alimentos-doces-com-guten

Afinal, o que é glúten?

Nesse post curto, vamos te explicar exatamente o que é o glúten e como ele pode afetar toda sua vida (de forma positiva, ou negativa).

Nós também vamos te dar um guia simples e prático, sobre como você pode usá-lo ao ao seu favor para favorecer a sua saúde.

E por fim, vamos especificar exatamente quais são os alimentos que você precisa evitar com mais atenção, e também quais são os que mais recomendamos.

Vamos lá?

comidas-cheias-de-gluten
Alimentos carregados de glúten

Glúten

O Gluten nada mais é do que uma proteína presente em cereais como trigo, centeio, malte ou cevada. Quando o glúten é misturado a líquidos, como água, essa proteína forma um tipo de cola. 

Essa cola garante uma maior elasticidade em alimentos como pães, massas e biscoitos. É um alimento que pode ser comido livremente, a não ser que você tenha uma doença celíaca, alergias ou intolerância.

Caso você tenha essas doenças que mencionei, é melhor evitar essa proteína  porque se você ingeri-la, pode desenvolver distensão abdominal, diarreia e perda de peso. 

Quais alimentos estão cheios de glúten?

Por via de regra, qualquer alimento que seja feito com trigo, cevada, cevada ou malte, tais como bolachas, bolos, biscoitos, pães, torradas, cervejas, macarrão e massa de pizza, por exemplo.

No geral, uma alimentação balanceada envolve vários alimentos como os que citei acima, e é por isso que essa é uma proteína consumida em grandes quantidades.

Mas… E quais alimentos NÃO tem glúten?

  • Frutas e vegetais;
  • Leguminosas, como feijão, soja, grão de bico ou lentilha;
  • Cereais, como arroz, quinoa, amaranto, milho e seus derivados;
  • Tubérculos, como batata, fécula de batata, aipim, inhame,
  • Proteínas, como carne, frango, ovos, tofu e peixes;
  • Doces, como açúcar, chocolate, cacau, gelatinas e sorvetes;
  • Temperos, como sal, tomilho, manjericão, orégano;
  • Gorduras, como azeite, manteiga, óleo de coco, sementes de linhaça, de abóbora e de chia.

Esses alimentos e outros que são criados a partir deles, como pão de milho, pão de farinha de grão de bico, são livres de glúten.

OBS.:  TODOS os alimentos industrializados que deixam claro no rótulo que são “gluten-free” ou “sem glúten” podem ser comidos sem medo, caso você tenha as doenças que comentei antes, como doença celíaca, intolerância, entre outras.

Não tenho restrições, existe algum benefício na dieta sem glúten pra mim?

Com certeza! 

Pelo simples fato de evitar comer alimentos industrializados, como biscoitos recheados, bolachas, entre outros, seu corpo no geral começa a funcionar melhor e você sente na prática os benefícios.

O único possível problema é que uma dieta sem glúten pode não ser tão barata assim, mas existem meios sensacionais de encaixar em sua realidade.

alimentos-cheios-de-gluten-que-fazem-mal-a-saude
Outros alimentos que exemplificam o glúten

Nós podemos te ajudar com isso!

Você sabia que o nosso seguro, o proteção 247, também oferece serviços de nutrição?

Então pra que seu processo de adaptação de dietas seja ainda mais fácil e barato, nós temos profissionais prontos pra te atender e prestar o melhor serviço possível, levando em consideração sua rotina e realidade financeira.

E o melhor é que além disso, o proteção 247 vai te garantir uma série de outros benefícios, por um investimento muito menor do que ele realmente vale!

Ficou interessado(a), então clique no link abaixo e veja agora como você pode melhorar várias áreas da sua vida, com um único clique.

Descubra como podemos ajudar essa área da sua vida (e várias outras)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes