Nesse post vamos explicar como as mudanças climáticas podem afetar nossa rotina, nossa saúde, e uma série de outras coisas que podem prejudicar nossa qualidade de vida.
Vamos te explicar de forma extremamente simples, didática e direta ao ponto, para que você realmente aprenda o que vamos explicar aqui.
O que é a imunidade?
A imunidade é o mecanismo de defesa do organismo contra substâncias estranhas (antígenos). O sistema imunológico é o sistema responsável por desencadear esse processo de defesa e manter, assim, o equilíbrio e bom funcionamento do organismo.
A imunidade pode ser classificada de diversas formas, dentre elas podemos destacar a imunidade inata, presente em indivíduos saudáveis; e a imunidade adquirida, que ocorre após contato com um agente invasor e é específica contra esse agente. Para ter-se uma boa imunidade, é importante, por exemplo, a presença de uma alimentação saudável.
Quais os tipos de Imunidade?
Inata: o indivíduo já nasce com esse tipo de imunidade, ela está sempre presente em indivíduos saudáveis. Atuando de forma rápida, evitando a entrada de microrganismos e combatendo os que conseguem entrar nos tecidos do hospedeiro. É representada por barreiras físicas, químicas e biológicas; por células especializadas, como macrófagos, neutrófilos,células dendríticas por moléculas solúveis.
Adquirida: ocorre após contato com um agente invasor, por exemplo, vírus e bactérias, e é específica contra esse agente. Após o contato, ocorre uma série de eventos que desencadeiam a ativação de determinadas células, bem como a síntese de proteínas.
O que é imunidade baixa?
Para que o organismo consiga proteger-se, a sua resposta imunológica deve estar moldada de forma adequada. No entanto, algumas doenças (como a Aids), disfunções (como a diabetes), uma nutrição não adequada e o uso de determinados medicamentos podem contribuir para uma disfunção imunológica, e, assim, o organismo fica mais suscetível a infecções.
Essa disfunção é popularmente conhecida como imunidade baixa. Diante disso, é importante detectar o que está desencadeando-a e tentar reverter esse quadro, buscando garantir a defesa do organismo, bem como seu equilíbrio.
Qual a relação da imunidade com o clima (e como isso afeta sua vida)?
De acordo com fontes seguras, as mudanças climáticas têm impacto direto em nosso corpo, provocando desde uma desidratação simples a queimaduras solares. Principalmente quando ocorrem fenômenos como as ondas de calor e o frio extremo.
Nos últimos anos, foram várias as ocorrências de ondas de calor, e as pessoas mais vulneráveis, como idosos e crianças, ficaram expostas a temperaturas altíssimas, que levaram, inclusive, a várias mortes por desidratação.
Outras alterações que impactam a nossa saúde são o aumento da poluição do ar e o clima quente e seco de algumas regiões. As vias respiratórias sofrem muito com a falta de lubrificação e o acúmulo de substâncias e toxinas, propiciando o aumento do número de casos de alergia e infecções.
Uma boa forma de se prevenir contra essas alterações climáticas é através de uma boa alimentação, explicamos mais sobre isso no Artigo de Alimentação Saudável.
Ficou alguma dúvida?
Sempre sugerimos que você possa contar com atendimentos 24 horas do conforto da sua casa, para que em caso de extrema necessidade repentina, você possa ter um auxílio profissional.
Caso isso te interesse, clique no link a seguir para conhecer nosso serviço Médico na Tela, onde te conectamos em poucos segundos a Profissionais da Área da Saúde, a qualquer momento do dia.
Caso tenha ficado dúvidas, use o campo abaixo para isso!