meditacao-raiz

Os 5 principais benefícios da meditação (e como começar ainda hoje!)

Nesse post vamos falar tudo sobre a meditação, e também os 5 principais benefícios que as fazem ser uma das práticas mais recomendadas por pessoas que viveram até os 90, 100, até mesmo 115 anos.

Sua vida vai melhorar.

Vamos lá?

meditacao-na-praia
Meditando no ar puro

Antes, o que é a meditação?

Meditar é uma prática que visa desenvolver habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente, para que possamos viver o aqui e agora. 

Ao contrário do que se pensa, meditar é diferente de refletir. Com a meditação, tentamos esvaziar a mente, ficar em silêncio e buscar a sabedoria interior, conectando a energia, com a inteligência e a consciência.

Quais são os tipos?

Existem diversos tipos de meditação. Cada uma tem suas origens, técnicas e ensinamentos, mas, em comum, os benefícios da meditação para a saúde compensam independente da escolha:

  • Metta: de origem Theravada e Tibetana, essa meditação tem como foco gerar sentimentos de  benevolência e boa vontade no praticante. Por isso, ela exige pensamentos positivos sobre si mesmo, os demais e todo o universo.
  • Meditação guiada: além dos benefícios da meditação guiada, a modalidade é uma ótima porta de entrada para a prática. As músicas ou narrações buscam controlar a respiração ou proporcionar relaxamento.
  • Yoga: para praticar as posturas, o indivíduo deve estar presente no momento, o que inclui o controle da respiração. Assim, associa os benefícios físicos aos mentais.
  • Zazen: ligado às escolas japonesas de zen-budismo, Zazen pode ser traduzido como “meditação sentada”. Ela tenta compreender o que está se passando na mente a partir da respiração. 
  • Mindfulness: é uma modernização das práticas tradicionais do budismo. Ela consiste em se dedicar ao presente, prestando  atenção à respiração, som ou movimento, o que contribui para a redução do estresse.
  • Qigong: esta meditação é um conjunto de exercícios físicos e de respiração que agem na energia entre o corpo e mente, aprimorando essas trocas energéticas. 
  • Transcendental: essa era a meditação praticada pelos Beatles. Ela utiliza mantras para levar o indivíduo a um estado de repouso em alerta. 

Como meditar direito?

Três minutos diários já são suficientes para sentir os efeitos positivos, mas há pessoas que meditam por horas a fio. 

Livrar-se de distrações, como notificações do celular ou roupas desconfortáveis também é uma etapa essencial antes de iniciar a prática. Se for possível, tenha um cantinho próprio para o ato, com luz baixa, temperatura agradável e som ambiente. 

Para meditar, também é preciso encontrar uma posição confortável. Posições como lótus, pernas flexionadas sob o corpo e deitado de barriga para cima são algumas opções nas quais é possível passar algum tempo. 

Depois, basta seguir as orientações específicas de cada tipo de meditação que o praticante pretende realizar. 

Quais os benefícios da meditação?

Diminuição do estresse e ansiedade

A meditação propicia um bom relaxamento ao indivíduo, fazendo com que a sua atenção não se volte ao passado ou a preocupações futuras.

Melhorias no sono

Como há benefícios da meditação para ansiedade e estresse, consequentemente o praticante tem uma boa noite de sono. Fica mais fácil adormecer e a qualidade do sono melhora.

Aprimoramento da memória

A meditação promove o aumento da massa cinzenta no hipocampo cerebral, uma região repleta de neurônios, que são multiplicados quando o indivíduo medita rotineiramente. 

Aumento da concentração

Focar-se no aqui e agora permite que o indivíduo passe mais tempo plenamente concentrado. Isso reverbera para outros momentos, como quando se está trabalhando ou estudando.

Maior controle emocional 

Trabalhar no controle das emoções é mais um dos benefícios da meditação. Assim, o indivíduo terá melhores condições de lidar com momentos de adversidades que fazem parte do cotidiano.

Estabilização da pressão arterial

A meditação contribui para dilatar os vasos sanguíneos e normalizar a pressão, razão pela qual é indicada para quem sofre com pressão alta. A prática também ajuda a evitar picos de pressão arterial.

Diminuição de dores corporais

A atividade exige um certo grau de consciência corporal e postural que pode auxiliar a controlar dores durante e após a conclusão do exercício, como dores de cabeça, nas costas, nas articulações, pés, garganta, entre outros problemas. 

Elevação da imunidade

Entre os praticantes, percebe-se uma imunidade mais desenvolvida, com o aumento de anticorpos que combatem doenças, ou seja, há uma melhora na função imunológica. 

meditacao
Meditando em casa

Como nós do Proteção 247 podemos te ajudar?

Nós do Proteção 247 prezamos pela segurança, previsibilidade e estabilidade familiar, e fornecemos três tipos de ajuda para garantir esses 3 pilares. A primeira é ajuda médica, através do Médico na Tela, que te conecta a um médico em qualquer momento do seu dia, em questão de segundos.

O outro é o serviço de Assistência Funeral, onde resolvemos todas as partes burocráticas do funeral do falecido segurado, para aliviar a família e permitir que descansem. 

E por fim, o serviço de Acidentes Pessoais onde ajudamos você de várias formas, em que explicamos nesse aqui.

Ficou alguma dúvida?

Comente no espaço abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes