amigos-conversando

Oque realmente importa: Relações familiares e sua importância

Nesse post vamos discutir sobre as relações familiares e como esse tópico pode impactar todas as áreas da sua vida, tanto de forma positiva quanto de forma negativa.

Além disso, vamos te apresentar alguns pilares que norteiam todo relacionamento familiar saudável, com conselhos práticos do que precisa ser feito. 

Vamos lá?

familia-feliz
Família com boas relações

A dificuldade nas relações humanas

Naturalmente, relações humanas não são fáceis. Pessoas pensam e agem de formas diferentes, e a convivência pode se tornar um desafio na vida social, trabalho e até mesmo em casa com a família. 

Esse ano, com a pandemia da covid-19, todos precisaram reinventar a rotina. Ficar em casa deixou de ser uma opção e a convivência familiar se intensificou.  

O momento delicado que o mundo está enfrentando, poderia ajudar a fortalecer os relacionamentos familiares, tornando seus membros mais próximos e melhorando seus laços afetivos. No entanto, a mudança abrupta na rotina e as privações fez com que os conflitos e divergências se tornassem mais constantes, inclusive para aquelas famílias que mantinham um relacionamento funcional antes do isolamento. 

Conquistar boas relações na família vai muito além do que os olhos podem enxergar

Entender o funcionamento das dinâmicas familiares é muito complexo e particular, mas, o que podemos assegurar é que a saúde das relações familiares trazem benefícios desde a infância até a vida adulta.  

Ter um bom relacionamento familiar garante uma melhor autoestima, autocrítica, ajuda no aprimoramento de habilidades complexas como a empatia, entre outras.  

Para ajudar nessa tarefa, nós do blog Proteção 247 trouxemos três ações positivas que podem influenciar nas relações familiares durante e após a quarentena. 

Atitudes positivas para criar um ambiente familiar harmonioso e que todos adorem viver.

Os pilares fundamentais para ótimas relações: empatia e respeito

As incertezas geradas pelo “novo normal” podem tornar as pessoas mais irritadas. Sendo assim, aprender a gerenciar conflitos é fundamental.  

E é claro que o respeito é a base para administrar conflitos de forma mais harmoniosa. Mas, ao contrário do que você deve estar imaginando, dessa vez, tente olhar com respeito para si mesmo. Observe e conheça seus limites, assim é muito mais fácil regular quando alguém está indo além do que você pode suportar. Isso, consequentemente, vai te ajudar a evitar qualquer problema com outros membros da sua família. 

Ao mesmo tempo, não deixe de lado a empatia. Saber se colocar no lugar do outro é tão importante quanto. Algumas vezes, algo que pode parecer bobagem para você, é um problema gigantesco para outra pessoa.  

O equilíbrio entre conhecer seus limites pessoais e lembrar que as outras pessoas também estão “enfrentando sua batalha” promete promover um ambiente mais agradável. 

Ajude e seja ajudado

Como dito, esse é um momento de incertezas. Ofereça apoio, especialmente aos mais velhos, aos adolescentes e às crianças.

Esteja ali para ouvir e amparar a quem precisar. Aprender a entender os outros e responder com amor e atenção é um grande passo em direção a paz no ambiente familiar.  

Em um momento tão diferente como este, conseguir lidar com as situações de uma forma mais carinhosa, gera gratidão nas outras pessoas, e esse ciclo deve continuar por um bom tempo. 

Converse primeiro

Todos tiveram as rotinas interrompidas, a vida social privada, mudanças e medos que nunca imaginariam que teriam. Estão todos no mesmo barco.

Por isso, todos os familiares, com idade suficiente para compreender o que está acontecendo, devem entender esse tempo em casa como um desafio em comum. Divida as tarefas de forma justa e estabeleça limites para não invadir o espaço alheio.  

Esteja disposto a ouvir e a dar sua opinião de forma educada para evitar conflitos desnecessários. Está tudo bem não ter razão sempre, ok?  

familia-feliz-curtindo
Familia aproveitando tempo juntos

Tome conta da sua família todos os dias. Conte com nós para isso!

Pensando em cuidar da sua família em todos os momentos, o Proteção 247 uniu um plano funeral, um seguro de acidentes pessoais e um serviço de médico na tela em um único produto. Garantidos pela SulAmérica, uma das maiores seguradoras do país, nossos planos foram pensados para trazer tranquilidade em momentos difíceis, por um preço que cabe no seu orçamento. 

Clique no link a seguir para conhecer nosso plano triplo.

Ficou alguma dúvida?

Digite no campo abaixo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes