Fentanil: Como usar e para que serve!

Conhecido como fentanyl ou fentanila, o fentanil é um remedio opioide com forte poder analgesico, geralmente é indicado para aliviar a dor crônica, dor muito forte ou para auxiliar os efeitos de uma anestesia geral ou local, ou no controle da dor no pós-operatório.

Esse medicamento pode ser comercializado na forma de adesivo transdérmico, possuindo várias dosagens, podendo ser aplicado pela própria pessoa. Geralmente é encontrado em farmácias ou drogarias com apresentação de prescrição médica e retenção da receita pela a farmácia.

Em hospitais os fentanil é encontrado na forma de injeção, sempre aplicada por um profissional de saúde diretamente no músculo, na veia ou nos espaços entre as vértebras da coluna vertebral.

Para que serve

O fentanil na forma de adesivo transdérmico trata-se de um medicamento indicado para o tratamento da dor crônica ou dor muito forte que necessite de anestesia com opióides e que não pode ser tratada com combinações de alguns paracetamol e opioides, analgesicos não esteroides ou com opioides de curta duração.

O fentanil injetável é indicado para uso pós-operatório imediato, como componente analgésico ou como complemento à indução da anestesia geral e anestesia local, coadministrado com neurolépticos na pré-medicação, e como anestésico único com oxigênio em alguns pacientes de alto risco, e administração epidural para dor pós-operatória, parto cesáreo ou outros procedimentos abdominais.

Como usar 

Este medicamento tem a posologia variável, dependendo da forma farmacêutica que esteja a ser utilizada:

Adesivo transdérmico

Nessa forma farmacêutica podemos encontrar diversas dosagens disponíveis, as mais comuns são: 12, 25, 50, 75 ou 100 mcg de fentanil por hora, durante 72  horas. A dose prescrita depende da intensidade da dor, do estado geral da pessoa e dos medicamentos analgésicos já tomados, podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos de idade, a dose e a duração do tratamento precisa ser prescrito por um médico.

Para aplicar o adesivo, selecione uma área de pele limpa, seca, sem pêlos e intacta na parte superior do tronco ou no braço ou na área das costas. Em crianças, deve ser colocado na parte superior das costas para que ela não tente removê-lo. Pode entrar em contato com a água após a aplicação.

Se o adesivo sair após um período de uso, mas antes de 3 dias, ele deve ser descartado adequadamente e um novo adesivo aplicado em local diferente do anterior, e o médico notificado. Após três dias, o adesivo pode ser removido dobrando-o duas vezes, com o lado adesivo voltado para dentro e descartando com segurança. Depois disso, você pode aplicar o novo adesivo de acordo com as instruções da embalagem, evitando o mesmo local do anterior. A data em que o adesivo foi colocado também deve ser anotada na parte inferior da embalagem.

Solução injetável 

O fentanil injetável pode ser aplicado diretamente em uma veia ou músculo por um profissional de saúde, dependendo da recomendação do médico, ou por via epidural (correspondente ao espaço entre as vértebras da coluna), devendo esta aplicação ser administrada pelo médico executante.

Alguns fatores que devem ser considerados na determinação da dose adequada devem incluir idade, peso, condição física e saúde, além de outros medicamentos em uso, o tipo de anestesia utilizada e o procedimento envolvido na cirurgia

Efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer ao usar o  adesivo transdérmico de fentanil em adultos são insônia, sonolência, tontura, náusea, vômito ou dor de cabeça. Em crianças, os efeitos colaterais mais comuns  são dor de cabeça, vômitos, náuseas, constipação, diarreia ou coceira generalizada. Com o fentanil injetável, os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento são náuseas, vômitos ou rigidez muscular.

O uso regular de fentanil  em doses superiores às recomendadas pode causar dependência, pois essa substância é mais eficaz que a morfina, portanto, apenas uma pequena quantidade pode garantir o efeito. Assim,  os receptores de dopamina, que são os neurotransmissores liberados após o uso de opioides, podem deixar de funcionar adequadamente com o uso regular, sendo necessário um aumento na dose da substância para atingir o mesmo efeito, levando ao vício.

Como contratar um seguro Proteção 24/7?

Se você tem interesse em saber mais como funciona o seguro Proteção 24/7 como valores, benefícios e o que está vinculado à apólice, basta entrar em contato com a nossa equipe através do nosso WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes