também pode aumentar a taxa de comunicação entre médicos e seus pacientes, para que ambas as partes possam acessar as informações de que precisam quando mais precisam.
Saiba mais sobre como essa tecnologia pode fornecer a mesma facilidade e familiaridade que as interações face a face com o paciente.
Preservando a Relação Médico-Paciente
O software de telemedicina foi projetado para replicar a experiência pessoal tanto quanto possível, de modo que tanto os profissionais de saúde quanto os pacientes se sintam motivados a usar esses programas. Com vídeo ao vivo de alta definição e áudio nítido, os profissionais da saúde podem facilmente ver e se comunicar com seus pacientes em tempo real, desde que ambas as partes tenham acesso confiável à Internet.
Os médicos podem ver e ouvir claramente seus pacientes durante a consulta virtual, para que possam diagnosticar adequadamente seus sintomas. Os médicos podem ver e ouvir os pacientes com a mesma precisão de uma visita pessoal, permitindo que os diagnósticos sejam precisos.
Os médicos podem usar essas ferramentas para tratar de uma ampla gama de problemas de saúde, incluindo dores e desconfortos diários, erupções cutâneas, gripe e resfriado comum, consultas de acompanhamento padrão e até mesmo aquelas que se recuperam de cirurgias.
Ambas as partes são livres para fazer perguntas e discutir o tratamento durante a consulta virtual. O médico pode facilmente enviar uma receita ao paciente, solicitar que ele compareça para uma consulta presencial ou recomendar métodos de tratamento.
À medida que a telemedicina continua a se espalhar por todo o país, pacientes e médicos dizem que se sentem confortáveis usando essa tecnologia. Cerca de 74% dos pacientes se sentem confortáveis em se comunicar com seus médicos usando a tecnologia em vez de vê-los pessoalmente. Isso se deve em grande parte ao fato de que cerca de 21% dos pacientes que usaram serviços de telemedicina dizem que a qualidade do atendimento foi semelhante ou superior à de uma consulta presencial.
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Aumentar o acesso aos cuidados de saúde
A telemedicina não substitui totalmente o atendimento presencial, mas pode complementar a relação médico-paciente de várias maneiras. Quando têm acesso a essa tecnologia, os pacientes não precisam se preocupar com o deslocamento de e para o consultório médico local. Eles podem fazer logon rapidamente em seu smartphone, tablet ou computador para acessar as informações de que precisam. Os médicos também não precisam se preocupar tanto com os pacientes faltando às consultas, chegando atrasados ou cancelando no último minuto.
Minimizar a distância entre os profissionais de saúde e seus pacientes pode melhorar a relação médico-paciente. Os pacientes estarão mais dispostos a entrar em contato com seu médico se isso significar que eles não precisam tirar folga do trabalho ou dirigir de e para o consultório médico. Eles também serão mais propensos a manter sua nomeação.
Os médicos podem usar essas ferramentas para aumentar a taxa de comunicação do paciente. Eles podem enviar lembretes e atualizações para seus pacientes em tempo real, para que se lembrem de tomar seus remédios, agendar uma consulta ou fazer logon para uma consulta rápida. Isso ajuda ambas as partes a permanecerem sincronizadas durante todo o processo de consulta e tratamento.
Com o monitoramento remoto de pacientes, os médicos podem acompanhar a saúde de pacientes gravemente enfermos, incluindo aqueles que se recuperam de cirurgias, portadores de doenças crônicas e pacientes idosos. Os médicos podem usar pulseiras e outras ferramentas para garantir que seus pacientes permaneçam saudáveis. Esses pacientes terão mais tranquilidade sabendo que seu médico está zelando regularmente por sua saúde.
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Empoderando os pacientes
A telemedicina também pode ajudar os pacientes a se apropriarem dos cuidados de saúde que recebem. As consultas virtuais dão aos pacientes a liberdade de agendar compromissos e consultas em sua própria agenda. Eles também podem usar essa tecnologia para se conectar com profissionais da saúde fora da área imediata, para que tenham mais liberdade em termos de escolha de um provedor de cuidados. Cerca de 53% dos pacientes disseram que a telemedicina aumenta um pouco ou significativamente seu envolvimento nas decisões de tratamento.
A telemedicina está mudando a forma como ambas as partes abordam a relação médico-paciente. O atendimento virtual pode aumentar o acesso aos serviços de saúde, melhorar a comunicação e reduzir a taxa de consultas perdidas ou canceladas.
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