caixinhas-de-saude

Plano de Saúde ou Seguro de Vida: Entenda a Diferença

Sua saúde deve ser prioridade em sua vida e por isso, existem várias formas de priorizá-la para garantir a você e a sua família uma vida mais tranquila e previsível.

E se você tem pensado nisso, provavelmente já considerou contratar um seguro de vida ou um plano de saúde.

Porém, muitas vezes essa escolha pode se tornar “complicada” por conta do valor de ambos e isso pode travar muitas pessoas — talvez tenha travado você.

Em razão disso, criamos esse post para explicar as principais diferenças e apresentar as informações sobre cada um desses dois serviços… Para que você possa tomar a melhor decisão e o mais rápido possível para garantir sua própria proteção e a da sua família.

Primeiramente, queremos deixar claro que o ideal seria que você tivesse acesso aos dois serviços. Afinal, um tem propósitos diferente do outro, assim como você vai ver nesse post.

Porém, você precisaria lidar com custos maiores e que poderiam se estender cada vez mais, de acordo com o número de beneficiários, extensão de cobertura, entre outros fatores.

Mas mesmo assim, não recomendamos que você escolha um e exclua o outro, por esse motivo:

No seguro de vida, você — ou/e seus familiares — têm apoio financeiro no momento em que alguma emergência de saúde, geralmente grave, ocorre. O seguro é acionado apenas mediante o que as seguradoras chamam de “sinistro”. Isto é definido na apólice, assim como o valor da indenização e quando usar. 

Com o plano de saúde, você e seus dependentes podem utilizar diferentes tipos de serviços de saúde, desde exames preventivos a atendimento hospitalar. Cada vez que você utiliza um desses serviços, o plano faz a cobertura para você. Por isso, um valor mensal é cobrado para que você tenha acesso aos benefícios pré-determinados.

Agora com essas informações mais claras, fica até mais difícil escolher entre uma ou outra, né? Afinal, o ideal seria que você tivesse os dois!

Porém, a boa notícia é que o mercado de planos de saúde e de seguros de vida oferece uma grande variedade de opções que se adequam a qualquer bolso e às mais diversas necessidades. Por isso, quanto mais você entender sobre o funcionamento e detalhes de cada um, mais condições terá para decidir o que é melhor para você e para seus familiares no momento atual.

Como funciona o Plano de Saúde?

maos-se-tocando
Duas mãos se apertando em frente a um doutor

O plano de saúde é um serviço no qual empresas privadas e operadoras credenciadas fornecem assistência médica e hospitalar. Os planos podem ser contratados nas modalidades: individual, familiar ou coletiva. Outra versão bem comum do plano de saúde é a empresarial, em que o contratante oferece aos seus empregados o plano como um benefício além do salário.

Todas as instituições que oferecem planos de saúde devem seguir as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), vinculada ao Ministério da Saúde. Esse também é o órgão para o qual você deve enviar reclamações ou denunciar possíveis abusos praticados contra você pelas operadoras de plano de saúde.

Em caso particular (individual ou familiar), o plano de saúde é feito diretamente com a operadora. Por isso, preste bem atenção ao tipo de assistência e cobertura que está sendo contratado.

As coberturas podem variar de um único município para estadual, vários estados e até mesmo todo o território nacional.

Após a escolha da cobertura, o próximo passo é verificar os tipos de assistência:

  • Hospitalar, para os casos de interação. Nesta podem ainda incluir ou não cobertura para partos; exclusivamente odontológicas;
  • Ambulatorial (só para consultas, exames e terapias);
  • E a combinação de um ou mais elementos citados. 

As empresas são obrigadas a explicar todas as assistências e coberturas de cada plano em seus respectivos websites. Quanto mais completa, mais caro pode ser o plano de saúde. 

Também é possível  encontrar opções no mercado de planos de saúde com coparticipação, no qual o usuário paga apenas uma parcela do valor dos exames e consultas. Nesse modelo, é comum a mensalidade ser menor porque depende da frequência do uso. 

Como funciona o Seguro de Vida?

bonecos-de-papel
Bonecos de papel sob guarda chuva

O seguro de vida é feito para garantir a sua própria estabilidade financeira ou a de quem você ama, em caso de uma emergência grave.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o seguro de vida não se resume à cobertura de morte natural ou acidental. O seguro de vida pode também ser contratado para o caso de uma invalidez permanente ou doença grave. 

Qualquer cidadão brasileiro pode contratar o seguro de vida. O cálculo dos valores da apólice, documento que vai reger todas as regras do seguro, é mais flexível do que as mensalidades dos planos de saúde.

Como o cálculo é feito? O prêmio é o montante que será pago como indenização para as pessoas que você escolher, podem ser familiares, filhos e até amigos. Com base no valor do prêmio, será o valor das parcelas a serem pagas. Portanto, quanto maior a cobertura oferecida pela indenização, maior será o valor das mensalidades do seguro.

No caso da cobertura de invalidez (parcial ou permanente) ou uma doença grave, você pode acionar o seguro para receber a indenização após o diagnóstico, para tratar determinada doença, ou a partir da ocorrência que causou a incapacitação da pessoa de forma permanente ou temporária. Preste muita atenção apenas no momento da contratação. Analise junto à sua corretora quais riscos estão sendo excluídos e também quais doenças estão cobertas.

Agora ficou fácil de entender, né?

Mas se ficou qualquer dúvida, não hesite nem por um segundo em não perguntar.

O campo abaixo está aí exatamente para isso! Em menos de 24 horas, nosso time vai te responder. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes