abraco-de-pai-e-filha

Como lidar com a saudade em tempos de quarentena?

Nesse post vamos discutir sobre a saudade, a emoção mais difícil de se explicar, mas que todo mundo entende.

O problema é que em tempos de pandemia, sentir saudades ganha um novo peso. Por conta do distanciamento e isolamento social, muitas pessoas se viram obrigadas a deixar de conviver com quem se ama, a fim de protegê-los. E isso cria uma bola de neve de saudades que pode gerar transtornos, doenças, entre outros problemas. 

saudades-da-familia
Saudades que dói e aperta

Mas afinal, sentir saudades é algo bom ou ruim?

A saudade nem sempre é algo que se goste de sentir. Até porque, como gostar de um “sentimento nostálgico e melancólico associado à lembrança de pessoa ou coisa ausente, distante ou extinta”, como é dito pelo dicionário brasileiro?

Por outro lado, lembrar com carinho de um lugar que se conheceu, de bons amigos e experiências que vivemos é sim, agradável. É quando se sentir saudoso é uma experiência positiva. 

Ou seja, não é simples determinar de forma definitiva se a saudade é boa ou ruim. O que importa é o equilíbrio e a gestão dessa dessa saudade, para que não se torne prejudicial a sua saúde emocional.

A alimentação também pode impactar nisso, e para te ajudar nós fizemos um post só sobre alimentação saudável, mas agora vamos te dar dicas práticas de como lidar com a saudade em um momento tão frustrante como o qual estamos vivendo.

Guia Prático para lidar melhor com a saudade!

01 – Seja grato pelas boas experiências

Se ficamos saudosos, seja por uma pessoa ou por alguma época que vivemos, é porque eles nos fizeram bem. Ser grato por isso colabora muito para amenizar a falta que sentimos e nos ajuda a focar nas boas experiências que vivemos na vida.

02 Não tente (de jeito nenhum) segurar a pulso sua saudade

Não tente evitar o sentimento: a aceitação da saudade é o primeiro passo para quem deseja aprender a como lidar com ela. Mesmo sendo difícil, é necessário entender que a saudade não surge para nos trazer raiva ou tristeza, mas sim gratidão, pois é a nossa história.

03 – A tecnologia é sua grande aliada, use-a

Podemos matar as saudades dos parentes e amigos com ligações, aplicativos de mensagens, redes sociais ou videochamadas.

04 – Esteja rodeado de pessoas queridas

Quando a saudade aperta, contar com um ombro amigo para uma conversa, um abraço ou simplesmente para estar junto pode fazer toda diferença. Não se acanhe em se cercar de boas companhias para desabafar e falar sobre seus sentimentos.

05 – SEMPRE procure por ajuda profissional

Está tudo bem buscar um profissional para ajudar nesses momentos. Muitas vezes uma terapia é o que precisamos para refletir sobre os sentimentos que surgem com a ausência de quem amamos. 

o-aconchego-da-saudade
O prazer da saudade

Nós estamos nessa luta com você!

Com os produtos Proteção 247, você nunca está sozinho! Eles dão a certeza de que se pode contar com sua tripla proteção sempre que precisar. 

Seja nosso produto de Médico na Tela, onde garantimos que você seja atendido por um médico online, 24 horas por dia..

Ou nosso serviço de Seguro de Acidentes Pessoais, que alivia sua rotina de uma forma única por te passar tranquilidade…

Ou nosso Plano Funeral, que serve para ajudar sua família a passar pelo momento de luto com extrema “suavidade”, sem sofrer tanto financeiramente.

Ficou alguma dúvida?

O campo abaixo é seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes