homem-estressado-carro-quebrado

Sinistro: o que é?

Sinistro é uma ocorrência de toda situação que tem cobertura no seguro contratado e que esteja especificada na apólice. Basicamente, sinistro é quando você tem seu carro furtado ou roubado e isso estava previsto na apólice. Ou então quando você bate seu carro de forma involuntária, já tendo esse tipo de situação prevista no contrato.

Por outro lado, se o seu carro é roubado e você não contratou a cobertura para roubo ou furto, esse evento não pode ser considerado um sinistro, pois os prejuízos não estarão cobertos pelo seguro.

Quando ocorre um sinistro, há duas maneiras de receber a indenização da seguradora, sendo elas: indenização parcial ou indenização integral

O critério para classificar um sinistro como perda parcial ou perda total é o seguinte: se o valor para o conserto for inferior a 75% do valor do veículo, é considerado perda parcial. 

Já se o valor dos reparos for igual ou maior que 75% do valor do veículo, é caracterizado como perda total. 

Veículos segurados que são roubados ou furtados e que não forem localizados são indenizados integralmente. Por outro lado, se o seu veículo foi roubado e antes de você ser indenizado o carro foi localizado com danos, será feita a mesma análise se o valor do conserto atinge ou não 75% do valor do veículo.

Com relação às perdas parciais, as seguradoras tentam com afinco acelerar o processo para ajudar o segurado, por isso, costumam firmar parcerias com oficinas e fornecedores credenciados para atendimento aos carros sinistrados e perda parcial, facilitando a situação do segurado.

Essas prévias negociações levam a descontos vantajosos para as partes envolvidas, seguradora e segurado. Os valores da franquia, nestes casos, podem ganhar boas porcentagens de desconto. Vale entrar em contato com a sua seguradora e saber se ela dispõe de algum tipo de parceria com oficinas, caso seja necessário o conserto do seu carro.

O que é sinistro com perda parcial?

homem-estressado-carro-quebrou
Homem estressado pois o carro quebrou.

A indenização parcial acontece quando os danos que o carro sinistrado sofreu sejam passíveis de conserto, ou seja, ainda pode ser encaminhado para reparo em uma oficina.

Lembre-se que a seguradora considera perda parcial quando os danos de um sinistro podem ser consertados por um valor abaixo de 75% da avaliação do carro. Acima disso, passa para a ser configurado como perda total. Para isso, é feita uma vistoria.

Assim, quando o carro é configurado como uma perda parcial, há uma avaliação para verificar o custo para o conserto dos danos e onde ele será consertado. A seguradora irá se responsabilizar pelo reparo do veículo, ficando o segurado responsável pelo pagamento da franquia, que é a participação do segurado nos prejuízos. 

O que é sinistro com perda integral?  

ligando-mecanico-carro-quebrou
Ligando para o Seguro pois o carro quebrou.

Agora, quando os danos do veículo foram muito graves, e o custo for superior a 75% do valor do veículo, a seguradora arcará com o prejuízo integral do carro, afinal, o carro sinistrado foi configurado como perda total.

Ficou alguma dúvida?

Qualquer comentário, sugestão, curiosidade ou dúvida, pode deixar no campo abaixo.

Nosso time irá te responder em menos de 24 horas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes