cheiro-do-cigarro

Apague o cigarro, acenda sua vida!

Nesse post curto, vamos falar sobre os perigos do tabagismo e como isso pode acabar com a vida do viciado, a não ser que ele mude a rotina o quanto antes.

Além disso, também vamos te dar um passo-a-passo que você pode seguir pra te ajudar a se livrar desse vício, mas lembre-se: nada do que falamos aqui substitui a ajuda de um profissional da saúde, e por conta disso nós temos um serviço que pode transformar a sua vida da água pro vinho porque conta com médicos prontos para te atender 24 horas por dia.

Para saber mais sobre isso, clique no link a seguir : Médico Na Tela 24 horas

Vamos começar.

cigarro-algemado
Exposição do que representa o vício no cigarro.

Efeitos do vício

As consequências do tabagismo vão muito além do câncer de pulmão, que é o resultado mortal do hábito de fumar mais conhecido.

Problemas cardiovasculares também estão  entre as consequências mais sérias. Fumantes possuem até três vezes mais chances de sofrerem infartos do miocárdio.

  • A hipertensão é outra consequência do tabagismo. Nesse caso, ela é causada pelas catecolaminas, substância cuja produção é estimulada pelo hábito de fumar e que contrai os vasos sanguíneos.
  • Doenças do trato respiratório são comuns em fumantes. Entre todas, pode-se destacar a bronquite, enfisema pulmonar, asma e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, conhecida também como DPOC, que é uma junção de diversos problemas respiratórios que bloqueiam a transmissão do ar para os pulmões.
  • As úlceras na pele podem ser relacionadas ao tabagismo, pois fumar diminui a produção natural de colágeno e outras substâncias que protegem a pele, deixando-a mais desprotegida.
  • Úlceras gástricas também são consequências sérias, pois fumar enfraquece o músculo responsável por bloquear o contato de ácidos com o esôfago.
  • Fumantes sofrem maior risco de contrair catarata, osteoporose e trombose. Mulheres que fumam podem ter a menopausa antes dos 40 anos, visto que o cigarro pode ocasionar a falência ovariana, enquanto homens podem sofrer com disfunção erétil. O tabagismo também pode causar infertilidade em todos os gêneros.
  • Além de consequências sérias para a saúde, o tabagismo afeta a estética. Envelhecimento precoce, amarelamento dos dentes e dedos são apenas algumas das consequências. Até o brilho e a força dos cabelos são impactados.

Como se livrar do vício?

Troque o tabagismo pela saúde!

Comece novos hábitos como correr na rua, frequentar a academia, ou apenas fazer caminhadas. A prática de exercícios físicos libera a endorfina, que causa a sensação de prazer no organismo. A endorfina pode combater a ansiedade e o mau humor de quem está em abstinência de nicotina. Além de serem uma ótima distração contra a vontade de fumar.

  • Elimine os gatilhos

Existem diversos fatores que levam à vontade de fumar. É preciso se afastar aos poucos de tudo que desperte o desejo de fumar. Pare de deixar cinzeiros espalhados pelos cômodos e se afaste dos amigos que te incentivam a fumar quando estão com você.

  • O bolso é um ótimo amigo nessas horas

Faça uma planilha de quanto você está economizando ao não precisar mais comprar maços de cigarro e tente mantê-la atualizada. Um fumante regular não tem ideia do quanto gasta por mês. Isso pode ser um belo incentivo se você perceber que pode trocar os cigarros por algo que você queira comprar, por exemplo.

  • Comece devagarinho!

Parar de fumar não acontece do dia para noite. Você precisa ir acostumando seu corpo e seu cérebro a viver sem o cigarro. Especialistas dizem que o ideal é diminuir o consumo gradualmente, se possível de 20% a 25% por semana.

Conte com o  Proteçao 247

Através de ajuda médica 24 horas por dia, nós iremos te ajudar a passar por todo esse processo da melhor forma possível, além de termos em nosso acervos os melhores psicólogos da área que irão te ajudar no auxílio emocional e mental durante esse período de adaptação

Pra saber mais sobre o assunto, clique no link a seguir: Medico na Tela.

Alguma dúvida?

O campo abaixo é seu…

Compartilhe uma história, uma pergunta, uma dica, tudo! Aqui você é bem vindo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes