O choque cardiogênico é uma condição na qual o coração não consegue bombear sangue suficiente para suprir as necessidades de todo o corpo porque as contrações do músculo cardíaco diminuem, causando uma queda significativa na pressão arterial, falta de oxigênio nos tecidos, acúmulo de líquido nos pulmões e uma diminuição da quantidade de sangue nas artérias coronárias, que são vasos sanguíneos que transportam sangue para o coração.
Esse tipo de choque é uma das principais complicações do infarto agudo do miocárdio e, se não tratado imediatamente, pode ser fatal em quase 50% dos casos. Portanto, se houver suspeita de choque cardiogênico, é muito importante ir imediatamente ao hospital para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.
Sintomas
Os principais sintomas são:
- Aumento da respiração;
- Aumento excessivo da frequência cardíaca;
- Desmaios súbitos;
- Pulso fraco;
- Sudorese sem motivo aparente;
- Pele clara;
- Pés e mãos frios;
- Diminuição do débito urinário.
Em casos de acúmulo de líquido nos pulmões ou edema pulmonar, também pode ocorrer falta de ar e sons incomuns ao respirar, como chiado no peito.
Como o choque cardiogênico é mais comum após um ataque cardíaco, também é possível surgir os sintomas de um ataque cardíaco, como aperto no peito, dor que se espalha para o braço, ombro ou mandíbula, um nó na garganta, náusea ou vômito.
Diagnóstico
O diagnóstico de choque cardiogênico deve ser feito o mais rápido possível no hospital e, portanto, em caso de dúvida, é muito importante ir rapidamente ao pronto-socorro do hospital. Além dos exames de sangue, o médico pode utilizar determinados exames, como aferição da pressão arterial, eletrocardiograma e radiografia de tórax, para confirmar o choque cardiogênico e iniciar o tratamento mais adequado.
Causas
Embora um ataque cardíaco seja a causa mais comum de choque cardiogênico, outras condições também podem causar essa complicação. Outras causas possíveis incluem:
- Doenças das válvulas cardíacas;
- Insuficiência ventricular direita;
- Miocardite aguda;
- Doença arterial coronariana;
- Arritmias cardíacas;
- Trauma direto no coração;
- Intoxicação do coração por medicamentos e toxinas.
Além disso, nos estágios mais avançados da sepse, que é uma infecção geral do corpo, também pode se desenvolver choque cardiogênico, que quase sempre leva à morte.
Tratamento
O tratamento do choque cardiogênico geralmente é iniciado imediatamente no pronto-socorro do hospital, mas depois requer uma internação na unidade de terapia intensiva, onde vários tratamentos podem ser realizados para aliviar os sintomas, melhorar e alterar a função do coração, tornando mais fácil a circulação do sangue. Os principais tratamentos são:
- Uso de medicamentos;
- Cateterismo;
- ECMO;
- Cirurgia.
Como contratar um seguro Proteção 24/7?
Se você tem interesse em saber mais como funciona o seguro Proteção 24/7 como valores, benefícios e o que está vinculado à apólice, basta entrar em contato com a nossa equipe através do nosso WhatsApp.