homem-se-acabando-na-cerveja

Alcoolismo: saiba mais sobre isso e como detê-lo!

Nesse post curto vamos te explicar como funciona o alcoolismo, quais  são suas origens e como você pode se livrar desse vício com o menor sofrimento possível.

Vamos lá?

recusando-cerveja
Expressando resistencia à cerveja.

O que é Alcoolismo?

 Considerada doença pela OMS, o alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool. O uso constante, sem controle e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis.

A pessoa dependente do álcool prejudica a própria vida, a da família, e a de amigos e colegas do trabalho.

O que é o abuso de álcool?

 Ele é diferente do alcoolismo porque não inclui uma vontade incontrolável de beber, perda do controle ou dependência física, o abuso de álcool têm menos chances de incluir tolerância do que o alcoolismo (a necessidade de aumentar as quantias de álcool para sentir os mesmos efeitos de antes)

Sintomas do Alcoolismo

O alcoolismo, também conhecido como “síndrome da dependência ao álcool”, é uma doença que se desenvolve após a ingestão descontrolada de álcool, frequentemente associado aos seguintes sintomas (que não necessariamente ocorrem juntos):

  • Compulsão: uma necessidade forte ou desejo incontrolável de beber
  • Dificuldade de controlar o consumo: não conseguir parar de beber depois de ter começado
  • Sintomas de abstinência física, como náusea, suor, tremores e ansiedade, quando se para de beber
  • Tolerância: necessidade de doses maiores de álcool para atingir o mesmo efeito obtido com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substância.

Diagnóstico e Exames

Se você já pensou que deveria diminuir seu consumo de álcool, ou se já foi criticado por conta da bebida, ou mesmo já se sentiu mal ou culpado por beber…

É bem provável que você esteja viciado em álcool. 

Porém, a fim de ter certeza, é recomendável que você busque o diagnóstico de um profissional na  área da saúde que irá te indicar com mais precisão o que precisa ser feito. 

Tratamento e Cuidados

Reconhecer que precisa de ajuda para um problema com álcool não é fácil. Porém, tenha em mente que, quanto antes vier a ajuda, melhores serão as chances de uma recuperação bem sucedida.

Em nossa sociedade se mantém o mito de que um problema com álcool é sinal de indecência. Como resultado disto, você pode até achar que procurar ajuda é admitir algum tipo de defeito, que você deveria se envergonhar. Contudo, o alcoolismo é uma doença como outra qualquer.

Portanto, não hesite em pedir ajuda.

Quando falar com seu médico sobre o uso de álcool, tente ser o mais completo e honesto possível. Isso é necessário para que ele possa avaliar se você está ou não tendo problemas com o álcool. Você também pode passar por exames físicos. Se o médico concluir que você é dependente doálcool, ele deve recomendar que você se dirija a um especialista para tratar o alcoolismo, que vai explicar e indicar o tratamento mais adequado.

Tratamento

A natureza do tratamento depende do grau de dependência do indivíduo e dos recursos disponíveis. O tratamento pode incluir a Desintoxicação (processo de retirar o álcool de uma pessoa com segurança);

  • O uso de Medicamentos, para que o álcool se torne aversivo, ou para diminuir a compulsão pelo álcool;
  • Aconselhamento, para ajudar a pessoa a identificar situações e sentimentos que levam à necessidade de beber, além de construir novas maneiras de lidar com essas situações. 

OBS.: Os tratamentos podem ser feitos em hospitais, em casa ou em consultas ambulatoriais. O envolvimento e apoio da família são muito bem vindos para a recuperação. 

Alcoolismo é curável?

Não, mas há tratamento.

Isto significa que, mesmo que um dependente de álcool esteja sóbrio por muito tempo, ele é suscetível a recaídas. Por isso deve-se evitar qualquer bebida alcoólica, em qualquer quantidade. “Reduzir” o consumo pode até retardar problemas, mas não é suficiente: a abstinência é necessária para que a recuperação seja bem-sucedida.

O que fazer se você for apenas um “abusador” de álcool?

  • Examinar os benefícios de parar de beber e o risco de continuar bebendo
  • Analisar as situações que desencadeiam seus padrões não saudáveis de consumo de bebidas alcoólicas, e desenvolver novas formas de lidar com essas situações.

Algumas pessoas que pararam de beber depois de terem tido problemas relacionados ao álcool frequentam o AA(alcoólicos anônimos) para obter informação e apoio, mesmo não sendo dependentes.

Complicações possíveis

O consumo excessivo e contínuo de álcool aumenta o risco para complicações de saúde. 

Os efeitos do álcool sobre cada indivíduo são diferentes e dependem de uma série de fatores, mesmo quando consumido em quantidades iguais. 

Além disso, ainda que o consumo leve a moderado de álcool – até uma ou duas doses* por dia, respeitando ao menos dois dias de intervalo em uma semana e não ultrapassando este limite – possa contribuir na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, maiores quantidades podem elevar esse risco.

Os perigos do álcool

Apesar de ser legalizado, o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que estão próximas. Por essa razão o consumo abusivo de álcool é uma questão de saúde pública. Parte dos acidentes de trânsito, comportamentos anti sociais, violência doméstica, ruptura de relacionamentos e problemas no trabalho são provenientes do uso nocivo de álcool.

bebendo-mais-um-copo-de-cerveja
Bebendo cerveja e alimentando o próprio vício.

Ajuda 24 horas por dia sobre saúde irá te ajudar!

Se você puder contar com um especialista na saúde a qualquer hora do dia, isso irá te ajudar muito!

Por isso aqui no Proteçao 247 nós temos nosso serviço de Médico Na Tela, onde temos médicos 24 horas por dia preparados para te atender.  Clique no link a seguir para saber mais sobre isso: Médico na Tela Informações. 

Ficou alguma dúvida?

O campo abaixo é seu, tire a duvida que quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes