isolamento-no-espelho

Como lidar com o isolamento social durante a quarentena

Nesse post vamos falar sobre os principais problemas que a quarentena trouxe e como você pode lidar com um dos principais: a solidão.

Esse post está repleto de informações atualizadas, revisadas e que podem aliviar muito esse momento da vida que vai passar em breve para todos nós.

Vamos lá?

mulher-olhando-pela-janela-na-quarentena
Mulher isolado por conta da quarentena

A Nova Preocupação Do Brasileiro

Lidar com a solidão na quarentena tornou-se a preocupação de muitos brasileiros, inclusive os que vivem com família ou colegas. 

Afinal, a solidão é muito mais sobre se sentir sozinho, solitário, do que estar fisicamente sozinho. 

A pessoa afetada por isso se torna incapaz de se conectar com terceiros ou com uma situação particular, sentindo-se solitária, como se ninguém fosse capaz de compreendê-la. 

O isolamento social vivido hoje é algo incontrolável que obrigou 100% das pessoas a reduzirem ou cortarem totalmente o contato com outros indivíduos. 

Embora o isolamento seja uma medida preventiva, o simples fato de não ser permitido sair de casa para viver a vida como sempre se viveu, é um motivo suficiente para deixar qualquer pessoa fora de si 

Portanto, não se culpe por isso, aprenda a como lidar com a solidão para que você possa viver bem na quarentena. Desse modo, até os momentos mais críticos passarão a ser mais brandos!

Como lidar com a solidão na quarentena?

A necessidade de se comunicar com o próximo está dentro de todos nós. Procuramos interações sociais para fins de diversão, de prazer e de necessidades.

Com a quarentena, as vivências foram reduzidas a uma rotina tediosa,quatro paredes foram impostas a todos nós, querendo ou não. Mesmo que você esteja trabalhando fora, por necessidade, ou remotamente, não há muito espaço disponível para experiências novas como na vida pré-pandemia.

A ansiedade, a tristeza, o medo, a raiva, a incerteza, o estresse e, principalmente, a solidão são sentimentos que têm estado bem presentes no período de isolamento. Mas não precisa ser assim. 

Nos próximos pontos deste post vamos ver formas efetivas para lidar com esse momento que pode ser tão assustador!

solidao-exemplo
Isolamento na prática

Solidão X Solitude

Existe uma diferença absurda entre esses dois temas, e vou explicá-los agora.

A solidão representa a sensação de se sentir sozinho, e isso implica em sentimentos de vazio, inquietação e tristeza. 

Enquanto isso, a solitude significa aproveitar a própria companhia. Ou seja, uma pessoa que tem solitude é uma pessoa que ama passar tempo consigo mesmo, e por isso não vê problema na quarentena, por exemplo.

E é por isso que nesse post estamos te dando uma série de conselhos que podem te ajudar a conquistar solitude, pois é isso que pode melhorar e muito a sua vida.

Voce pode ler mais sobre solitude clicando no link a seguir: Solitude.

Mantenha contato com amigos e família!

Marque um horário para conversar por pelo menos 2 minutos com pessoas próximas, por chamada de vídeo. 

Não deixe de compartilhar a sua vivência na quarentena, os seus sentimentos e planos para o futuro. A solidão tende a nos fazer não querer conversar com ninguém… 

Isso acontece porque o desânimo surge da tristeza e do aborrecimento. Nos primeiros dias de isolamento social, a necessidade de conversar provavelmente era mais intensa. A situação era nova e muitos ainda se adaptavam às mudanças feitas em seu modo de vida. 

É comum essa vontade ter diminuído com o passar do tempo. Além disso, a perda de contatos com amizades mais casuais também é esperada. Ainda assim, sempre converse com as pessoas mais próximas para nutrir esses relacionamentos. 

Busque aprendizados

O que podemos aprender nesta quarentena? Como lidar com a solidão, por exemplo, é uma ótima lição para ser carregada para o resto da vida. Afinal, nem sempre teremos pessoas queridas ao nosso redor ao enfrentar desafios. 

A rotina mais tranquila também pode despertar reflexões sobre o modo de vida acelerado que muitos viviam. No mundo pré-pandemia, será que você prestava atenção na sua saúde mental ou focava demais em chegar ao próximo compromisso?

Atente-se a isso e garanto que você vai se sentir melhor!

Levante o braço! Chame um profissional.

Se você já tentou de tudo e ainda não descobriu como lidar com a solidão, com a ajuda psicológica. Não há nada de errado em admitir que não está conseguindo administrar suas emoções.

Os psicólogos são profissionais com experiência em ajudar as pessoas a lidarem com angústias, medos, pensamentos, dores, entre outras coisas do tipo… 

Além disso, nós do Protecao 247 oferecemos nosso serviço, o Psicólogo na Tela, onde te fornecemos um profissional que atende 24 horas por dia, para ajudar você a resolver qualquer problema em relação a solidão que possa sentir.

Para saber mais sobre esse serviço, clique no link a seguir: Mais Informações Psicólogo Na Tela.

trabalhando-durante-o-isolamento
Trabalhando durante o isolamento

Ajudamos você?

Deixe a gente sabendo disso através dos comentários abaixo, ou tire uma duvida própria!

O campo abaixo é seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes