aquisicao-de-bens

Comprar ou Alugar? (carro ou imóvel)Oque devo fazer?

Nesse post vamos discutir as vantagens (e desvantagens) da compra e do aluguel de um carro. Depois desse post, vai ficar mais claro a melhor escolha para você.

compra-de-carro
Compra nova que satisfaz.

O que vale mais a pena: comprar ou alugar um carro?

Para começar, é interessante analisar a situação referente a compra ou aluguel dos veículos. Para saber se vale mais a pena comprar ou alugar um carro, entenda mais sobre cada uma dessas modalidades a seguir!

Como funciona a compra de carro?

A compra de um veículo pode ser feita de diversas formas. Após escolher o automóvel que mais atende às suas necessidades, você deve optar por um dos seguintes meios de pagamento:

  • financiamento: a instituição quita o bem e você paga as prestações acrescidas de juros para ela. Em alguns casos, há a exigência de um valor de entrada;
  • consórcio: você paga as parcelas do consórcio e só tem acesso à carta de crédito para comprar o bem se for contemplado por sorteio, der um lance vencedor ou quitar todas as mensalidades;
  • à vista: você quita todo o valor do automóvel em parcela única após a assinatura do contrato.
  • Após a compra, é necessário organizar a documentação para regularizar a transferência do veículo. Alguns exemplos na compra de um carro são: emplacamento, certificado de registro de veículo (CRV), impostos, entre outros.
chaves-novas
Chaves novas da aquisição.

Quais são as vantagens?

As vantagens de comprar um carro estão ligadas ao conforto e à mobilidade que o automóvel oferece. Ao ter um veículo próprio, você pode ir onde desejar com maior comodidade do que ao depender de transporte público ou táxi, por exemplo — e sem pagar aluguel.

Assim, você não depende dos horários de serviços de transporte, tem mais conforto ao viajar e pode chegar mais rápido ao seu destino. Além disso, um carro pode proporcionar mais segurança, especialmente para quem precisa esperar pelo transporte público em lugares ermos.

Quais são as desvantagens?

Já as desvantagens de comprar um carro estão relacionadas às despesas com IPVA, seguro, combustível e manutenção do automóvel. Ao adquirir um veículo, você deve ter consciência de que ele pode gerar gastos elevados, especialmente carros mais antigos.

Ademais, a desvalorização de um carro pode surgir assim que ele sai da concessionária. Ou seja, logo ao adquirir um veículo novo, por exemplo, parte do dinheiro é perdida com a depreciação natural do bem. Assim, no momento da venda o preço costuma ser mais baixo do que o montante investido na aquisição.

aquisicao-de-bens
Nova aquisição com gestão.

Quando e para quem a compra de um carro pode ser mais indicada?

A compra de um carro pode ser indicada quando não existem outras opções com melhor custo-benefício. Ela também é válida para quem não deseja ter limitações relacionadas ao veículo (como limite de quilometragem a rodar, comum no aluguel).

Além desse quesito, é importante considerar a preferência pessoal. Há quem apresente o desejo de ter a posse de um automóvel para cuidar da forma que achar conveniente, fazer personalizações etc. Assim, a compra pode ser mais atrativa do que o aluguel para muitas pessoas.

Como funciona o aluguel de carro?

Agora que você conhece informações relevantes sobre a compra de um carro, é o momento de aprender sobre o aluguel do veículo. Muitas pessoas conhecem essa possibilidade no aluguel diário, durante viagens. Mas também é possível fazer a assinatura de um automóvel.

O aluguel de carro mensal ou por assinatura é um serviço no qual o cliente paga o preço determinado e pode usufruir do veículo pelo período contratado. Pode ser indicado para quem não quer lidar com burocracias e deseja concentrar todos os pagamentos ligados ao carro em uma mensalidade. Geralmente, há limite de quilometragem para rodar, entre outras exigências que variam conforme a locadora.

aquisicao-de-carro
A compra de um carro novo.

Quais são as vantagens?

As vantagens de alugar um carro começam pela eliminação da burocracia, pois toda a documentação, revisão anual e seguro são de responsabilidade da locadora. Os custos com impostos e licenciamento também estão inclusos na mensalidade.

Outra vantagem é dirigir um carro novo, pois os aluguéis são realizados com veículos zero quilômetro. Assim, você pode ter sempre um veículo novo, sem precisar vender o antigo e lidar com o processo de compra novamente.

Quais são as desvantagens?

As desvantagens de alugar um carro são mais notadas por quem gosta de fazer modificações no automóvel, já que isso não é possível. Também é preciso lidar com limitações relacionadas à quilometragem e às regras do aluguel.

Outra possível desvantagem é a necessidade de separar o valor do aluguel todos os meses. Em alguns casos, a mensalidade pode ser maior que o valor da parcela de um financiamento.

Para quem o aluguel mensal de carro é indicado?

O aluguel mensal de um carro pode ser indicado para quem não quer perder tempo com burocracias e deseja concentrar todos os pagamentos ligados ao carro em uma mensalidade. Muitas vezes, mesmo pagando a mais pelo serviço de aluguel, o valor compensa a comodidade.

Vale a pena comprar ou alugar imóvel?

Até aqui você compreendeu sobre a compra e o aluguel de carro. Agora vale a pena entender os detalhes em relação à compra e o aluguel de um imóvel para saber qual opção é mais interessante para a sua realidade.

Confira!

nova-aquisicao-de-casa
Compra de imóvel

Como funciona a compra de imóvel?

Assim como na compra de um veículo, existem diversas formas de pagamentos para adquirir um imóvel. A mais comum é o financiamento, que pode ser realizado com uma instituição financeira ou diretamente com a construtora.

Nessa modalidade, em regra, é necessário pagar uma entrada para parcelar o restante do valor do imóvel — acrescido de juros. Também é possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como parte do pagamento.

Já o consórcio de imóveis funciona da mesma maneira que o de automóveis. Assim, quem adquire um consórcio só obtém o bem após receber a carta de crédito. Por fim, no pagamento à vista, o valor do imóvel deve ser pago integralmente no momento da assinatura do contrato.

Quais são as vantagens?

Uma das principais vantagens de comprar um imóvel é ter a liberdade de fazer reformas e mudanças na propriedade, conforme julgar necessário. Nesse sentido, muitos proprietários se sentem mais confortáveis e acolhidos quando podem decorar e modificar a casa conforme a sua personalidade, por exemplo.

Ainda, ao ter a posse de um imóvel, as pessoas costumam ter a sensação de segurança e estabilidade — especialmente quando pensam no momento da aposentadoria.  

aluguel-de-casa-que-gera-felicidade
Aluguel de casa bem sucedido e negociado.

Quais são as desvantagens?

Já em relação às desvantagens, elas se concentram na parte financeira, principalmente no caso do financiamento. Isso porque essa modalidade de compra gera uma dívida de longo prazo, exigindo um planejamento financeiro eficiente.

Outra observação é que um imóvel financiado não é definitivamente do comprador enquanto a dívida não for quitada. Isso significa que, se você não conseguir pagar o financiamento, a instituição financeira pode retomar o imóvel.

Quando e para quem a compra de um imóvel pode ser mais indicada?

Como você viu, a compra de um imóvel pode ser indicada para quem prefere maior liberdade para utilizar a propriedade ou busca segurança em relação à permanência no local.

Ela também pode ser uma opção para as pessoas que desejam ficar muitos anos no mesmo local, criando memórias afetivas nele. Por exemplo, um casal com filhos pode desejar que as crianças tenham um lugar para colecionar lembranças, sem o risco de ter que devolver a propriedade por solicitação do dono.

Como funciona o aluguel de imóvel?

Após entender sobre a compra de imóveis, é válido conhecer as particularidades do aluguel. O aluguel de imóvel consiste em um contrato de locação por um prazo acordado entre o inquilino e o locatário. Geralmente, o tempo mínimo de permanência no imóvel é de um ano.

Esse período pode ser prorrogado até que uma das partes queira encerrar o contrato. Ao contrário do aluguel de carro, o locador pode se responsabilizar pela manutenção da propriedade em situações específicas, descritas na Lei do Inquilinato e no contrato de locação.

compra-de-imovel-bemn-negociada
Compra com gestão.

Quais são as vantagens?

Uma das vantagens do aluguel é que a mensalidade costuma ter um custo mais baixo do que a prestação de um imóvel — comparando propriedades de um mesmo padrão. Assim, é possível morar em um local melhor, pagando menos do que a parcela de um financiamento.

Ademais, alugar um imóvel e investir o restante do dinheiro para realizar a compra no futuro pode ter maior custo-benefício. Outra vantagem do aluguel é poder se mudar com facilidade, caso a propriedade não atenda mais às suas necessidades.

Quais são as desvantagens?

As desvantagens de alugar um imóvel, em geral, se referem à falta de estabilidade. Afinal, o locador pode solicitar o imóvel de volta e você terá que se mudar, mesmo não estando preparado para isso. Outro inconveniente é não poder realizar mudanças sem autorização do dono da propriedade.

Quando o aluguel pode ser mais vantajoso e para quem pode ser mais indicado?

O aluguel pode ser mais indicado para pessoas que não pretendem ficar muito tempo no imóvel. Por exemplo, quem tem uma mudança de cidade em vista ou planos para aumentar a família. Essa modalidade também pode ser interessante para pessoas que não se importam em mudar de local.

Além disso, o aluguel pode ser mais vantajoso para quem não tem o dinheiro para comprar um imóvel ou prefere investir o capital para adquirir uma propriedade à vista no futuro. Há, ainda, pessoas que preferem morar de aluguel e deixar o montante investido, gerando renda passiva.

Como avaliar se vale mais a pena comprar ou alugar um bem?

Como você pôde acompanhar até o momento, a decisão sobre comprar ou alugar um imóvel ou um carro depende de diversos fatores. Dessa maneira, alguns dos aspectos a considerar na decisão são: o momento de vida, a situação financeira e o desejo atual.

Em relação às finanças, vale saber que pode ser mais vantajoso investir o dinheiro da compra e utilizar o rendimento para planejar a aquisição no futuro ou mesmo ajudar a pagar o aluguel. Assim, você tem maior liquidez em seu patrimônio.

Contudo, essa não é uma regra absoluta. Dependendo das condições do financiamento e das limitações dos investimentos, pode ser mais vantajoso financiar a propriedade. Por exemplo, um financiamento com taxa de juros menores e baixo valor de entrada pode valer a pena.

Assim, é necessário ponderar os prós e os contras de cada modalidade para entender qual é a mais adequada para a sua realidade. Afinal, como se trata de uma decisão importante que afeta diversos aspectos da vida, não é apenas a vantagem financeira que influencia na escolha.

compra-de-imovel
Aquisição bem sucedida.

Como nós do Proteção 247 podemos te ajudar?

Nós do Proteção 247 prezamos pela segurança, previsibilidade e estabilidade familiar, e fornecemos três tipos de ajuda para garantir esses 3 pilares. A primeira é ajuda médica, através do Médico na Tela, que te conecta a um médico em qualquer momento do seu dia, em questão de segundos.

O outro é o serviço de Assistência Funeral, onde resolvemos todas as partes burocráticas do funeral do falecido segurado, para aliviar a família e permitir que descansem. 

E por fim, o serviço de Acidentes Pessoais onde ajudamos você de várias formas, em que explicamos nesse aqui.

Ficou alguma dúvida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes