mao-com-bonequinhos

Quais são as coberturas de um Seguro de Vida?

Existem diversos tipos de coberturas do Seguro de Vida que buscam assistir tanto o segurado quanto sua família e demais beneficiários em casos de invalidez, interações, falecimento e várias outras possibilidades  de imprevistos.  

Cobertura indispensável do Seguro de Vida 

maos-com-tecnologia
Especulações sobre qual plano escolher.

De acordo com a SUSEP, o Seguro de Vida, assim como outros tipos de seguros, possui proteções estabelecidas sem as quais a seguradora não pode oferecer um plano. Portanto, toda e qualquer apólice deve conter, ao menos, as proteções pré-estabelecidas. 

Morte 

mao-com-flor-no-caixao
Mostrando luto sobre o caixão.

Em relação ao Seguro de Vida, o essencial em qualquer plano oferecido é a cobertura de morte por qualquer causa ou de morte acidental. Em outras palavras, isso significa que a partir do momento em que o seguro for contratado, uma dessas duas opções precisará fazer parte da apólice. 

A cobertura de morte assegura a indenização aos beneficiários que a pessoa incluiu em sua apólice, proporcional ao capital segurado, em caso de seu falecimento. É uma segurança para a família, principalmente se o falecido provia a principal fonte de renda, para manter estabilidade e poder se planejar para o futuro, após a triste perda.

Exemplificando: mortes por doenças, como pneumonia, coronavírus e câncer fazem parte dos tipos de falecimento que têm indenização garantida na cobertura de morte natural. No caso da acidental, são consideradas mortes por eventos únicos, violentos e involuntários, como acidente aéreo, automobilístico, entre outras situações.

Coberturas adicionais do Seguro de Vida 

duas-maos-na-frente-do-branco
Duas mãos se apertando.

Coberturas adicionais são contratadas individualmente de acordo com a necessidade de cada segurado. São muito importantes por serem específicas e poderem suprir algum tipo de necessidade individual. 

O segurado pode contratar cada uma delas pensando na própria rotina e possíveis riscos que são mais frequentes a ele do que a outras pessoas, por exemplo. 

Conheça algumas das coberturas adicionais principais abaixo:

Cobertura de majoração

homem-com-duas-maoos-cercando-um-lugar-feliz
Demonstração de um sonho.

Essa cobertura adicional é um complemento importante à proteção básica de invalidez permanente total por acidente. Ela serve para que o segurado receba 100% de indenização se houver um acidente que o impeça de exercer sua profissão.

Na cobertura de IPTA, há uma tabela que prevê o percentual de indenização ao segurado de acordo com o tipo de função do seu corpo que foi perdida em razão do acidente. Com a majoração, o segurado indica sua atividade profissional, que define os membros pelos quais ele deve ser indenizado se não puder mais utilizá-los.

Auxílio-funeral 

caixa-com-alguem
Mulher se aproximando para prestigiar falecido.

Essa cobertura vai garantir cobrir os custos referentes ao funeral do segurado caso ele faleça enquanto o período de vigência do seguro estiver ativo. 

Essa cobertura entra na apólice como uma cobertura adicional e a seguradora fará o ressarcimento do que foi gasto com cerimônia e sepultamento de acordo com o previsto na apólice.

No contrato estará definido a quem o valor do funeral deve ser pago. Caso um terceiro tenha custeado os gastos do serviço, a família pode indicar o nome dele para a seguradora, por exemplo.

Invalidez permanente total por acidente 

perna-com-lesao
Perna enfaixada no joelho.

Uma das mais procuradas no Seguro de Vida é a de invalidez permanente e total por acidente (IPTA). Ela cobre acidentes que invalidam o segurado através de danos nas partes vitais de seu corpo, como os seus dois braços ou pernas, causando tetraplegia ou paraplegia, sem reversão. Isso é considerado invalidez permanente total. 

Lembrando que a invalidez permanente por acidente deve ser comprovada com declaração médica, obrigatoriamente, quando é dada a alta ao segurado. Somente dessa forma a seguradora irá fazer o pagamento da indenização. Vale ressaltar também que o valor da indenização é proporcional à lesão e pode chegar até o limite previsto na apólice.

Diárias por incapacidade temporária 

mao-com-conselho-medico
Paciente enfaixado no braço.

Essa é uma cobertura muito indicada para profissionais liberais, por exemplo. Caso este tipo de trabalhador sofra algum acidente ou seja acometido por uma doença, a seguradora fará o ressarcimento das diárias que o profissional não conseguiu realizar, de acordo com os seus ganhos.

Despesas médico-hospitalares e odontológicas 

medica-passando-preco
Médica conversando com paciente.

Despesas médico-hospitalares e odontológicas (DMHO) é outra cobertura adicional que pode ser incluída em sua apólice. Ela cobre gastos com tratamentos odontológicos ou médicos em relação a acidentes que sejam cobertos e cujo reembolso esteja previsto na apólice.  

Para que o reembolso da cobertura de despesas médico-hospitalares odontológicas seja feito, é necessário apresentar notas fiscais que comprovem o valor gasto. O segurado pode escolher o profissional que quiser dentro do valor previsto.

Antecipação por doença terminal 

apoiando-paciente-com-gesto-lindo
Conversando sobre o diagnóstico com o paciente.

Se comprovado que o segurado está com uma doença irreversível, em fase terminal para determinadas doenças, há a possibilidade de fazer a antecipação da indenização por morte.

São considerados pacientes terminais aqueles que são portadores de doenças para as quais já foram esgotados todos os recursos terapêuticos disponíveis, mas, mesmo assim, ainda apresentam estado clínico grave, sem perspectiva de recuperação. Além disso, deve haver uma expectativa de morte em um prazo máximo de seis meses da data do diagnóstico..

Ficou alguma dúvida?!

O campo abaixo é seu! Despeje sua dúvida que em menos de 24 horas, responderemos cada uma delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes