Teste de orelhinha: para que serve

O teste de orelhinha trata-se de um exame legalmente exigido que deve ser realizado em bebês na sala de parto para avaliar sua audição e detectar um certo grau de surdez no bebê precocemente. 

Este exame é gratuito, simples e não prejudica o bebê, sendo geralmente feito durante o sono da criança na 2ª-3ª semana durante o dia. Em alguns casos, pode ser aconselhável repetir o teste após 30 dias, principalmente se o risco de alterações auditivas for maior, como recém-nascidos prematuros, bebês de baixo peso ou cujas mães tiveram alguma infecção durante a gravidez. que não foi devidamente tratado, curado.

Para que serve

O objetivo do teste da orelhinha é detectar alterações na capacidade auditiva do bebê e, por isso, é um exame importante para o diagnóstico precoce de surdez, por exemplo. Além disso, esse teste permite detectar pequenas alterações auditivas  que podem interferir no processo de desenvolvimento da fala. 

Assim, fonoaudiólogos e pediatras podem utilizar o exame da orelha para avaliar a capacidade auditiva do bebê e, se necessário, indicar o início do tratamento.

Como é feito o teste auditivo

O teste da orelhinha é um exame simples  que não causa dor ou desconforto à criança. Durante esse teste, o médico coloca no ouvido da criança um aparelho que envia um estímulo sonoro e mede seu retorno com um pequeno sensor que também é colocado no ouvido da criança. 

Então, após cerca de 5 a 10 minutos, o médico pode verificar se há alguma alteração que precise ser investigada e tratada. Se for constatada alguma alteração no exame otológico, o bebê deve ser encaminhado para um exame auditivo mais aprofundado para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado.

Quando fazer 

O exame do ouvido é  obrigatório e destina-se aos primeiros dias de vida ainda na maternidade, sendo geralmente realizado entre as 2 e as 3 horas da manhã, entre dias de vida. Embora seja para todos os recém-nascidos, alguns bebês são mais propensos a desenvolver problemas auditivos, e é por isso que um teste de ouvido é tão importante.

O que fazer caso o teste de orelhinha der alterado

O teste só pode ser trocado de uma orelha se houver líquido na orelha da criança, que pode ser  líquido amniótico. Neste caso, o teste deve ser repetido após 1 mês. 

Se o médico notar alteração em ambas as orelhas, poderá informar imediatamente aos pais que levem a criança ao otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. Além disso, pode ser necessário monitorar o desenvolvimento do bebê e tentar entender se ele ouve bem. Aos 7 e 12 meses, o pediatra pode realizar outro teste da orelhinha para avaliar a audição da criança.

Como contratar um seguro Proteção 24/7?

Se você tem interesse em saber mais como funciona o seguro Proteção 24/7 como valores, benefícios e o que está vinculado à apólice, basta entrar em contato com a nossa equipe através do nosso WhatsApp.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes