planejamento-familiar-juntos

Qual a importância de um planejamento familiar?

Nesse post vamos falar sobre a importância de desenvolver um plano bem estruturado para sua família, que garanta segurança financeira, física e social que previna péssimas situações, que podem acontecer com qualquer pessoa.

É bem possível que você já saiba da importância desse assunto, mas graças a correria do dia a dia e também a falta de boas informações na internet, talvez você não consiga colocar isso no papel.

Aqui também vamos dar um passo-a-passo do que você pode fazer, e como nós podemos encurtar todo seu processo em poucos clicks. 

Vamos lá?

familia-planejando
Expondo a gratidão de ter feito um planejamento familiar e assegurado a família

Então, qual a importância de estruturar um planejamento para sua família?

Para responder essa pergunta, eu preciso que você pense em como você e seu cônjuge se enxergam mais para frente. Pensam em ter filhos? Viajar ou morar em um apartamento mais caro? Investir em saúde ou arquitetar uma boa aposentadoria? Você precisa saber disso tudo.

Com isso, você vai saber exatamente o tamanho da importância do assunto que estamos falando aqui, porque sem um planejamento familiar, você simplesmente não vai ser capaz de alcançar o que planejou. 

A partir disso, vamos te dar um guia do que aconselhamos ser feito, tudo bem?

Estruture Metas Em Conjunto

Pensar em metas coletivas para alcançar é de extrema importância, porque gera participação de toda família. Vale lembrar que a pessoa com maior salário terá um papel maior financeiramente.

Isso não significa que os outros não possam colaborar de outras formas, afinal não basta apenas ter dinheiro, é preciso ter uma organização que funcione e que seja realista, para todas as outras bases que envolvem uma família e uma casa, flua naturalmente.  

Organize-se financeiramente

Apesar de todos os pilares se completarem, ter uma boa organização financeira ajuda muito, principalmente quando falamos em planejamento a longo prazo. Por isso, outra importante ação é se regular financeiramente.

Mas calma: não precisa anotar cada centavo que sai da sua carteira. O que queremos dizer é saber qual o custo mensal da família, o quanto é necessário para realizar um sonho por mês por exemplo, e como é possível aumentar os seus ganhos financeiros, através de uma renda extra por exemplo.

Preveja possíveis problemas

Embora o planejamento familiar seja repleto de sonhos e realizações, é preciso conhecer as possíveis complicações que o envolvem. Essa ação permite que se pense, de forma antecipada, em ações caso algo não saia conforme o esperado.

Portanto, pegue um papel e uma caneta e liste todos os possíveis imprevistos que podem atrapalhar os seus planos. Ao lado de cada um deles, trace algumas reações que você pode ter para ajudar a amenizar o problema até que seja possível retomar o plano.

Reserva de Emergência: precisa?

Para os casos acima, que envolvem complicações inesperadas, é sempre importante ter uma reserva de emergência. Mesmo que sobre apenas R$20,00 por mês, por exemplo, ou qualquer outra quantia pequena ou grande, é interessante destinar uma quantia para ser colocada nessa reserva até se atingir um valor seguro. 

Alguns especialistas falam em seis meses do custo de vida da família. 

Essa é apenas uma ideia, pois a sua reserva não vai começar só quando guardar o dinheiro desses seis meses. É importante iniciar mesmo com pouco. Você se surpreenderá com a quantia que é possível acumular mesmo quando se considera que não seja possível.

Quais cuidados tomar?

  • Contrate boas empresas de seguros;
  • Prefira começar devagar do que não começar.
  • Escute a opinião do seu parceiro ou parceira;
  • Converse com os filhos e inclua as suas vontades sempre que possível;
  • Economize dinheiro para acontecimentos inesperados;
  • Não crie metas que não sejam possíveis de bater;

Caso aconteçam problemas no processo, organize as ideias, veja quais foram os motivos que fizeram o seu planejamento não sair como o esperado, refaça os planos e comece novamente. O importante é sempre poder reestruturar e adaptar as situações com a realidade vivida.

Como o Proteção 247 pode te ajudar no planejamento familiar?

Nós do Proteção 247 prezamos pela segurança, previsibilidade e estabilidade familiar, e fornecemos três tipos de ajuda para garantir esses 3 pilares. A primeira é ajuda médica, através do Médico na Tela, que te conecta a um médico em qualquer momento do seu dia, em questão de segundos.

O outro é o serviço de Assistência Funeral, onde resolvemos todas as partes burocráticas do funeral do falecido segurado, para aliviar a família e permitir que descansem. 

E por fim, o serviço de Acidentes Pessoais onde ajudamos você de várias formas, em que explicamos nesse aqui.

Ficou alguma dúvida?

Comente no espaço abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes