dor-na-mao

Como se proteger da Lesão por Esforço Repetitivo?

Nesse post vamos falar sobre um assunto que pesa em boa parte dos brasileiros: a dor crônica. Você já a sentiu em alguma parte do corpo? Ela pode ser uma lesão por esforço repetitivo, bem conhecida pela sigla LER. Muitos trabalhadores são acometidos por essa condição, que diminui muito o bem-estar e afeta o desempenho profissional.

Então, se você desconfia que sofre de lesão por esforço repetitivo, este post é para você! Nele, explicaremos o que é essa condição e o que é preciso ser feito para se blindar e evitar que ela apareça em seu corpo.

Mas atenção: jamais descarte a consulta com um médico para a confirmação de diagnóstico e tratamento.

maos-machucadas-por-digitar
Lesão no pulso pela repetição da “teclagem”

Mas antes… O que é lesão por esforço repetitivo(LER)?

Essa lesão é uma inflamação decorrente de alguma ação que é feita repetidas vezes e de forma contínua. 

Ela faz parte da seleção de doenças mais comuns para quem trabalha em escritórios, fábricas ou qualquer lugar em que um movimento seja reproduzido várias vezes. A LER também pode ser desencadeada por uma postura incorreta mantida por muito tempo.

Quando o indivíduo realiza um mesmo movimento exageradamente, ele aciona as mesmas musculaturas que acabam sendo sobrecarregadas. O músculo, quando ativado, sofre pequenas lesões em suas fibras.

Durante o descanso, ele se reconstitui. Quando esse descanso é insuficiente, essa recuperação não é feita adequadamente, aumentando as chances de uma lesão aparecer.

Quais são os sintomas?

A LER não passa despercebida, pode ser muito dolorida para quem é acometido por ela e prejudica a qualidade de vida. Os sintomas, por exemplo, são variados, sendo que a pessoa pode apresentar somente um, ou todos. 

Confira a seguir os principais sinais de alerta que podem indicar a lesão por esforço repetitivo:

  • Cansaço (ou fadiga) muscular;
  • Limitação da capacidade de movimentar uma parte do corpo;
  • Dormência;• 
  • Dificuldade para movimentar a parte do corpo afetada;
  • Formigamento;
  • percepção de pontadas;
  • Dor local;
  • Perda de força;
  • Sensação de Peso, etc;

Como evitar essa condição terrível?

Agora que você já sabe o que é a lesão por esforço repetitivo e quais são os principais sintomas, vamos mostrar quais medidas as pessoas podem adotar para se protegerem dessa condição. Confira a seguir o que fazer para evitar a LER!

  • Faça pausas

A primeira dica para se proteger contra a LER é fazer pausas entre as suas atividades. Por exemplo, se você trabalha digitando, coloque o despertador do celular para avisar você sobre a necessidade de dar uma parada no trabalho.

O intervalo ideal é a cada meia hora, mas não é necessário que seja feita uma pausa longa. Cinco minutos de descanso já podem ser suficientes para que o seu corpo se recupere e esteja pronto para mais uma pequena jornada.

  • Atente-se à postura

Outra importante ação para evitar a LER é manter a postura correta. Muitas vezes, não é o movimento repetitivo o causador da lesão, mas sim uma sobrecarga postural na mesma região por muito tempo.

Um exemplo clássico de LER que tem acontecido atualmente é a sobrecarga da coluna cervical em decorrência do uso do celular.Na maioria das vezes, as pessoas tendem a baixar o pescoço para mexer no aparelho, ficam por bastante tempo nessa posição e acabam sobrecarregando a região.

  • Invista na ergonomia

Um ambiente de trabalho ergonômico também é ótimo para prevenir a lesão por esforço repetitivo. Por isso, investir em uma mesa adequada, cadeira na altura certa, apoio para os pés, para os cotovelos, para as costas e para a cabeça é um excelente negócio.

Além de prevenir a LER, o ambiente de trabalho ergonômico também proporciona um maior conforto, aumenta a produtividade e evita outros problemas decorrentes de uma postura inadequada.

  • Alivie as dores

Por fim, a última dica para proteger o seu corpo das lesões por esforço repetitivo é aliviar as dores constantemente. Acima de tudo, uma dor em seu início não significa propriamente que a LER já está desenvolvida.

Ela pode ser apenas um indício de que algo não está adequado e correto no ambiente de trabalho, na sua casa ou no lugar que você costuma realizar movimentos repetidos.

Tratar as dores no início, adotando medidas para aliviá-las pode ajudar a não desenvolver a LER. No entanto, é preciso estar atento ao motivo que levou a essas dores. Algumas formas de amenizar os desconfortos é se alongar constantemente e fazer compressas geladas no local dolorido.

dor-no-pescoco-por-trabalhar-em-frente-ao-pc-todo-dia
Dor no pescoço após frequência de trabalho em frente a um computador, sem devidos cuidados

Como nós podemos te ajudar?

Nós do Proteção 247 prezamos pela segurança, previsibilidade e estabilidade familiar, e fornecemos três tipos de ajuda para garantir esses 3 pilares. A primeira é ajuda médica, através do Médico na Tela, que te conecta a um médico em qualquer momento do seu dia, em questão de segundos.

O outro é o serviço de Assistência Funeral, onde resolvemos todas as partes burocráticas do funeral do falecido segurado, para aliviar a família e permitir que descansem. 

E por fim, o serviço de Assistência Pessoal, onde ajudamos você de várias formas, em que explicamos nesse aqui.

Ficou alguma dúvida?

Comente no espaço abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes