Gerenciamento do seu seguro de vida: revisões e atualizações regulares

Gerenciamento do seu seguro de vida: revisões e atualizações regulares

Você sabia que é possível fazer o gerenciamento do seu seguro de vida e analisar tudo que está incluso e o que precisa fazer parte da sua apólice?

Sim, anualmente você consegue rever todas as coberturas assistidas em seu seguro. No momento do contrato, caso você tenha estabelecido um valor aos seus dependentes, porém deseja fazer uma atualização, esse é bom momento

Em caso de morte, seus dependentes como cônjuge e filhos, ou qualquer outra pessoa que você tenha determinado, podem receber uma assistência funeral para cobrir todas as despesas que vão surgir.

Além disso, se você tem a intenção de alterar o valor pago em uma indenização, nesta revisão você receberá total assistência para estabelecer as novas condições.

Para que não se esqueça, o seguro de vida é uma apólice que te protege quando algo acontecer com você, por exemplo, em caso de doenças crônicas, acidentes, incapacidade temporária ou total de exercer suas funções.

Desta forma, você e sua família estarão seguros financeiramente e, se porventura ocorrer a morte, sua família também receberá toda assistência necessária. Então, vamos conferir nos próximos tópicos as revisões e atualizações regulares.

Revisão e atualização do seguro de vida: qual o momento ideal?

Gerenciamento do seu seguro de vida: revisões e atualizações regulares
Homem assinando contrato

O cálculo do seguro de vida se baseia na sua estrutura de vida: idade, estado civil, saúde, renda mensal, dentre outras informações. Ou seja, o valor da sua apólice é com base na sua realidade de vida.

Para tanto, com o passar do tempo as informações podem mudar. Se houver mudanças na sua vida, consequentemente, o seu seguro precisa mudar para que acompanhe sua nova realidade.

Após você contratar sua apólice, você deve realizar o gerenciamento do seu seguro de vida pelo menos uma vez ao ano. Semanalmente podemos passar por mudanças em nossa vida, então no seguro é a mesma coisa.

Tenha a pandemia do coronavírus como exemplo. Tínhamos uma vida normal e, de repente, no início de 2020 nossas vidas mudaram completamente. Insegurança, medo, distanciamento social, demissões em massa e ninguém estava preparado para viver isso.

Soubemos que não só o Brasil, mas outros países, estavam vivendo uma pandemia. Essa declaração foi pela pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e a cada notícia dita, era uma informação diferente.

Com isso, toda a nossa rotina mudou drasticamente e tivemos que nos adaptar ao novo. 

Trabalhos home office foram adaptados para aquelas empresas que conseguiam exercer suas tarefas sem que precisasse estar presencialmente no escritório, outras decretaram fechamento por não conseguir dar continuidade ao negócio.

Milhares de vidas foram perdidas por um vírus que, por muitas vezes, foi taxado. Porém, era algo muito pior, similar a doenças que já tinham assolado séculos antes, como o 18 e 19.

Assim, é possível entender que nossa vida está em constante mudança e com uma apólice também ocorre da mesma forma. Após o contrato, você não deve deixar de revisá-la nunca. 

É fundamental que você reveja se algo precisa ser modificado independente do tempo de vigência do contrato. Você também pode conferir as coberturas e identificar valores acrescidos que não são suficientes.

Portanto, você deve notificar a seguradora sobre as atualizações que necessita fazer ou converse com seu corretor e saiba como essas mudanças podem afetar no cálculo do seu seguro. 

Leia também: Benefícios do seguro de vida: protegendo sua família e seu futuro

Por que você deve revisar seu seguro de vida?

Revisar o seu seguro de vida pode se dar por inúmeros motivos. Os motivos mais comuns que podem ocorrer na vida das pessoas são: casamentos, nascimento dos filhos, divórcio, morte de algum beneficiário, entre outros.

Esses pontos podem ter grande impacto no valor do seguro de vida e nas coberturas presentes. Da mesma forma que você pode revisar seu seguro para acrescentar outras coberturas, excluir algum beneficiário também é possível.

Se porventura no momento em que contratou o seguro você era uma pessoa solteira e hoje está casada, também pode incluir seu marido ou esposa como beneficiário. 

Agora, se passou por um divórcio recentemente e precisa excluir seu cônjuge do seguro, isso também é possível durante a revisão. Assim como pode incluir filhos em sua apólice para garantir a segurança deles.

Pode ocorrer também de você ser responsável por uma pessoa que ficou inválida ou idosa, então este momento é para ser pensado sobre incluí-la em seguro, pois você se tornou responsável financeiro por ela. 

Como fazer o gerenciamento do seu seguro de vida?

Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é. Você pode fazer o gerenciamento do seu seguro de vida com a corretora onde contratou sua apólice. E isso vai ocorrer através do endosso e deve ser solicitado ao seu corretor.

Para isso, você deve levar em consideração todas as mudanças que ocorreram em sua vida desde a contratação da apólice até o presente momento de sua vida. Você pode incluir novos dependentes, novas coberturas ou fazer alguma exclusão.

Sendo assim, você deve realizar essas revisões anualmente e não deixar faltar nada em seu seguro de vida.

Caso ainda não tenha um seguro, não perca mais tempo e contrate já o seu com o Seguro Proteção 24/7 e garanta a segurança para você e seus dependentes que tanto ama. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes