Nesse post vamos explicar de forma direta e objetiva, se as famosas fechaduras digitais são (ou não) uma boa opção pra sua realidade.
Vamos lá?
O que é uma fechadura digital?
A fechadura digital é um dispositivo eletrônico que pode substituir a fechadura tradicional em uma porta, ou ser adicionada como um mecanismo extra, seja para para facilitar (ou dificultar) a entrada e saída de pessoas em determinado ambiente.
Características das fechaduras digitais:
- Quanto à função: as fechaduras podem contar com maçaneta (principal), quando substituem uma fechadura convencional, ou sem maçaneta (auxiliar), quando adiciona funções extras a uma fechadura convencional;
- Tipo de acionamento: os principais tipos de acionamento são por senha numérica, cartão de aproximação (tag), biometria (impressão digital) e Bluetooth (dispositivos móveis e celulares). Alguns modelos mais avançados permitem o acionamento à distância, como abrir fechadura digital via comando de voz;
- Modo de Instalação: sobre o tipo de instalação, as fechaduras digitais podem ser embutidas na porta ou sobrepostas. Nesse caso, as embutidas são mais seguras, enquanto que as sobrepostas são mais baratas;
- Material da porta: é válido ressaltar que há modelos de fechaduras digitais que são específicos para portas de madeira, vidro ou metal. Sendo assim, o material da porta deve ser mencionado no momento da compra.
Fechadura Biométrica ou com Senha?
A princípio, você precisa levar em consideração suas necessidades… Por exemplo, você está atrás de mais segurança ou praticidade?
Mas via de regra: o simples fato de ter uma fechadura biométrica ou com senha, já te oferece o triplo de segurança, pelo simples fato de não ter como “copiar” uma chave por exemplo.
Em relação a praticidade, você não vai ter como perder as chaves com nenhuma das opções… Porém, se você for uma pessoa esquecida, corre o risco de esquecer a senha da fechadura então uma boa opção para o seu caso é a fechadura biométrica.
Esse é apenas um critério, existem outros que você mesmo precisa avaliar conforme o seu tipo de perfil, além é claro de levar em consideração o seu próprio orçamento.
Vantagens da fechadura digital:
- Dispensa uso de chaves: agora você não vai mais correr o risco de perder as chaves e precisar arrombar o cadeado.
- Trava automática: assim que você sair de casa, pode ficar sossegado porque tem a certeza de que trancou tudo.
- Segurança: além da maior dificuldade em ser arrombada, existem os sistemas de alarme dentro dela pra aumentar sua segurança.
- Sem energia elétrica: mesmo que você fique sem luz por qualquer motivo, não há porque se preocupar já que essa fechadura funciona com pilhas que duram aproximadamente 1 ano (e você é avisado quando elas estão acabando)
- Contra incêndios: caso a temperatura interna da casa bata 62 graus, as portas se abrem automaticamente, facilitando a fuga contra o fogo.
Desvantagens da fechadura digital:
No caso da fechadura com senha, qualquer pessoa que descobrir a sua senha (se você contar, claro), tem acesso livre à sua residência.
Em caso da fechadura biométrica, só vão entrar com você em casa, então você pode ser “obrigado” a ir correndo pra sua casa algumas vezes.
Além desses dois problemas, um terceiro é que você não encontra um especialista nessas fechaduras em qualquer esquina, caso dê algum problema.
Inclusive temos um outro post onde falamos sobre erros comuns com fechaduras e como você pode reagir melhor a eles, para ler é só clicar no link a seguir: Problemas Gerais com Fechaduras
E então, o que achou?
Nós aqui do Proteção 247 dividimos a mesma opinião que as fechaduras digitais são a opção mais segura que temos hoje em dia, mas e você, o que achou?
Fique a vontade pra tirar suas dúvidas ou fazer um comentário no campo abaixo: