Benefícios da terapia comportamental

Benefícios da terapia comportamental

Nunca foi tão falado em terapia antes da pandemia ao qual ainda enfrentamos da Covid-19. A Associação Brasileira de Psicologia da Saúde mostrou em um estudo realizado que, mais de 80% da população brasileira está fazendo algum tipo de terapia.

Mas, dentre os atendimentos realizados nessa área específica da saúde, hoje queremos explicar melhor a você sobre a terapia comportamental. O que será que significa e os seus benefícios? Continue conosco neste artigo para saber.

Do que se trata a terapia comportamental?

Benefícios da terapia comportamental
Terapeuta e paciente em atendimento

Esse método de terapia está baseado na cognição humana e seu estudo iniciou por volta da década de 70. Este conceito retrata as percepções, comportamento, interpretação e conhecimento prévio dos estímulos, gerando respostas coniventes a eles. 

Ou seja, é a forma como percebemos tudo que está ao nosso redor a partir dos sentidos. Logo, a terapia comportamental procura modificar o pensamento do paciente cuja finalidade é ajustar os possíveis problemas que possam surgir.

Leia também: Você sabe o que é Adenite?

Benefícios da terapia comportamental

Agora que você entendeu para que serve a terapia cognitiva, queremos mostrar a você 5 benefícios que você deve aproveitar ao realizar esse tipo de tratamento. Veja quais são:

Comprovação científica

Comprovada cientificamente, a terapia comportamental (ou TCC como é conhecida),  é uma das terapias mais bem mencionadas e tem por embasamento evidências científicas. Quem deu origem a esse modelo de terapia foi o Dr. Aaron Beck. 

Junto de seus colegas, o psicanalista e professor da Universidade da Pennsylvania, acompanhou estudos fundamentais que tratavam dessa linha de pesquisa e criou esse método de psicoterapia. 

A teoria de Beck e práticas clínicas apresentaram que a terapia comportamental “é efetiva na redução de sintomas e taxas de recorrência, com ou sem medicação, em uma ampla variedade de transtornos psiquiátricos”, declara o estudo feito pelo psiquiatra brasileiro Paulo Knapp, divulgado pela Revista Brasileira de Psiquiatria, em 2008.

Cuida da origem do problema 

O terapeuta que atua para tratar a abordagem cognitiva-comportamental parece com um detetive: ele vai investigar a origem do que está afetando a saúde mental do seu paciente, traumas, histórico familiar e de que forma ele consegue assimilar com o presente.

Leia também: Benefícios do óleo de avestruz!

Transforma o raciocínio e o comportamento do paciente 

O terapeuta comportamental tem a função de levar o paciente a ter uma mudança de pensamento e comportamento, mostrando direcionamentos de uma boa conduta que ele pode ter dali para frente. 

De acordo com o Instituto de Terapia Cognitiva do Brasil, diz que a terapia cognitiva “inicialmente objetiva devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, através da intervenção sobre as suas cognições, a fim de promover mudanças nas emoções e comportamentos que as acompanham. Ao longo do processo terapêutico, no entanto, atua diretamente sobre o sistema de esquemas e crenças do paciente a fim de promover sua reestruturação. Em paralelo à reestruturação cognitiva, o terapeuta cognitivo utiliza ainda uma abordagem de resolução de problemas”.

Tem foco 

Outro benefício da terapia comportamental é porque este tipo de acompanhamento tem um foco no que deseja tratar, ou seja, visa cuidar do pensamento do paciente para trazer-lhe soluções assertivas.

Não podemos deixar de esquecer que cada tratamento é tratado de forma distinta, devendo o profissional analisar cada paciente sem estabelecer o período de tratamento — podendo ser de curto, médio ou longo prazo — o profissional precisa dar tempo e entender as situações que aflige o seu paciente.

Oferece apoio a distúrbios simples até mesmo graves

A terapia comportamental pode ser oferecida àqueles que sofrem de algum tipo de distúrbio como depressão, compulsão alimentar, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de ansiedade generalizada, estresse, traumas, etc. O estudo de Beck também visa oferecer tratamento para síndrome do pânico, abuso de substâncias, transtornos de personalidade, esquizofrenia, bipolaridade, causas interpessoais e raiva.

Como receber a terapia comportamental de um profissional de confiança?

Sofre com algum dos distúrbios mencionados acima ou algum outro que não mencionamos? Não se preocupe! Estamos aqui para ajudar você. O Seguro Proteção 24/7 conta com um atendimento exclusivo do Psicólogo na Tela.

Este serviço trata-se de uma terapia 100% online onde você pode contar com um profissional qualificado e disposto a ajudar você, analisando diretamente a origem da sua causa, lhe trazendo uma solução precisa. 

Você pode contratar um plano exclusivo e com preço acessível. Para saber mais, clique aqui e veja como. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes