dois-idosos-em-frente-ao-lago

Assistência Funeral: Suporte à Família

A assistência funeral foi um dos serviços com maior índice de pesquisa no ano de 2020 com o alastramento do coronavírus. O motivo é muito simples: a preocupação com o falecimento tornou-se muito maior.

Nesse post, vamos explicar exatamente o que você deve esperar desse tipo de serviço e também clarear alguns conceitos que podem estar confusos para você.

Sua família: principal preocupação.

familia-feliz-juntos
Família feliz levantando filho.

Não apenas em nossos serviços, mas qualquer serviço de Assistência Funerária que você contratar, você precisa saber o que ele vai fazer para ajudar sua família.

Em caso de falecimento do segurado, é essencial que o serviço:

  • Alivie burocracias: ao invés da família do segurado precisar lidar com papeladas e outras necessidades que tornam o momento ainda mais pesado….O serviço de Assistência Funerária deve cuidar disso.
  • Pagar todas as contas: todos os gastos que acontecer em relação ao funeral, e levando em consideração o que foi contratado pelo segurado, precisam ser pagos pela seguradora. Portanto, deve ser feito o pagamento para a pessoa cujo nome foi preenchido pelo segurado.

Com isso bem esclarecido, vamos à um ponto que confunde algumas pessoas.

Auxílio funeral é a mesma coisa que Assistência Funeral?

flores-voando
Jardim lindo do campo.

Na hora de assinar o contrato de assistência funeral, é comum que dúvidas como essa levem os familiares a cometerem um erro. É imprescindível alertar para o fato de que a assistência funeral não é a mesma coisa que o auxílio funeral. Essa confusão, como vamos ver, pode fazer uma grande diferença no momento de cuidar dos procedimentos obrigatórios para a homenagem e sepultamento do ente querido.

Na assistência funeral, é a seguradora que se responsabiliza pela contratação de empresas para prestar os serviços necessários ao sepultamento e homenagem fúnebre. No auxílio funeral, é responsabilidade da família realizar a contratação da empresa para a execução do serviço.

Portanto, como se vê, a assistência funeral garante, de certo modo, maior conforto e paz à família, na hora do luto.

Isso justamente pelo fato de que assume para si a responsabilidade pelo processo funeral, precisando de apenas a ligação de um dos familiares.

Portanto, a maioria das pessoas dizem que a assistência funeral costuma ser a melhor opção, não apenas para a pessoa falecida, mas principalmente para os parentes e familiares, pois permite que foquem no que realmente importa durante a despedida do ente querido:

Passar os últimos momentos com a pessoa falecida, prestando as devidas homenagens, é essencial nesse momento difícil.

Principais tipos ou modalidades de Assistência Funeral

caixao-com-flor
Caixão com flor sobre ele.

A assistência funeral compreende mais de um plano, podendo ser:

Assistência Funeral Individual

Cobre apenas o titular do plano. O valor varia de acordo com os tipos de serviços adicionados ao plano. No entanto, costuma se comparar ao valor de cobertura de aproximadamente R$2.500,00. É um preço inicial, não um fixo.

Assistência Funeral Familiar

Cobre tanto o titular do plano como os seus familiares — cônjuge e filho, por exemplo.

É importante destacar que para cada modalidade existem critérios específicos que devem ser observados pelos interessados, como o limite máximo de idade para aderir aos planos (geralmente, 70 anos) e a sua abrangência: nacional, local ou regional.

Sobre a abrangência nacional, é essencial saber disso na hora de contratar o serviço. Assim, é possível ficar tranquilo, sabendo que pode contar com a seguradora quando necessário, independente de onde você esteja.

Serviços contemplados na Assistência Funeral

A Assistência Funeral, normalmente, cobre os seguintes serviços:

  • Urna
  • Higienização do corpo, bem como a sua ornamentação;
  • Paramentos e velas;
  • Coroa de flores;
  • Véu;
  • Carro fúnebre;
  • Livro de visitantes, a depender do local;
  • Registro em cartório, conforme a legislação regional;
  • Locação de sala para velório;
  • Locação de jazigo por tempo certo.
  • Taxa de cremação ou de sepultamento;

Como funciona a assistência funeral?

Após o falecimento do ente querido, a família deve entrar em contato com a seguradora, que dará início ao processo para elaborar a documentação exigida para liberar o corpo e assim liberá-lo para homenagem fúnebre e sepultamento. Segundo a organização, Pais em Luto, a documentação necessária após o falecimento distingue o tipo de morte, que pode ser natural ou acidental.

Porém, ainda antes, é importante ler o contrato ou a apólice com total cuidado para verificar quais são as suas responsabilidades e quais são as da seguradora. Normalmente, é a seguradora que fica responsável por todo o processo do funeral, mas não se pode descartar a possibilidade de a família personalizar a Assistência Funeral conforme a sua disponibilidade orçamentária.

Entretanto, nessa situação, a seguradora costuma enviar um profissional para acompanhar a família durante o processo do funeral e do processo de liberação do corpo junto ao órgão competente, para que assim tudo se dê de forma tranquila e a família fique em paz.

E então? Ficou alguma dúvida?!

Fique à vontade para perguntar no campo mais abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes