O seguro de sucessão é um seguro de vida que, por sua vez, protege a vida dos sócios de uma empresa, sendo o beneficiário da apólice é a própria empresa.
Ou seja, caso haja algum sinistro, a organização fica responsável por receber os recursos da companhia de seguros que será utilizada para obter as cotas do sócio falecido junto à sua família.
A composição desse item, atrelada com alterações necessárias no contrato da empresa e as argumentações de boa fé da família dos sócios, são recursos fundamentais para essa contratação.
Qual a importância do seguro de sucessão?
Perder um sócio nos meios corporativos é uma das coisas mais difíceis para lidar, pois, além de ter que passar pelo luto por colegas e familiares, quando se trata de assuntos administrativos e financeiros, há questões que precisam ser resolvidas.
Existem casos em que os herdeiros não têm experiência para assumir a companhia, como também em muitas das vezes, a própria família não tem interesse em liderar os negócios. Não podemos esquecer também que, o sócio falecido era quem sustentava a família e sua morte acaba os deixando à mercê.
Por isso, neste caso, um seguro de sucessão empresarial é ideal, pois ele se encarrega de resolver todos os problemas, não só para a família, como também para toda a organização.
No momento em que a empresa conta com a ajuda para receber as cotas dos herdeiros bem como para contratar um novo profissional experiente para exercer a função, com esse seguro ela consegue flexibilizar seus riscos financeiros e patrimoniais.
Leia também: Qual o momento ideal para contratar um seguro de vida?
Na prática, como funciona o seguro sucessão empresarial?
O seguro de sucessão empresarial funciona como os demais seguros de proteção, oferecendo coberturas como:
- Morte natural ou por acidente;
- Invalidez parcial ou total; e
- Doença grave ou terminal.
No momento da contratação, vale levar em consideração o valor real do patrimônio da companhia e o estado de saúde dos sócios, como em alguns casos, exames podem ser solicitados para comprovação.
Ao ter essas informações em mãos, os especialistas vão calcular os valores mensais e da indenização do seguro.
Prêmio é o valor pago pelo contratante à corretora pela prestação do serviço.
Já a indenização, conhecida como capital segurado, é a quantia paga pela corretora ao segurado quando é caracterizado algum dos sinistros previstos na apólice do seguro (o que está previsto em contrato).
Vale ressaltar que sinistro é o termo utilizado para dizer sobre a concretização dos eventos que o seguro cobre. Isto é, caso o segurado sofra um acidente e este fica impossibilitado de trabalhar temporária ou definitivamente e essa situação estava prevista no contrato, isso significa que houve sinistro.
Leia também: Proteja sua família com o Proteção 24/7 Médico Plus!
Vantagens em contratar um seguro sucessão empresarial
Uma das vantagens em contratar o seguro sucessão empresarial é pelo fato dele ser isento de dois impostos:
- O Imposto de Renda (IR); e
- O Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCDM).
Desta forma, os herdeiros evitam gastos desnecessários, pois o valor em ações que pertence a um sócio geralmente é elevado. Além disso, contam com a indenização, que deve ser feita pela corretora em até 30 dias. Assim, os impactos financeiros sofridos pela empresa são reduzidos.
Caso você precise contratar ou entender melhor sobre o seguro sucessão empresarial, basta entrar em contato com os nossos especialistas através do WhatsApp.