ciclismo-em-casal

Pedale pra viver! os benefícios da bicicleta para a Saúde

Nesse post vamos falar sobre os benefícios de andar de bicicleta frequentemente e até mesmo encarar como esporte, ou simplesmente decidir por isso quando estiver pensando em ir para o trabalho ou se deslocar para qualquer lugar.

E vamos te mostrar que além de ser um meio de transporte barato e sustentável, a bicicleta também é ferramenta para quem quer apenas se exercitar. E seu uso, não importa para qual objetivo, só faz bem à saúde! 

Vamos lá?

ciclismo
Mulher que pratica ciclismo

Emagrecendo de maneira sustentável 

Andar de bicicleta é um exercício que acelera o seu metabolismo, ou seja, faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente. O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e, consequentemente, uma silhueta mais magra.

Além disso, por te fazer emagrecer sem precisar restringir tanto sua dieta, se torna algo que você é capaz de manter por anos, até mesmo décadas. 

Aprimora os músculos

Como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos. Por isso, pedalar regularmente vai fazer com que você ganhe força muscular e tônus, sobretudo na parte inferior do seu corpo. Empurrar os pedais envolve seus quadríceps, os músculos das coxas, e os glúteos. Os braços e ombros também são usados, principalmente ao segurar o guidão dos dois lados para subir morros íngremes. 

Mas se você for mulher e valorizar um corpo “não tão forte˜, não precisa se preocupar. Naturalmente, seu corpo possui limites estéticos de até onde pode chegar sem suplementos, apenas com exercícios físicos, e é algo bem normal!

Regula e previne a diabetes (sério!)

Uma pessoa diabética pode e deve praticar exercícios físicos e pedalar é um dos melhores para este grupo de pessoas. Andar de bike regularmente ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, além de reduzir o risco de complicações cardiovasculares.

Quem não é diabético mas quer prevenir a doença também deve incluir essa atividade na rotina!

Melhora seu bem estar

Você já viu alguém pedalando com expressão de raiva ou tristeza? Provavelmente não, já que pedalar faz com que o seu organismo libere endorfinas e serotoninas, hormônios que causam sensação de prazer.

Por isso, além de fazer bem para o corpo, andar de bike ajuda a combater a depressão, ansiedade e o estresse.

Intensifica sua respiração

Se você já viu um ciclista subindo uma ladeira íngreme deve ter se perguntado: como ele consegue? A resposta está nos pulmões reforçados.

Quando pedala, você precisa de mais oxigênio e acaba exercitando mais a respiração. Com o tempo, começa a ganhar fôlego para aguentar não só as longas subidas, mas pedalar por longas distâncias.

O ganho de resistência física vai além dos momentos de pedalada e será útil para todas as atividades do seu dia a dia, como brincar com os filhos e subir escadas.

Não fere articulações

Diferentemente de outras atividades, como a corrida e ciclismo, o seu contato com o chão não fica a cargo das suas pernas e pés. Isso faz com que todo o impacto transmitido para as articulações, principalmente nos pés e joelhos, seja pequeno.

Então se você tem alguma restrição física para atividades como correr, jogar tênis ou futebol, já sabe que a solução é investir na bicicleta. 

Melhora a coordenação motora

Andar de bicicleta é divertido e ainda contribui para melhorar a sua coordenação motora. Como a atividade envolve todo o corpo (braços, pernas, mãos), ainda faz com que você fique com reflexos mais rápidos.

Reduz o colesterol

O ciclismo, como você já sabe, acelera o metabolismo. Isso faz com que as substâncias que geram o colesterol ruim (LDL) sejam rapidamente queimadas pelo seu organismo. 

Controla a pressão arterial

Que andar de bike tonifica os músculos você já sabe. O que muita gente desconhece é que pedalar também trabalha as veias e artérias. O processo de contração e relaxamento delas fica mais rápido durante a atividade, o que ajuda a baixar a pressão arterial. O seu coração agradece!

ciclismo-todo-dia-na-pratica
Pedalando durante uma tarde

Nós do blog Proteção 247 queremos te ajudar!

Através do nosso melhor e mais em conta pacote, que é o triplo-um, você pode ter acesso ao Médico na Tela, Seguro de Acidentes Pessoais, e Assistência Funeral, em um único plano. 

Para saber mais sobre os três e assinar o seguro ainda hoje, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes