Mitos mais comuns sobre seguro de vida

Mitos mais comuns sobre seguro de vida

Todos sabem que é vital garantir as certezas da vida, como a futura educação ou casamento de seus filhos, sua aposentadoria ou perda de renda futura devido a morte, doença ou invalidez do ganha-pão. A utilização de produtos de seguro de vida como uma ferramenta abrangente para essas certezas da vida é menos compreendida. 

Uma das razões para isso são os mitos que cercam o seguro de vida. Existem muitos equívocos e informações falsas sobre seguro de vida. Este artigo explora alguns dos mitos mais comuns sobre o seguro de vida, para ajudar a esclarecer suas dúvidas e obter conhecimentos que lhe permitirão tomar uma decisão acertada. Porque, ao contrário de todos os mitos, o seguro não é uma decisão emocional. 

Além disso, oferece conveniência e capacidade de estruturar produtos para toda a vida. É o ÚNICO produto que oferece retornos garantidos de longo prazo sem opção de compra. O desafio de administrar a volatilidade do mercado e das taxas de juros para o futuro é um conjunto de habilidades possuídas apenas pelas seguradoras de vida!

Então, quais são alguns dos mitos comuns?

Mito 1: O seguro de vida só é útil após a minha morte

Mitos mais comuns sobre seguro de vida
Homem com cara de dúvida

Fato: O seguro de vida é uma ferramenta de gerenciamento de risco. O risco não deve estar associado apenas à morte, mas também à longevidade. Os avanços na medicina e na ciência estão prolongando a expectativa de vida. Se você vivesse até os 90 anos e parasse de trabalhar aos 60, como administraria suas despesas? O risco também diz respeito aos investimentos, que podem ser afetados pela volatilidade do mercado, mau planejamento financeiro ou falta de disciplina financeira. 

O seguro pode ajudá-lo a proteger seu futuro financeiro. Existem várias opções que podem ajudá-lo a construir um corpus para torná-lo financeiramente independente durante a aposentadoria, cobrir despesas médicas exorbitantes ou aumentar sua riqueza. Você sempre se beneficiará de um investimento oportuno no produto de seguro certo de acordo com sua necessidade – avaliação de adequação.

Mito 2: Minha empresa me cobre, então não preciso de outra apólice

Fato: Seu empregador cobre você apenas até que você seja empregado da empresa. A apólice é rescindida quando você sair ou se aposentar. Se a organização tiver problemas financeiros, eles podem até cancelar a apólice ou reduzir os benefícios. Nesse caso, você ficará preso quando mais precisar de cobertura de seguro. 

O seguro do empregado pode ser suficiente quando você é jovem, saudável e sem responsabilidades. 

No entanto, não será suficiente para cobrir as necessidades de sua futura família, como educação dos filhos, casamento, emergências médicas de pais idosos, aumento do custo de vida e assim por diante. Em segundo lugar, a cobertura só pode incluir um benefício por morte. Isso significa que você estará sozinho quando se aposentar, caso não tenha um plano financeiro para cuidar de suas despesas após a aposentadoria.

É aconselhável complementar a cobertura fornecida pelo empregador com outra apólice de seguro personalizada para suas necessidades futuras. Faça uma apólice que possa apoiá-lo financeiramente durante todos os seus anos de vida, bem como manter seus entes queridos financeiramente seguros, caso algo aconteça com você. 

Leia também: Seguro de sucessão empresarial: Como Funciona?

Mito 3: Por que preciso de seguro se sou jovem, solteiro e saudável

Fato: O seguro de vida é um produto que não pode ser comprado quando necessário. Ele precisa ser comprado para um momento em que você precisar. É um ditado muito simples “você não pode segurar um prédio sob fogo”. Deve ser comprado muito antes de você precisar e há muitas razões para isso. Além disso, o melhor momento para comprar uma apólice de seguro de vida é quando você é jovem, pois os prêmios são mais baixos e você pode aproveitar a cobertura de vida alta com prêmios muito baixos.

Se você tem um empréstimo estudantil ou um empréstimo pessoal, este empréstimo pode ser protegido de se tornar um fardo para seus pais devido a qualquer risco de morte, doença ou invalidez à medida que envelhece, sua apólice também pode proteger seus compromissos familiares ou cobrir suas despesas com saúde e aposentadoria.

Mito 4: Seguro de vida é caro

Fato: O prêmio do seguro de vida é o prêmio mais versátil que pode ser encontrado. Depende de vários fatores e pode ser ajustado para se adequar à sua capacidade de pagamento de prêmios e aumentado gradativamente. Quanto mais jovem você for, menor será a taxa de prêmio em qualquer apólice – seja risco puro ou risco com produto de poupança. 

O seguro de longo prazo geralmente oferece uma grande quantia garantida por um prêmio muito baixo. Você sempre pode começar com um pequeno investimento e estender sua cobertura à medida que sua renda e responsabilidades aumentam em diferentes fases da vida. 

Mito 5: Seguro de prazo é a única forma de seguro de vida

Fato: O Seguro a Termo é um dos produtos que cobrem o risco de morrer muito cedo . As seguradoras de vida oferecem vários produtos, como produtos de poupança tradicionais, vinculados a unidades e produtos de pensão para atender às várias necessidades de gerenciamento de risco de diversos segmentos de clientes.

Portanto, avalie suas necessidades financeiras atuais e futuras ao avaliar a compra da apólice. 

Leia também: Qual o momento ideal para contratar um seguro de vida?

Mito 6: Não sou elegível para o seguro porque sou muito velho/tenho uma condição pré-existente

Fato: Precisamos examinar isso no contexto da necessidade para a qual as políticas estão sendo avaliadas. Idade mais avançada pode significar anuidades muito atraentes e é um ponto positivo para esses produtos. 

No caso de uma apólice de risco puro (prazo), a precificação dos produtos é feita com pressupostos médios das condições de saúde. Portanto, quando houver idades e condições médicas fora da mediana/média, eles precisarão ser precificados para acomodar o risco mais alto. No caso de certos valores discrepantes para o intervalo, eles podem não ser riscos precáveis.

Também é importante observar que as apólices de prazo são compradas para proteger a perda do potencial de ganho futuro.

Mito 7: Obterei melhores retornos de investimentos além do seguro de vida

Fato: As comparações de produtos devem ser feitas de maneira semelhante. Você compararia um smartphone dividindo seus componentes em telefone, câmera, navegador etc.? Da mesma forma, os produtos de seguro de vida oferecem vários recursos e, assim como um smartphone, podem ser uma combinação de muitos recursos: riscos de mortalidade, riscos de morbidade, riscos de longevidade, retornos garantidos, retornos vinculados ao mercado, cobertura vitalícia, entre outros. Portanto, a comparação de recursos independentes pode não dar ao cliente clareza e uma perspectiva holística. 

As características distintivas, no entanto, são que os rendimentos da maioria das apólices de seguro de vida são isentos de impostos. As apólices de seguro de vida normalmente são instrumentos financeiros de longo prazo, que oferecem retornos competitivos ajustados ao risco em relação a outras classes de ativos, no longo prazo.

Mito 8: A apólice só pode estar no nome da pessoa que a comprou

Fato: Qualquer pessoa com uma fonte regular de renda e que não seja menor de idade pode comprar um seguro de vida, seja em seu próprio nome ou em nome de seu cônjuge ou filhos. Algumas seguradoras oferecem uma apólice de seguro conjunta para cobrir ambos os cônjuges em uma única apólice. 

Os pais podem investir em um plano infantil para proteger as necessidades futuras de seus filhos. Caso o filho seja menor de idade, a partir dos 18 anos, a apólice passará a ser do filho. 

Mito 9: O pagamento de sinistros é um aborrecimento e a seguradora pode negar o pagamento ou reter uma parte

Fato: Uma companhia de seguros pagará sinistros de apólices existentes. Esse é o propósito fundamental da empresa. Nesse contexto, é importante lembrar que a apólice de seguro é um contrato de máxima boa-fé. Assim, a política é tão válida quanto às informações fornecidas pelo cliente. Além disso, os prêmios precisam ser pagos regularmente para manter a apólice válida. 

As seguradoras estão constantemente adotando a digitalização em todos os seus processos, incluindo o processo de sinistros, para torná-lo descomplicado. 

Toda família e indivíduo tem suas próprias necessidades financeiras distintas. O que pode servir para um pode não ser a melhor opção para outro. É aconselhável consultar um consultor de seguros para encontrar um plano que melhor se adapte a você.

O seguro é um investimento importante e o dinheiro bem gasto somente se você encontrar o plano certo. Você entenderá o valor que ela oferece a longo prazo. Não deixe que esses mitos comuns façam você pensar o contrário. 

Agora que já conhece os mitos mais comuns sobre seguro de vida, aproveite para acompanhar o nosso blog e saber mais sobre o seguro de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes