Como cuidar da saúde em momentos difíceis

Como cuidar da saúde em momentos difíceis

Cuidar bem de si mesmo é fundamental para o sucesso do seu processo de recuperação, mas como cuidar da saúde em tempos difíceis? Cuidar de todos os seus aspectos aumentará a probabilidade de você ficar bem, mesmo que pareça impossível.

A rotina do dia a dia ou até mesmo problemas pessoais podem sim afetar a nossa saúde mental, para isso, é preciso tomar algumas medidas preventivas e até mesmo buscar ajuda profissional para lidar com esses problemas. 

Neste artigo, trouxemos cinco importantes hábitos de autocuidado que você pode começar a trabalhar para cuidar da sua saúde. Vamos lá?

1. Durma bem o suficiente

Segundo a Pesquisa Resmed Global 2022, confirma que 64% dos brasileiros relataram que o estresse gerou um impacto no sono desde o início da pandemia. Além disso, o estudo identificou que a maior prevalência de má qualidade do sono está entre a população mais jovem, o que não foi notado em estudos anteriores, conforme explica Luciano Drager,  presidente da Associação Brasileira do Sono (ABS), professor associado do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

Conseguir dormir o suficiente pode ser um desafio para muitas pessoas agora, mas os especialistas concordam que é tão importante para a saúde e o bem-estar quanto a dieta, o exercício e o alívio do estresse. De fato, mais e mais pesquisas relacionam maus hábitos de sono com um risco aumentado de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e imunidade prejudicada.

Outra razão para dormir mais: obter “mais do que ‘descansar e recarregar’, o sono na verdade permite que seu cérebro imprima e armazene informações às quais você está exposto durante o dia

Dedicar algum tempo à noite para fazer um exercício de gratidão – listando três coisas pelas quais você é grato e por que elas aconteceram com você naquele dia – pode ter um impacto positivo no seu humor e ajudá-lo a adormecer.

Também é ideal listar suas metas para o dia seguinte. Isso pode prevenir a ansiedade porque dá a você algo para se concentrar e organizar, o que reduz a ‘carga cognitiva’ e facilita o sono.

2. Coma de forma saudável

Tempos estressantes podem induzir maus hábitos alimentares, por isso é mais importante do que nunca se concentrar em comer bem.

Seu corpo e sua mente precisam de um suprimento constante de combustível (ou seja, glicose) para funcionar da melhor maneira possível. A maneira como você gerencia sua dieta determina se você permanecerá energizado durante um dia de trabalho desafiador ou se enfrentará quedas intransponíveis quando precisar de energia.

Objetivo de nutrição: Coma um café da manhã poderoso todos os dias. Estudos mostram que tomar café da manhã melhora a memória, a capacidade de resolução de problemas e o humor.

3. Seja ativo

Especialistas afirmam que o exercício é um remédio para o corpo e a mente. Estudos mostram que a atividade física melhora a circulação, aumenta a energia e reduz o estresse. Além disso, a pesquisa sugere que o exercício, principalmente o treinamento intervalado, é uma maneira ideal de melhorar o humor e aumentar a resistência – ambos ajudam os educadores a se destacarem na classe. Os benefícios de até mesmo um simples treino podem durar horas.

Mesmo que você não queira (ou possa) ir à academia, não deixe que isso o impeça de se manter ativo agora. Veja se você pode arranjar um pouco de espaço em casa  para fazer exercícios de levantamento de peso que exigem pouco ou nenhum equipamento, pois essa também é uma forma de entender como cuidar da saúde em momentos difíceis. 

Existem muitos vídeos bons e gratuitos de treino online que podem lhe dar inspiração guiada. Fazer caminhadas  também é recomendado; apenas certifique-se de manter uma distância razoável de outras pessoas que estão aproveitando o sol.

O exercício também pode ajudá-lo a melhorar sua qualidade de sono também. O exercício que usa os maiores músculos do corpo – o quadríceps – pode deixá-lo particularmente cansado à noite, então caminhe pelas colinas ou escadas durante o dia e certifique-se de que seu corpo esteja tão cansado quanto sua mente.

Observe que, se você não estiver se exercitando regularmente, não pule de uma vez. Comece devagar e aumente sua resistência. E, claro, se você se sentir mal, opte por ir com calma naquele dia.

Leia também: Pedale pra viver! os benefícios da bicicleta para a Saúde

4. Concentre-se em sua respiração

O estresse é um dos maiores fatores de risco para doenças crônicas. Embora nossos corpos sejam notavelmente capazes de se recuperar de curtos períodos de estresse, o estresse crônico desencadeia uma reação em cadeia negativa que leva a maus hábitos.

A meditação pode ajudar a quebrar o ciclo e te ajudar a saber como cuidar da saúde em momentos difíceis. Pesquisas mostram que a meditação diária não apenas reduz o estresse, diminui a pressão arterial e promove o bem-estar, mas também cria um aumento nos produtos químicos estabilizadores do humor e nos hormônios do bem-estar, como a serotonina.

Objetivo de gerenciamento de estresse:  Medite por 10 minutos diariamente. De acordo com um estudo de pesquisa da Universidade da Pensilvânia, a meditação diária melhora a capacidade de priorizar e gerenciar tarefas e objetivos, reorientar a atenção e ficar alerta ao nosso ambiente.

5. Visualize o sucesso

Outra forma de saber como cuidar da saúde em momentos difíceis é visualizar um resultado desejado. Isso é uma ótima ferramenta no caminho para o sucesso. De acordo com pesquisas em positividade, mudar a saída do seu corpo requer reescrever o software em sua mente. Essa conexão íntima entre a mente e o corpo explica por que as pessoas que veem o copo meio cheio tendem a ser mais saudáveis ​​do que suas contrapartes com o copo meio vazio.

Esse sentimento positivo também pode ser transferido para os outros. Você não apenas desfaz o impacto do estresse em seu próprio corpo, como também cria um ambiente energético que ajuda seus alunos a aprender.

Objetivo de pensamento positivo:  reformule ativamente seus pensamentos para apoiar seu desejo de felicidade e sucesso. Não só é mais provável que você atinja esses objetivos, mas seus níveis de estresse também diminuirão.

Quanto mais consistência você trouxer para mudar suas ações no início do processo, maior a probabilidade de seus novos hábitos se manterem. Manifestar bons hábitos leva tempo, mas vale a pena o esforço.

Depois de ter a chance de se concentrar em se concentrar e criar alguns bons hábitos, você estará em um bom espaço para ajudar os outros – de seus alunos aos necessitados em sua comunidade.

Leia também: Qual a importância de um planejamento familiar?

E por que contratar um seguro de vida?

Como cuidar da saúde em momentos difíceis
Médica segurando uma pasta com prontuário

O seguro de vida protege seu cônjuge e filhos das perdas financeiras potencialmente devastadoras que poderiam resultar se algo acontecesse com você. Fornece segurança financeira, ajuda a pagar dívidas, ajuda a pagar as despesas de subsistência e ajuda a pagar quaisquer despesas médicas necessárias. 

Como o plano Bronze do Proteção 247 pode te ajudar?

Contratar um seguro de vida para você é fundamental atualmente. O seguro é um benefício extremamente benéfico, já que oferece uma série de vantagens para toda a família. 

No plano Bronze do Proteção 247 SulAmérica, é possível realizar a contratação individual, familiar e o ampliado. Mas, como funciona cada um desses benefícios? Vamos explicar para você!

Individual: como o próprio nome diz, é um plano exclusivo somente para você, onde terá uma série de coberturas oferecidas neste plano. 

Família: opção de plano destinada para você, filhos e cônjuge

Ampliado: destinado para você, cônjuge, filhos, pais e sogros. 

Quais os benefícios oferecidos no plano Bronze do Proteção 247?

No plano Bronze do Proteção 247, você terá toda a assistência necessária conforme a categoria que deseja contratar. Se você está passando por um estresse diário e isso está persistindo, com este plano, você pode contar com o Médico na Tela.

Como funciona o médico na Tela?

O Médico na Tela é uma assistência médica online que funciona 24h por dia e pode ser feita de onde você estiver. No plano Bronze do Proteção 247, você pode contar com psicólogos competentes e prontos para prestar toda a assistência necessária.

Além disso, você também pode pode contar com outros especialistas como nutricionistas, cardiologistas, clínico, tudo para receber o atendimento que precisa em um momento tão delicado.

Confira abaixo o que o plano pode oferecer para você e para a sua família:

Individual
  • Funeral 10mil: 
  • Médico na Tela: assistência médica 24h 
  • Desconto Farmácia
  • Sorteio 10mil: mensalmente o segurado concorrerá ao sorteio de 10 mil
  • Morte acidental 50mil: em caso de falecimento, os herdeiros legais receberão o benefício; caso não haja herdeiros, o segurado definirá na contratação do plano para quem será destinado. 
Familiar 
  • Funeral 10mil: 
  • Médico na Tela: assistência médica 24h 
  • Desconto Farmácia
  • Sorteio 10mil: mensalmente o segurado concorrerá ao sorteio de 10 mil
  • Morte acidental 50mil: em caso de falecimento, os herdeiros legais receberão o benefício; caso não haja herdeiros, o segurado definirá na contratação do plano para quem será destinado. 
  • Funeral 10mil Familiar:
Ampliado
  • Funeral 10mil: 
  • Médico na Tela: assistência médica 24h 
  • Desconto Farmácia
  • Sorteio 10mil: mensalmente o segurado concorrerá ao sorteio de 10 mil
  • Morte acidental 50mil: em caso de falecimento, os herdeiros legais receberão o benefício; caso não haja herdeiros, o segurado definirá na contratação do plano para quem será destinado. 
  • Funeral 10mil Familiar

Com todos esses benefícios, ficou muito mais fácil ter um seguro completo e assistencial para assegurar você e sua família de qualquer eventualidade. Além disso, você terá descontos exclusivos nas redes parceiras da SulAmérica para obter o medicamento que precisa por um preço super acessível.

Como consigo contratar o plano Bronze?

Agora que você já sabe como cuidar da saúde em momentos difíceis e está passando por essa fase, não se preocupe! Com o plano Bronze, você terá toda assistência que precisa. Para contratar, siga o passo a passo:

1º passo: você vai acessar a página do plano

2º passo: selecione o plano desejado

3º passo: insira o número do seu CPF

4º passo: selecione as opções abaixo “Li e Aceito os termos de condições” e se deseja receber todas as novidades do Proteção 247, selecione a caixinha.

5º passo: feito isso, clique em continuar para prosseguir para a próxima página. 

Leia atentamente ao que está sendo mencionado e caso esteja com alguma dúvida em relação ao plano, você também poderá conversar com um dos nossos consultores para sanar todas as dúvidas. Se preferir conhecer outros planos, você também poderá ter acesso às outras coberturas e o que é oferecido em cada uma delas! 

Deseja ter um seguro completo para você e sua família com ótimas condições de pagamento? Então não perca tempo e saiba tudo o que o plano Bronze do Proteção 247 SulAmérica pode oferecer para você! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes