gestando-grana
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin

Terapia Financeira: O lado sensível das finanças

Nesse post vamos discutir sobre um dos maiores vilões (ou heróis) da família brasileira: o dinheiro.

Vamos falar sobre sua relação com o mesmo, planejamento financeiro, e também sobre estatísticas que provam que não somos famosos por lidar bem com o dinheiro ( e como resolver isso).

Vamos lá?

contando-dinheiro
Montando plano financeiro

Nosso Cenário Atual

Com o crescimento do desemprego e o aumento da inflação – as dúvidas no campo monetário são mais uma fonte de nervosismo.. E é aí que a terapia financeira surge como opção: fazendo uma análise comportamental, a metodologia trata da relação entre as finanças pessoais e o bem-estar mental do indivíduo. A ideia é ir além das questões pontuais – como o excesso de gastos ou ultrapassar o limite do cartão de crédito – e buscar entender o que causa o estresse financeiro. Dessa forma, vai-se ao centro da questão, permitindo que se chegue ao controle sobre o próprio dinheiro.

O seu emocional realmente afeta suas finanças (descubra como)

90% dos brasileiros gostariam de saber mais sobre como investir e organizar suas receitas, de acordo com um estudo realizado recentemente. Em outras palavras, quase todo mundo entende a importância de saber lidar com as finanças pessoais, mas apenas uma pequena parcela da população tenta aprender o necessário sobre como cuidar do seu dinheiro. O que explica a razão pela qual o dinheiro é a maior causa de estresse entre os brasileiros

A verdade é que simplesmente não sabemos lidar com ele. Só.

Tudo isso indica o quanto as decisões financeiras estão ligadas às nossas condições mentais. E cada pessoa manifesta do próprio jeito isso. Enquanto alguns evitam se envolver com qualquer questão com relação a gastos, outros podem gastar em excesso por pura ansiedade

Terapia financeira: para qualquer brasileiro

A terapia é realizada por sessões, com o auxílio de um profissional da área. O terapeuta financeiro desenvolve então algumas dinâmicas, como uma linha do tempo, diagnóstico financeiro, orçamento e o “resgate dos sonhos”, que é uma lista com metas a serem atingidas. Essa é uma parte fundamental, já que conhecer nossos objetivos é uma das principais motivações para termos maior controle sobre nossos gastos…

E de acordo com grandes pesquisas americanas, sem esse tipo de objetivo, é impossível crescer financeiramente.

E é importante lembrar: não é apenas para quem tem muito dinheiro que pode precisar da terapia financeira. Esses conhecimentos são aplicáveis e importantes em todas as etapas da nossa vida.

Como funciona (e como aplicar) essa terapia financeira na prática?

Controle seu consumismo – querer muito alguma coisa gera ansiedade, e é essa ansiedade que pode fazer com que suas compras por impulso explodam. Fique de olho nos seus gastos para identificar como eles estão sendo feitos e trace o momento mais indicado para comprar o que você deseja.

Fique de bem com seu lado financeiro – você pode e deve se interessar por tudo o que acontece com sua conta bancária. Entenda onde estão os gastos, quais podem ser eliminados, etc.

Prepare-se para emergências – ao somos pegos de surpresa com algum imprevisto que nos faz gastar além do planejado, é normal que o estresse e a ansiedade tomem conta da nossa mente. Para evitar situações como essa, procure separar uma reserva emergencial. Garantimos que isso vai dar um alívio incrível em sua vida.

Não deixe as coisas acontecerem naturalmente– busque um plano de previdência para cuidar dos anos que virão lá na frente e, se você for autônomo, não deixe de contribuir com o INSS. 

Nós queremos te ajudar com sua segurança

Com seguro de acidentes pessoais e plano funerário inclusos, os produtos Proteção 247 garantem o apoio necessário nos casos de uma morte inesperada e também fazem parte do planejamento financeiro da família. E mais: os planos Proteção 247 ainda têm o Médico na Tela, a telemedicina que te atenda 24 horas por dia.

Através disso tudo, iremos ajudar a apaziguar a sua vida financeira para que melhores decisões sejam tomadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens recentes