conjuntivite-forte-nos-olhos

Conjuntivite: causas e tratamentos!

Nesse post, vamos explicar as principais causas que desenvolvem a conjuntivite (e também como evitá-las), além de oferecer uma breve explicação sobre como ela funciona e alguns dos seus sintomas.

Vamos lá?

conjuntivite-no-olho
Inflamação no olho que expõe a conjuntivite

O que é a conjuntivite?

A conjuntivite nada mais é do que a inflamação da conjuntiva (o branco dos olhos). Os primeiros sinais e sintomas são a vermelhidão na parte branca dos olhos, o lacrimejo, a sensibilidade à luz, entre outros que podem variar de acordo com a conjuntivite presente (que depende do agente patogênico).

Normalmente, a conjuntivite dura no máximo 15 dias, podendo o tempo de duração variar de acordo com o tipo de conjuntivite presente e não costuma deixar sequelas. Pode ser aguda ou crónica e afetar apenas um olho (esquerdo ou direito) ou os dois, geralmente, afeta os dois (bilateral).

Causas da conjuntivite

A causa mais comum é a infeção provocada por diversos tipos de agentes patogênicos, como bactérias, mas também podem ser vírus e fungos, sendo os dois primeiros os agentes mais frequentes na causa da conjuntivite.

A conjuntivite também pode ser causada por agentes químicos e físicos de ordem diversa, como por exemplo, corpos estranhos, calor intenso, gases irritantes, fumaça, entre outros.

Alguns problemas de visão, como miopia, também podem causar conjuntivite, uma vez que, podem desencadear um esforço excessivo do aparelho ocular e consequentemente provocar inflamação da conjuntiva.

Sintomas da conjuntivite

Os sintomas de conjuntivite variam de acordo com o tipo.

Porém, independente do agente patogênico, os sintomas iniciais mais frequentes são o prurido, lacrimejo e a fotofobia (sensibilidade à luz).

Você pode ler mais sobre os sintomas nesse site: Sintomas Frequentes Conjuntivite.

Tratamento da conjuntivite

O tratamento da conjuntivite é determinado pelo agente causador da doença. A medicação ou remédio a utilizar para curar a conjuntivite variam de acordo com o agente responsável pela inflamação (vírus, bactérias, fungos, etc).

Se a conjuntivite é causada por vírus, o tratamento é efetuado aplicando colírios de corticóides e lágrimas artificiais. No caso da conjuntivite causada por bactérias são utilizados colírios antibióticos que devem ser prescritos pelo oftalmologista, uma vez que alguns colírios são contra-indicados e podem provocar sérias complicações e agravar a doença.

A conjuntivite provocada por agentes químicos ou físicos, costuma evoluir favoravelmente e costuma desaparecer ao fim de alguns dias sem tratamento, a menos que surjam complicações.

Normalmente, o tratamento para conjuntivite é eficaz em todos os casos, não existindo muitas complicações, contudo, elas são possíveis em determinadas situações. Uma das complicações da conjuntivite acontece quando ocorre infecção da córnea (ceratite). O tratamento da ceratite também é efetuado com colírios antibióticos.

olhos-com-conjuntivite
Conjuntivite exposta no olho esquerdo

Consulte um médico sempre que puder!

Agora, o ideal mesmo é que assim que você perceber algum dos sintomas que comentamos antes, entre em contato com seu médico.

Nesses tempos de isolamento, entendemos que isso é mais difícil, portanto nós oferecemos soluções que podem facilitar sua vida nesse quesito.

Uma delas é a Médico Online, e você pode saber mais sobre ela clicando no link a seguir: Mais Informações Sobre O Médico Online

Ficou alguma dúvida?

Use o campo abaixo para tirar suas dúvidas ou agregar com algum conhecimento seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes