refletindo-sobre-decisoes

F.O.R.T.O.: Os perigos do home-office e como voltar ao presencial com mais facilidade

Nesse post vamos levantar um assunto que tem sido bem repercutido nos últimos tempos, e que provavelmente está afetando a você – e a todos que você conhece. Estamos falando do F.O.R.T.O, que nada mais é do que um termo inglês Fear of Returning to Office, que significa o pavor de voltar ao trabalho presencial.

Além disso, você vai descobrir como se adaptar a essas mudanças e como sofrer o mínimo possível nesse processo, além de conhecer um aliado importante nessa nova jornada.

Está pronto(a)? Vamos lá.

home-office-trabalho
Dia a dia do trabalho em casa.

A origem do problema.

Primeiro de tudo, você precisa ter em mente que o Brasil foi eleito campeão na disputa do país que mais sofreu com ansiedade durante a pandemia. Isso mesmo.

Estamos falando de 53% da população relatando mal estar, nervosismo, inquietude e frustrações durante o período da pandemia, o que é um número assustador, responsável por nos colocar no top 1. 

Nesse cenário, é inteligente você saber que não está sozinho, e pode contar sempre com um dos profissionais mais úteis nessa situação: o psicólogo. Nós temos um serviço específico que pode te ajudar com isso a qualquer momento do seu dia, independente de onde você esteja. Pra saber mais sobre isso, clique no link a seguir: Psicólogo 24 horas Por Dia.

Agora que já preparamos seu terreno mental para entender mais sobre a gravidade do assunto, vamos falar mais sobre isso e levantar uma solução =)

Isolamento & Home Office: um perigoso prazeroso.

De acordo com a CNN Brasil, 73% dos brasileiros adoraram o estilo home-office de trabalho. Isso porque proporcionou a elas: economia, liberdade, produtividade, entre outros fatores. Afinal, centenas de milhares de brasileiros relataram que pararam de ter despesas com ônibus, restaurantes, entre outros gastos recorrentes de dinheiro.

O problema é que esse estilo de trabalho não é tão bem visto assim pelos grandes empresários de grandes negócios, como a Apple por exemplo. Isso porque, como noticiado há poucas semanas, o CEO da Apple obrigou o retorno das atividades presenciais até o dia 11 de abril de 2022, conforme pode ser visto nessa manchete aqui.

O porquê disso? Simples: cultura empresarial. Funcionários criam mais laços quando tomam café juntos, conversam juntos, trocam experiências, problemas, etc. 

E bom, é aí que você entra… Pois é bem provável que as empresas aqui no Brasil adotem isso também – e bem rápido.

trabalho-na-pandemia-com-presencial
O dia a dia de um trabalho presencial no pós-pandemia.

Adaptando-se à nova realidade: veja o que fazer!

As mudanças causadas pelo coronavírus atrapalharam em muitos aspectos a vida dos trabalhadores, assim como melhorou em alguns aspectos. Com menos interação, o estresse e os atritos com colegas diminuíram. Trabalhar de casa dá a possibilidade de controlar o ambiente, não exige deslocamento e a ansiedade por conta da exposição ao vírus é muito menor. 

Sair dessa rotina, que se tornou confortável, causa medo. Pela legislação, a CLT estabelece um período mínimo de 15 dias para a transição do home office para o presencial. Esse retorno pode ser um desafio, mas é possível ser conversado entre as partes. Não se trata apenas da preocupação com a Covid, mas também com o bem-estar psicológico dos funcionários.

Passo-a-passo prático para se adaptar ao F.O.R.T.O.

Proteja-se: voltando ao trabalho, dentro do possível, mantenha o distanciamento e siga os protocolos de segurança: sempre utilize a máscara de forma adequada, higienize as mãos e mantenha o álcool sempre por perto.

Prepare seu ambiente: após tanto tempo longe, você vai precisar organizar seu local de trabalho. Tire um momento para essa arrumação e aproveite para higienizar os objetos com produtos de limpeza. Leve alguns pertences pessoais para remover a tensão do ambiente e deixá-lo mais leve, com o seu jeitinho.

Vista-se bem:  Quando você tira seu pijama confortável e escolhe uma roupa bonita, se sente mais confiante. E essa confiança te ajudar a ser mais produtivo, além de combater o F.O.R.T.O. com mais eficiência.

Sono regulado: durante o home office, nos acostumamos a dormir até bem próximo do horário do início do expediente. Voltando à rotina de sair de casa, será necessário dormir bem para passar o dia bem.

– Boa Alimentação: uma alimentação saudável vai ajustar os níveis de dopamina em seu corpo, permitindo que você se sinta mais alegre, mais leve e menos tenso, para passar pelo processo do F.O.R.T.O. com menor dificuldade. Nesse blog aqui, nós te ensinamos a como montar uma boa alimentação em menos de 3 minutos. Dá uma olhada, pode te ajudar. 

trabalho-no-presencial
Rotina empresarial do trabalho no pós-pandemia.

Nossa ferramenta para te ajudar.

Seja no home-office ou no presencial, nós e você sempre vamos precisar de ajuda. Aqui no Proteçao 247 queremos te proporcionar um auxílio mental e um pilar para sustentar sua saúde, através do nosso serviço de Médico na Tela, que se consiste em uma rede de médicos qualificados, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para te atender com o maior nível de excelência possível, sem te obrigar a transitar pela cidade, enfrentar filas e burocracias. Clique no link a seguir para saber mais a respeito: Medico na Tela.

Ficou alguma dúvida?

O campo abaixo é seu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes