A azia é uma situação bastante desconfortável, comum em mulheres grávidas e em pessoas que estão acima do peso, pois nestas situações o estômago sofre pressão das estruturas ao redor. Além disso, os sintomas de azia podem acontecer após uma refeição com muito volume ou rica em gordura, já que a digestão é mais complicada e pode favorecer o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, levando ao aparecimento dos sintomas, sendo os principais:
- Má digestão;
- Sensação de queimação no estômago, que pode se estender até a garganta;
- Sensação de estômago cheio;
- Refluxo dos alimentos;
- Arroto constante e involuntário;
- Estômago inchado;
- Gosto ácido ou amargo na boca.
- Além disso, nos casos mais graves, o refluxo do ácido clorídrico do estômago pode atingir todo o esôfago, causando um queimação na região do peito que é chamada de pirose, além de provocar tosse, gosto amargo na boca e arrotos constantes.
Como saber se realmente está com esse problema?
O diagnóstico da azia é feito pelo gastroenterologista por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Além disso, pode ser indicada a realização de exames com o objetivo de identificar a causa relacionada com a azia, como a endoscopia alta digestiva, por exemplo, que é um exame poderá evidenciar alterações na laringe e no esôfago como o esôfago de Barrett, e verificar o bom funcionamento da válvula que fecha o estômago e impede o refluxo dos alimentos para o esôfago. Entenda como é feita a endoscopia alta.
O que fazer
Nos casos em que os sintomas de azia são frequentes, é importante que o médico seja consultado para que seja identificada a causa e, assim, ser indicado o melhor tratamento para aliviar os sintomas. No entanto, é possível promover o alívio da dor e queimação do estômago através de algumas mudanças no dia a dia, como por exemplo:
- Evitar comer muito;
- Evitar alimentos ácidos, gordurosos, picantes ou muito condimentados;
- Não fumar;
- Não beber nada às refeições;
- Não deitar-se logo após comer;
- Usar um travesseiro alto para dormir ou colocar um calço de 10 cm na cabeceira da cama;
- Não usar roupas justas ou apertadas;
- Não ficar muito tempo sem comer;
- Fazer exercícios físicos com regularidade;
- Só tomar medicamentos sob orientação médica.
Os melhores remédios para azia são os antiácidos, como Pepsamar e Omeprazol. Mas é importante dizer que os antiácidos atuam diminuindo a acidez do estômago e podem ser eficazes na azia, mas nem sempre resolvem a causa da azia, e por isso é importante consultar um médico. Além disso, o chá de funcho e o suco de limão são boas opções para aliviar os sintomas de azia de forma natural. Confira outras opções remédios caseiros para azia.
Como nós do Proteção 247 podemos te ajudar?
Nós do Proteção 247 prezamos pela segurança, previsibilidade e estabilidade familiar, e fornecemos três tipos de ajuda para garantir esses 3 pilares. A primeira é ajuda médica, através do Médico na Tela, que te conecta a um médico em qualquer momento do seu dia, em questão de segundos.
O outro é o serviço de Assistência Funeral, onde resolvemos todas as partes burocráticas do funeral do falecido segurado, para aliviar a família e permitir que descansem.
E por fim, o serviço de Acidentes Pessoais onde ajudamos você de várias formas, em que explicamos nesse aqui.