Excesso de tempo de tela e visão: tem relação?

Excesso de tempo de tela e visão: tem relação?

Se você cresceu ouvindo seus pais dizerem para você se afastar da tela da TV porque você vai arruinar seus olhos, você provavelmente os revirou em resposta. O fato é que o tempo prolongado de tela pode afetar seus olhos se você não for cuidadoso.

A boa notícia é que existem muitas medidas que você pode tomar para evitar que o tempo de tela afete a saúde dos seus olhos. 

Se você acha que está arruinando seus olhos com muito tempo de tela, continue lendo este artigo para você entender a relação entre o excesso de tempo de tela e visão

Na tela

Se você tentar imaginar um dia durante o qual você não olhe para uma única tela, é quase impossível entender. Do telefone na mão ao computador na mesa, você passa cada vez mais tempo olhando para as telas; e você não está sozinho.

Segundo uma pesquisa, os brasileiros, em média, passam 10 horas e 8 minutos por dia conectados, seja para trabalho ou lazer. Deste total, 4 horas e 51 minutos o acesso é via computador e 5 horas e 17 minutos via smartphone.

Embora o tempo de tela seja inevitável, a maneira como você se senta na frente e olha para a tela pode fazer uma grande diferença na prevenção da síndrome da visão do computador.

O efeito de tela

A síndrome da visão computacional é um termo genérico para uma série de problemas decorrentes de muito tempo na frente de uma tela. Se você passar horas por dia olhando para pixels minúsculos, seus olhos se cansam com o esforço, o que pode levar a dores de cabeça, visão embaçada, olhos secos e dores no pescoço e nos ombros.

Vamos começar com sua postura. Muitas pessoas olham para telas pequenas em seus telefones ao longo do dia ou usam notebooks e monitores que não estão posicionados suficientemente altos, fazendo com que seu pescoço e ombros fiquem curvados.

As telas também estão a uma distância constante, então seus olhos não estão trabalhando para focar e refocar continuamente, que é o que eles foram projetados para fazer.

As telas também impedem que você pisque tanto quanto deveria. Seus olhos precisam de hidratação e nutrição o tempo todo, e é por isso que piscamos com tanta frequência. Quando você está olhando para uma tela, você tende a piscar muito menos, o que pode fazer com que seus olhos sequem.

O problema final com as telas é o brilho persistente. Muitas pessoas trabalham com telas muito brilhantes ou em um local onde a iluminação não é adequada. Isso leva a fadiga ocular maçante e dolorosa ao longo do tempo.

Leia também: Como cuidar da saúde em momentos difíceis

Tomando medidas

Se você já está sentindo os efeitos da síndrome da visão computacional ou deseja evitá-la em primeiro lugar, aqui estão cinco dicas rápidas:

  • Faça um exame oftalmológico abrangente, para que possa garantir que você tenha as lentes corretivas corretas, que até vêm com recursos antirreflexo.
  • Pratique a regra 20-20-20 em que você olha para cima da tela a cada 20 minutos e se concentra em algo a 6 metros de distância por 20 segundos.
  • Esteja atento ao piscar. Ao olhar para uma tela, lembre-se de piscar porque provavelmente você não está fazendo isso o suficiente.
  • Uma melhor iluminação ajuda bastante a aliviar o cansaço visual. Você pode ajustar suas telas para minimizar o brilho e deve se livrar das luzes fluorescentes e substituí-las por uma iluminação mais natural em seu espaço de trabalho. Sua tela deve se misturar com a iluminação ao redor, não se destacar.

Atenção: A maioria das pessoas se curva na frente das telas, o que causa estragos em todo o seu corpo. Coloque algo sob o monitor para levantá-lo mais alto e levante a mão quando estiver olhando para o telefone. O objetivo é olhar para frente.

Quais danos psicológicos o excesso de tempo de tela e visão podem causar?

Atualmente, a sociedade está cada vez mais dependente não só de computador como também de smartphones. Isso porque com a tecnologia avançada, as pessoas passam mais tempo na tela para desenvolverem seus trabalhos, mas também se distraindo com vídeos e jogos online. 

Por dia, o profissional que precisa trabalhar com computador, passa na frente da tela cerca de 8 a 9 horas. No meio desse intervalo, utiliza seu celular e após o expediente também — seja para falar com pessoas ou acompanhar as notícias através das redes sociais. 

Desta forma, esse uso excessivo pode causar grandes danos psicológicos à nossa mente, especialmente a dependência virtual. Ou seja, cresce a cada dia a dependência de usar esses meios tecnológicos, tornando a pessoa viciada e não conseguindo nem mesmo se socializar com outras pessoas pessoalmente. 

Também não podemos esquecer que com esse uso, o indivíduo pode desenvolver ansiedade e posteriormente a depressão. Na linguagem científica, isso é conhecido como nomofobia, que se trata do medo de ficar sem celular. 

Por isso, quanto mais o uso se torna decorrente, mais dependente o indivíduo se torna, pois ele tem a sensação de estar perdendo informações importantes, ou ainda se sente excessivamente entediado.

Leia também: Pedale pra viver! os benefícios da bicicleta para a Saúde

E por que contratar um seguro de vida?

O seguro de vida protege seu cônjuge e filhos para terem tranquilidade, especialmente em momentos difíceis. O benefício permite ser assegurado com cobertura básica, invalidez decorrente de acidentes ou morte. Em ambas situações, os beneficiários do seguro terão a assistência necessária com ajuda financeira ou quaisquer despesas médicas necessárias. 

Como o plano Bronze do Proteção 247 pode te ajudar?

Contratar um seguro de vida para você é fundamental atualmente. O seguro é um benefício extremamente benéfico, já que oferece uma série de vantagens para toda a família. 

No plano Bronze do Proteção 247 SulAmérica, é possível realizar a contratação individual, familiar e o ampliado. Mas, como funciona cada um desses benefícios? Vamos explicar para você!

Individual: como o próprio nome diz, é um plano exclusivo somente para você, onde terá uma série de coberturas oferecidas neste plano. 

Família: opção de plano destinada para você, filhos e cônjuge

Ampliado: destinado para você, cônjuge, filhos, pais e sogros. 

Quais os benefícios oferecidos no plano Bronze do Proteção 247?

No plano Bronze do Proteção 247, você terá toda a assistência necessária conforme a categoria que deseja contratar. Se você sofre com a doença de Parkinson e quer ter maior segurança tanto para você, quanto para a sua família, você pode contar com o Psicólogo na Tela.

Como funciona o Psicólogo na Tela?

Excesso de tempo de tela e visão: tem relação?
Psicóloga olhando a webcam de um laptop

O Psicólogo na Tela é uma assistência psicológica online que pode ser feita de onde você estiver. No plano Bronze do Proteção 247, você poderá ser atendido por um psicólogo para receber todo o acompanhamento necessário para tratar os danos psicológicos que o uso excessivo de aparelhos tecnológicos podem causar. 

Receber esse tipo de assistência o ajuda a entender e a controlar o uso excessivo bem como a instruí-lo a fazer outras atividades de lazer, como conversar pessoalmente com outras pessoas, fazer visitas, ir ao parque, ir ao cinema/shopping, leitura e fazê-lo ter tempo para cuidar de si próprio.

Além disso, você também pode pode contar com outros especialistas do Médico na Tela, como nutricionistas, cardiologistas, clínico geral, fisioterapeuta, tudo para receber o atendimento que precisa para assegurar com excelência a sua saúde. 

Confira abaixo o que o plano pode oferecer para você e para a sua família:

Individual
  • Funeral 10mil: 
  • Médico na Tela: assistência médica 24h 
  • Desconto Farmácia
  • Sorteio 10mil: mensalmente o segurado concorrerá ao sorteio de 10 mil
  • Morte acidental 50mil: em caso de falecimento, os herdeiros legais receberão o benefício; caso não haja herdeiros, o segurado definirá na contratação do plano para quem será destinado. 
Familiar 
  • Funeral 10mil: 
  • Médico na Tela: assistência médica 24h 
  • Desconto Farmácia
  • Sorteio 10mil: mensalmente o segurado concorrerá ao sorteio de 10 mil
  • Morte acidental 50mil: em caso de falecimento, os herdeiros legais receberão o benefício; caso não haja herdeiros, o segurado definirá na contratação do plano para quem será destinado. 
  • Funeral 10mil Familiar:
Ampliado
  • Funeral 10mil: 
  • Médico na Tela: assistência médica 24h 
  • Desconto Farmácia
  • Sorteio 10mil: mensalmente o segurado concorrerá ao sorteio de 10 mil
  • Morte acidental 50mil: em caso de falecimento, os herdeiros legais receberão o benefício; caso não haja herdeiros, o segurado definirá na contratação do plano para quem será destinado. 
  • Funeral 10mil Familiar

Com todos esses benefícios, ficou muito mais fácil ter um seguro completo e assistencial para assegurar você e sua família de qualquer eventualidade. Além disso, você terá descontos exclusivos nas redes parceiras da SulAmérica para obter o medicamento que precisa por um preço super acessível.

Como consigo contratar o plano Bronze?

Você se identificou com o plano Bronze e quer garantir uma segurança maior para você e para a sua família? Então essa é uma excelente oportunidade para contratar um plano acessível com baixo custo. 

Não deixe que o excesso de tempo de tela e visão atrapalhe a sua vida. Assim, poderá cuidar da sua saúde mental e receber todo apoio de um time de especialistas prontos para cuidar de você. Para contratar, siga o passo a passo:

1º passo: você vai acessar a página do plano

2º passo: selecione o plano desejado

3º passo: insira o número do seu CPF

4º passo: selecione as opções abaixo “Li e Aceito os termos de condições” e se deseja receber todas as novidades do Proteção 247, selecione a caixinha.

5º passo: feito isso, clique em continuar para prosseguir para a próxima página. 

Leia atentamente ao que está sendo mencionado e caso esteja com alguma dúvida em relação ao plano, você também poderá conversar com um dos nossos consultores para sanar todas as dúvidas. Se preferir conhecer outros planos, você também poderá ter acesso às outras coberturas e o que é oferecido em cada uma delas! 

Deseja ter um seguro completo para você e sua família com ótimas condições de pagamento? Então não perca tempo e saiba tudo o que o plano Bronze do Proteção 247 SulAmérica pode oferecer para você! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes