Em mês de setembro amarelo se faz necessário falar sobre a saúde mental, para vivermos plenamente, por isso iremos tratar sobre a síndrome do impostor. Trata-se de uma desordem mental. Mesmo não sendo considerada uma doença psiquiátrica, é bastante estudada atualmente. Os principais sintomas são depressão, ansiedade e baixa autoestima, esses sintomas são bastantes encontrados em outros transtornos, por isso é sempre importante o auxílio de um profissional especializado na área.
Pessoas que trabalham no ramo competitivo, como atletas, artistas e empresários têm maior predisposição de desenvolver essa síndrome. Além disso, profissões nas quais as pessoas estão em constante avaliações e testes, é comum o surgimento da síndrome do impostor. E por fim, pessoas que são mais inseguras e que internalizam falhas e críticas também têm maior facilidade de desenvolver.
Todavia, qualquer pessoa tem o risco de desenvolver a síndrome, e em qualquer idade. Tornando-se mais comuns quando se está em condições de julgamento, vulnerabilidade e fragilidade.
Sinais e Sintomas
Maior necessidade de se esforçar
A pessoa com síndrome do impostor não acredita nas suas conquistas e sempre acha que sabe menos que os outros, devido a esse pensamento a pessoa passa a acreditar que necessita se esforçar em excesso. Estão sempre buscando o perfeccionismo, gerando um trabalho exaustivo e até mesmo crises de ansiedade e esgotamentos.
Autossabotagem
Pessoas que convivem com essa síndrome tem como convicção que o fracasso é algo inevitável e que pode acontecer a qualquer momento. Além disso, acredita-se que a qualquer instante alguém que possua mais experiência irá desmascará-lo na frente de todos. Com isso pode-se gerar o comportamento de se esforçar menos, preferindo não gastar energia por algo que acredita que não vai dar certo, diminuindo, assim, a chances de ser julgado pelos outros.
Procrastinação
Essas pessoas geralmente tendem a sempre adiar as tarefas sejam elas básicas ou complexas. Preferindo, assim, deixar as obrigações para o último momento. Também é comum demorar para resolver essas obrigações com o objetivo de evitar o momento de ser avaliado e criticado por esses afazeres.
Tratamento
Caso seja identificado sintomas que estejam relacionados com a síndrome do impostor, é de extrema importância que a pessoa procure um profissional especializado e capacitado para dar todo aporte necessário. Geralmente são prescritas sessões de psicoterapia para auxiliar a internalizar suas capacidades e competências, reduzindo o sentimento de ser uma fraude.
Outros fatores que ajudam bastante são realizar atividades que possam aliviar o estresse, ansiedades e que melhoram a auto-estima, como meditação, atividades físicas e yoga. Além disso, é importantíssimo investir em momentos de lazer.
Como contratar um seguro Proteção 24/7?
Se você tem interesse em saber mais como funciona o seguro Proteção 24/7 como valores, benefícios e o que está vinculado à apólice, basta entrar em contato com a nossa equipe através do nosso WhatsApp.