seguro-de-vida-na-pratica

Seguro de Vida para outra pessoa: como funciona e como solicitar ainda hoje…

Seguro de Vida para outra pessoa

familia-seguro
Seguro que protege

É possível, sim, fazer um seguro de vida para outra pessoa. Aliás, trata-se de uma iniciativa comum que ocorre em virtude de diferentes situações.

Uma das circunstâncias mais comuns em que isso ocorre é quando uma empresa contrata um seguro de vida para os seus funcionários. Mas, além dessa modalidade, é também possível que uma pessoa física contrate um seguro de vida para outra.

Um exemplo comum desse tipo de situação ocorre entre cônjuges que têm como objetivo garantir a proteção oferecida pelo seguro de vida para os filhos ou mesmo para o parceiro.

Entretanto, vale explicar que essa contratação não pode ser feita à revelia. Isso significa que o segurado deve sim estar ciente de que a apólice do seguro de vida está sendo feita em seu nome. Ele precisará, inclusive, assinar a proposta e também responder o questionário de saúde que sempre é requisitado pela corretora.

É importante saber que, embora o próprio contratante possa ser um beneficiário na apólice, o seguro de vida abre espaço para que qualquer pessoa seja incluída como beneficiária. Isso inclui até mesmo uma instituição.

protecao-familiar
ProteçÃo familiar

Caminhos práticos (e rápidos) para fazer um Seguro de Vida para outra pessoa

Sim, o seguro de vida pode mesmo ser feito para outra pessoa. Porém, independentemente da situação, é importante garantir que todas as pessoas envolvidas no processo saibam dessa condição (de ser um beneficiário). Também é essencial ter atenção a certos pontos no momento da contratação:

  • Conhecer todas as coberturas e condições do contrato

É fundamental avaliar se as coberturas do seguro estão alinhadas com as necessidades dos segurados. Isso porque o produto tem a opção de ser contratado para beneficiar diferentes pessoas. Desta forma, as condições devem ser interessantes para todas elas.

  • Assegure-se das informações do assegurado!

Além dos documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência), a empresa pode solicitar outros registros. Alguns, por exemplo, são a Declaração Pessoal de Saúde e informações sobre filhos, cônjuges e outros beneficiários do contrato.

Há limites de contratação?

É sempre importante verificar as limitações impostas pelas seguradoras para contratar um seguro de vida para outra pessoa.

Mas, como já ficou claro, o seguro de vida pode ser contratado para qualquer pessoa, inclusive para alguém de fora da família.

Importante: é possível alterar, a qualquer momento e quantas vezes o segurado quiser, a lista dos beneficiários. Muitas seguradoras, inclusive, recomendam a revisão dessa lista periodicamente.

Isenção de IR e fora de inventário

Além da segurança financeira permitida pelo seguro de vida, trata-se de um produto que tem um benefício peculiar: a não incidência de tributos sobre o pagamento da indenização.

Pois é, quando uma indenização é paga, deve sempre ser declarada no imposto de renda. Porém, no caso do seguro de vida, não  há incidência de imposto.

Mais: o seguro de vida não entra em inventário. Isso mesmo! Como não é uma herança, está fora dos processos de inventários.

Por isso, uma das principais vantagens é que não é preciso esperar o final do processo de inventário e partilha para receber a indenização do seguro.

Além disso, não há retenção de valores da indenização, caso o beneficiário venha a falecer deixando eventuais dívidas.

04.

Será que você realmente precisa de um seguro de vida? Ouça e descubra!

Se você já parou para pensar em quanto o seu salário é decisivo para o dia a dia da sua família, sabe como é importante fazer um planejamento financeiro familiar. Os seguros de vida garantem os recursos necessários para a reestruturação financeira de sua família em caso de falecimento, doença ou invalidez.

Alguns motivos para contratar um seguro de vida…

  • Substitui a sua renda no orçamento familiar durante um determinado período, caso precise se afastar de suas atividades seja por doença ou acidente.
  • Garante recursos imediatos, diante de algum diagnóstico de doenças graves.
  • Custeia algumas despesas inevitáveis, como os impostos sobre a herança e custos de funeral e sepultamento.
  • Protege o patrimônio familiar, ajudando a pagar prestações de longo prazo de imóveis ou automóveis.
  • Continua algumas das tarefas desenvolvidas por você, como financiar o cuidado de um familiar mais velho ou de uma criança.
  • Garante os recursos para os estudos dos filhos.
  • Garante os recursos para complementar a própria aposentadoria, se ficar impossibilitado de trabalhar.

Como nós do Proteção 247 podemos te ajudar?

Nós do Proteção 247 prezamos pela segurança, previsibilidade e estabilidade familiar, e fornecemos três tipos de ajuda para garantir esses 3 pilares. A primeira é ajuda médica, através do Médico na Tela, que te conecta a um médico em qualquer momento do seu dia, em questão de segundos.

O outro é o serviço de Assistência Funeral, onde resolvemos todas as partes burocráticas do funeral do falecido segurado, para aliviar a família e permitir que descansem. 

E por fim, o serviço de Acidentes Pessoais onde ajudamos você de várias formas, em que explicamos nesse aqui.

Ficou alguma dúvida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes