dormindo-com-sono-em-dia

Higiene do sono (como melhorar sua vida ao fechar os olhos ainda hoje)

Nesse post curto vamos falar sobre a higiene do sono, e como a qualidade do mesmo impacta diretamente todas as áreas da sua vida. Desde o profissional até o pessoal, seu sono “controla” e determina os resultados de todas as áreas. 

Além disso, nesse post também vamos te dar um passo-a-passo prático para que você possa melhorar seu sono ainda hoje, sem precisar realizar consultas, nem consultorias. Claro, essas são boas opções, mas nossa missão aqui é deixar sua vida extremamente prática.

Vamos lá?

qualidade-do-sono
Plena e relaxante noite de sono

O que é a Higiene do sono (e porquê você deveria saber disso)?

A higiene do sono é a mudança ou a reorganização dos hábitos diários que você já possui, pensando em melhorar a qualidade do seu sono. Essa higiene pode ser feita na rotina de crianças, adolescentes e adultos. 

Sempre com bastante atenção, porque cada caso é um caso e o seu sempre vai precisar de um cuidado a mais. 

Os hábitos que temos estão diretamente relacionados com quem convivemos. Muitas das vezes você só dorme tarde porque seu irmão ou esposa também dormem, e como consequência acaba prejudicando seu sono. É por isso que é tão importante fazer uma boa higiene do mesmo. Afinal, a qualidade do seu sono define a qualidade da sua vida. 

As mudanças que vamos propor a seguir são extremamente fáceis (e até prazerosas) de fazer, e nós garantimos: esse é o melhor guia do mundo no assunto Higienização do Sono. 

OBS.: Não precisa aplicar todas as mudanças de uma vez. Respeite seu próprio tempo e vá aos poucos (mas comece hoje!).

bocejando-enquanto-dorme
Hábito ruim que ceifa o sono

Os 8 grandes hábitos que RENOVAM a higiene do seu sono (e melhoram a qualidade da sua vida)!

1. Dormir de 6h a 8h todos os dias: esse é o tempo que você precisa para que seu corpo descanse e fique pronto pra mais um dia. Se você respeitar esse tempo e dormir sem interrupções, todas as decisões que você toma enquanto está acordado são mais bem pensadas. Como consequência, seus resultados em todas as áreas melhoram. Esse estudo aqui fala bastante sobre o tema. 

2. Evitar estimulantes: Cafés e chás são ótimos, desde que você NÃO queira dormir. Esses dois estimulantes fazem com que seu cérebro produza MENOS melatonina, que é o hormônio que te causa sono e te faz bocejar algumas horas ( e também próximo) antes de dormir. Tenha amor pelo seu sono, e evite-os a noite.

3. Evitar álcool: bebidas alcoólicas muitas vezes parecem trazer a sensação de relaxamento. Porém, invadem seu sono, uma vez que atacam seu sistema nervoso. Basicamente, elas atrapalham a produção da melatonina, então seu sono demora pra vir, e quando vem, não vem da forma correta. Você dorme, mas não descansa. 

4. Evitar cochilos: o sono durante o dia, em alguns casos, pode prejudicar uma noite plena de sono. 

5. Evitar estímulos durante a madrugada: quando não conseguimos dormir, nossa tendência é procurar algo para fazer. Prefira atividades relaxantes, evitando as que sejam estimulantes, como fumar, beber e comer.

6. Atividades físicas pela manhã: realizar um esporte ou treinar pela manhã também ajuda a dormir melhor. Já fazer exercícios à noite pode ser estimulante demais, não ajudando em uma noite tranquila. É como se deixasse você mais “ativo”. 

7. Jantar e ceia: deve-se optar por realizar uma última refeição completa pelo menos 4 horas antes de se deitar. No entanto, também é importante não dormir de barriga vazia. Por isso, os especialistas sugerem fazer uma ceia para não ativar a fome durante a noite.

8. Banho morno ou quente: De acordo com estudos, um banho relaxante e morno uma ou duas horas antes de dormir pode melhorar em até 3 vezes a qualidade do seu sono.

” Acho que tenho insônia… como identificar e resolver esse problema?”

Essas são ótimas perguntas, e talvez você tenha pensado nelas enquanto lia esse artigo.

Em geral, as pessoas acreditam que insônia é a ausência total de sono. Na verdade, são todas as dificuldades do sono: começar a dormir, manter o sono, despertar antes das 6-8 horas de sono, ou sono não reparador. Ou mesmo quem dorme muitas horas e não tem a sensação de sono reparador.

As pessoas estão dormindo mal e têm se esquecido do que é dormir bem. O sono reparador é fundamental para tomar decisões e reiniciar todos os circuitos emocionais do nosso cérebro. Quando isso acontece, pensamos melhor e tomamos melhores decisões durante o dia.

Quando existe alguma dificuldade para dormir todos os dias de 6 a 8 horas ininterruptas, é importante buscar ajuda médica, pois já pode ser sinal de insônia. No final desse post vamos te mostrar como nós podemos te ajudar com isso (e resolver esse problema em pouco tempo). 

dormindo-de-boa
Dormindo tranquilo

Como nós do Proteção 247 podemos te ajudar?

Nós do Proteção 247 prezamos pela segurança, previsibilidade e estabilidade familiar, e fornecemos três tipos de ajuda para garantir esses 3 pilares. A primeira é ajuda médica, através do Médico na Tela, que te conecta a um médico em qualquer momento do seu dia, em questão de segundos.

O outro é o serviço de Assistência Funeral, onde resolvemos todas as partes burocráticas do funeral do falecido segurado, para aliviar a família e permitir que descansem. 

E por fim, o serviço de Acidentes Pessoais onde ajudamos você de várias formas, em que explicamos nesse aqui.

Ficou alguma dúvida?

Comente no espaço abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes