alimentos-com-muito-gluten

O que realmente é glúten?

Olá, nesse post pequeno, vamos explicar brevemente o que realmente é glúten e tirar todas as dúvidas que você provavelmente tem.

Além disso, você também vai descobrir como isso pode afetar sua saúde e o que você precisa fazer hoje, caso esteja desconfiado de estar com algum problema referente ao glúten.

Vamos lá?

O que é glúten?

alimento-com-gluten
Um tipo de alimento com glúten.

O glúten é um tipo de proteína presente em alguns cereais, como o centeio, trigo, centeio, malte e a cevada. O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina, encontradas dentro de grãos de trigo, cevada e centeio – mais precisamente no endosperma, a reserva nutritiva do embrião da planta.

Eu sei que toda essa ciência pode confundir um pouco, mas agora vamos te explicar em quais alimentos o glúten está e em quais não, além de explicar exatamente quais são os malefícios.

Em quais alimentos o glúten está presente?

Todo alimento produzido com o uso de cevada, farinha de trigo, centeio ou malte — incluindo biscoitos, pães, massas de pizza,  bolos, macarrão e cerveja — contém glúten. A lista é bem grande. Veja outros alimentos que (geralmente) fazem parte do grupo:

  • queijos;
  • temperos industrializados;
  • alguns remédios;
  • molhos (maioneses, ketchup, shoyo).

Em quais alimentos o glúten não está presente?

  • Frutas e vegetais;
  • Leguminosas, como feijão, soja, grão de bico ou lentilha;
  • Cereais, como arroz, quinoa, amaranto, milho e seus derivados;
  • Tubérculos, como batata, fécula de batata, aipim, inhame,
  • Proteínas, como carne, frango, ovos, tofu e peixes;
  • Doces, como açúcar, chocolate, cacau, gelatinas e sorvetes;
  • Temperos NATURAIS, como sal, tomilho, manjericão, orégano;
  • Gorduras BOAS, como azeite, manteiga, óleo de coco, sementes de linhaça, de abóbora e de chia.

Esses alimentos e outros que são feitos a partir deles, como pão de milho, pão de farinha de grão de bico, são livres de glúten.

OBS.:  Todos os alimentos industrializados que deixam claro no rótulo que são “glúten-free” ou “sem glúten” podem ser comidos sem medo, caso você tenha as doenças que comentei antes, como doença celíaca, intolerância, entre outras.

Quais problemas o glúten pode trazer em minha vida?

Entre os problemas associados ao consumo de glúten, estão a diarreia crônica ou constipação, anemia, falta de apetite, vômito, emagrecimento ou obesidade, atraso no crescimento, alteração de humor, distensão e dor abdominal, aftas de repetição.

Quando é necessário adotar uma dieta restritiva de glúten?

alimento-com-muito-gluten
O pão é um dos alimentos com maior quantidade de glúten.

Essa dieta só é necessária para quem apresenta algum tipo de reação ao seu consumo, tais como: pessoas com doença celíaca (DC) ou pessoas com intolerância ao glúten.

Pessoas que não apresentam doença celíaca ou intolerância, não precisam retirar o glúten da dieta, pois isso não traria nenhum benefício comprovado à saúde de acordo com estudos. Ainda, por se tratar de cereais (alimentos fonte de fibras) é necessário compensar essa ausência de fibras por alimentos como, legumes, vegetais e frutas, caso precise fazer a dieta restritiva. 

Não tenho restrições, existe algum benefício na dieta sem glúten pra mim?

Com certeza! 

Pelo simples fato de evitar comer alimentos industrializados, como biscoitos recheados, bolachas, entre outros, seu corpo no geral começa a funcionar melhor e você sente na prática os benefícios.

O único possível problema é que uma dieta sem glúten pode não ser tão barata assim, mas existem meios sensacionais de encaixar em sua realidade.

Nós podemos te ajudar com isso =)

Você sabia que o nosso seguro, o Proteção247, também oferece serviços de nutrição?

Então para que seu processo de adaptação de dietas seja ainda mais fácil e barato, nós  contamos com profissionais prontos para te atender e prestar o melhor serviço possível, levando em consideração sua rotina e realidade financeira.

E o melhor é que além disso, o proteção 247 vai te garantir uma série de outros benefícios, por um investimento muito MAIS ACESSÍVEL QUE QUALQUER OUTRO DO MERCADO .

Ficou alguma dúvida?

O campo abaixo é seu! Fique à vontade para deixar sua dúvida e fazer uma pergunta pra gente e em menos de 24 horas, você já vai ter sua resposta. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes