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Pilares de uma Vida Saudável

Nesse post vamos discutir a fundo o que é uma vida saudável, quais são seus benefícios, desmistificar mitos e te mostrar o quão prazeroso e fácil pode ser atingir essa vida. 

Vamos lá?

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Vida Saudável

O que realmente é uma vida saudável?

Ter uma vida saudável significa adotar um conjunto de ações positivas que fazem a diferença em sua saúde mental e física. Cuidar do corpo e da mente não se baseia em apenas uma característica ou na perfeição, mas em manter níveis adequados de pilares gerais, como exercícios físicos, boa alimentação, relacionamento, entre outros.  

O que EXATAMENTE te afasta dessa vida?

A seguir, você vai conhecer os 5 pilares que te impedem de ter essa vida saudável, e que você precisa melhorar urgentemente.

Dica: no fim desse post, você vai ver como eliminar esses problemas o mais rápido possível.

  • Sono

Dormir com qualidade e em uma quantidade de horas favoráveis para o organismo é fundamental para manter a qualidade de vida.

Durante o sono, o corpo humano trabalha para apoiar as funções cerebrais. Isso influencia nossos pensamentos, reações, postura profissional, aprendizado e relacionamentos, já que ajuda o cérebro a funcionar corretamente e prepara o corpo para o dia seguinte. Veja como isso acontece:

A qualidade do sono afeta a forma como o corpo reage à insulina, por isso, dormir mal pode aumentar o risco de diabetes, além de outras doenças problemáticas.

  • Horas dormidas

De acordo com a American Academy of Sleep Medicine(AASM), um ser humano deve dormir:

  • de 12 a 16 horas por dia até os 12 meses de vida;
  • de 11 a 14 horas por dia até os 2 anos de vida;
  • de 10 a 13 horas por dia até os 6 anos de idade;
  • de 9 a 12 horas por dia até os 12 anos;
  • de 8 a 10 horas por dia durante a adolescência, até os 18 anos;
  • de 7 a 8 horas por dia a partir dos 18 anos de idade.

Se você não se enquadrar, ajuste imediatamente (pelo seu próprio bem)!

  • Alimentação

Grande parte das pessoas leva uma vida agitada. Muitos vivem atrasados para o trabalho ou sobrecarregados com as funções do dia a dia. Com isso, pulam refeições ou dão preferência a alimentos industrializados, ultraprocessados, ou ainda, acabam se alimentando em locais que não oferecem condições básicas de higiene no preparo das refeições… além de comidas prejudiciais.

Sendo assim, quando falamos em uma alimentação com qualidade, precisamos ter atenção a todos os pontos:

  • condições higiênicas para preparo e consumo;
  • quantidade de nutrientes.

NOTA: o apoio de um profissional em nutrição pode ajudar a alcançar as quantidades corretas, já que os nutrientes estão presentes em diferentes tipos de alimento, nas mais variadas proporções.

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Alimentos bons

Beber água é OBRIGATÓRIO!

A água é responsável por expulsar as toxinas do corpo por meio do suor e da urina, regular a temperatura corporal e manter o funcionamento adequado do cérebro. Consumir diariamente 2 litros da substância é o suficiente para atingir esses objetivos.

Saúde da MENTE ( a parte mais importante!) 

O modo como pensamos, o que sentimos e a forma como agimos são regulados por nossa saúde mental. 

Por isso, cuidar dela é um dos pilares da vida saudável, importante desde a infância e adolescência até a fase adulta.

Alguns problemas que podem afetar a mesma:
  • fatores biológicos, como genes ou química do cérebro;
  • experiências de vida, como traumas, falta de convívio social ou situações de abuso;
  • histórico familiar de problemas de saúde mental, como depressão.

Pessoas que estão com a saúde mental debilitada podem apresentar distúrbios no pensamento, comportamento, e nas emoções. Com isso, passam a ter dificuldades para lidar com a rotina e demandas da vida.

Os problemas mais comuns gerados por isso, são:
  • fobias específicas;
  • síndrome do pânico;
  • bipolaridade;
  • depressão;
  • transtorno obsessivo-compulsivo (TOC);
  • transtorno de ansiedade generalizada (TAG).
Confira alguns sinais preocupantes:
  • apresentar dores físicas ou tristezas que não consegue explicar;
  • mudar hábitos relacionados à alimentação e ao sono, aumentando ou diminuindo de modo significativo a quantidade e a frequência;
  • perder as perspectivas para o futuro;
  • afastar-se das pessoas com quem costuma conviver e deixar a rotina de lado;
  • perceber seus relacionamentos estremecer;
  • sentir-se sem energias.
Pra manter essa saúde em dia, aqui vai algumas dicas: 
  • contar com o auxilio de um psicólogo;
  • desenvolver o autoconhecimento;
  • dormir bem;
  • pensar positivo;
  • escolher atividades físicas;
  • praticar o bem ao próximo;
  • ter uma vida social ativa

É um assunto longo!

Mas por hoje, queremos que você foque nesses pilares discutidos e realmente melhore todos eles em sua vida.

Como nós do Proteção 247 podemos te ajudar?

Nós do Proteção 247 prezamos pela segurança, previsibilidade e estabilidade familiar, e fornecemos três tipos de ajuda para garantir esses 3 pilares. A primeira é ajuda médica, através do Médico na Tela, que te conecta a um médico em qualquer momento do seu dia, em questão de segundos.

O outro é o serviço de Assistência Funeral, onde resolvemos todas as partes burocráticas do funeral do falecido segurado, para aliviar a família e permitir que descansem. 

E por fim, o serviço de Acidentes Pessoais onde ajudamos você de várias formas, em que explicamos nesse aqui.

Ficou alguma dúvida?

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