Em várias fases de nossa vida, nossas necessidades e objetivos financeiros mudam. O seguro de vida é uma ferramenta que fornece uma rede de segurança para a estabilidade financeira da família.
Para acompanhar as mudanças nos objetivos financeiros, nossas necessidades de seguro também devem mudar. Portanto, investir em seguros não pode ser uma decisão única.
Você precisará revisar periodicamente seu investimento em seguro de vida para garantir que esteja adequadamente coberto e que o futuro financeiro de seus entes queridos esteja bem protegido com o seguro de vida para diferentes fases da vida.
Como avaliar um seguro de vida para diferentes fases da vida?
Uma boa maneira de avaliar suas necessidades de seguro é verificar sua cobertura em diferentes fases da vida.
Ao longo dos cronogramas, diferentes decisões e mudanças têm um impacto financeiro sobre você e seus dependentes. Aqui está uma olhada em alguns marcos significativos na vida que ditam suas necessidades de seguro de vida:
Vinte e poucos anos
Sua carreira provavelmente está apenas começando. Você provavelmente não tem nenhum dependente nesta fase da sua vida, a menos que seus pais já tenham se aposentado ou você tenha irmãos que dependem de você.
Da mesma forma, há uma baixa probabilidade de ter quaisquer outras responsabilidades além de um empréstimo educacional.
Este é um ótimo momento para iniciar o planejamento do seguro. Em uma idade jovem e saudável, o prêmio do seguro será muito baixo. Aproveite o mesmo e adquira um plano de seguro que possa cobrir seu empréstimo educacional.
Meados dos anos trinta
Os profissionais assalariados estariam em um nível gerencial médio, enquanto os autônomos/empresários teriam uma receita estável sendo gerada. A maioria das pessoas seria casada e teria filhos, além de pais aposentados.
Neste ponto, você provavelmente tem múltiplas responsabilidades decorrentes do casamento, despesas com filhos e provavelmente um empréstimo de carro e/ou empréstimo pessoal.
As necessidades de seguro nesta fase são muito altas considerando o número de dependentes, mesmo que seu cônjuge esteja empregado. As necessidades futuras da família, especialmente das crianças, devem ser consideradas.
Você precisa de uma cobertura aprimorada que leve em conta as despesas de subsistência da família, pais idosos e a educação dos filhos com cobertura suficiente para atender às responsabilidades pendentes.
Portanto, verifique se a cobertura do seu seguro é de pelo menos 7 a 8 vezes o seu salário anual.
Leia também: Assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana
Quarenta e poucos anos
A essa altura, os profissionais ativos estariam ocupando um cargo gerencial sênior, e os proprietários de empresas procurarão escalar. Essa faixa etária colhe o benefício de uma mudança considerável nos níveis de renda, estilo de vida melhorado, portanto, maiores despesas e padrão de vida.
Agora você provavelmente está sustentando um cônjuge, filhos adolescentes e possivelmente pais. Com jovens adultos, há necessidade de mais espaço. Assim, a probabilidade de aquisição de casa é elevada, complementada por um maior potencial de ganhos.
Embora os empréstimos anteriores já tenham sido pagos, a construção de um imóvel residencial exigirá um empréstimo substancial.
Torna-se imperativo procurar uma cobertura proporcionalmente maior do seu seguro para cobrir a hipoteca.
Você também terá que levar em consideração o custo crescente do ensino superior de que seus filhos precisarão em alguns anos e uma aposentadoria para seu cônjuge.
Meados dos anos cinquenta
Espera-se que os profissionais ativos estejam no quadro da alta administração, enquanto as empresas possivelmente estão bem estabelecidas. As crianças provavelmente já saíram de casa.
A maioria das responsabilidades são geralmente resolvidas, possivelmente com as despesas do casamento dos filhos sendo um custo iminente. Ainda se espera que a compra de um imóvel seja o principal passivo nesta fase da vida.
As necessidades de seguro nessa idade devem se concentrar em uma aposentadoria confortável para seu cônjuge e planejamento patrimonial para cuidar de suas dívidas pendentes e fornecer alguns ativos isentos de impostos para seus filhos.
Leia também: Os diferentes tipos de seguro de vida para casais e famílias
Conclusão
A cobertura do seguro de vida para diferentes fases da vida geralmente atinge o pico entre os anos trinta e quarenta, mas esperar até então para comprar um plano de seguro de vida é uma proposta muito arriscada.
Você precisará de uma apólice de seguro que seja flexível e adaptável às suas metas e expectativas em constante mudança e que cresça com você e suas responsabilidades.
Uma dessas apólices de seguro é o Seguro Proteção 24/7 . Ele garante que, independentemente da fase da vida em que você se encontra, a cobertura é suficiente para atender às necessidades financeiras de sua família.
Com valores acessíveis para contratação, você será segurado por assistência funeral, médico na tela para se consultar sempre que precisar, cobertura por morte acidental e ainda concorre a um sorteio de R$ 10 mil.
Contrate hoje mesmo o seu seguro e aproveite todas as oportunidades da sua contratação.