Está em busca de melhorar sua memória por que não consegue encontrar as chaves do seu carro? Esqueceu sua lista de compras? Não consegue lembrar o nome do personal trainer que você gostou na academia? Você não está sozinho. Todo mundo esquece as coisas de vez em quando. Ainda assim, a perda de memória não é nada fácil.
Embora não haja garantias quando se trata de prevenir perda de memória ou demência, certas atividades podem ajudar. Considere sete maneiras simples de melhorar sua memória – e saiba quando procurar ajuda para perda de memória.
1. Inclua atividade física em sua rotina diária
A atividade física aumenta o fluxo sanguíneo para todo o corpo, incluindo o cérebro. Isso pode ajudar a manter sua memória afiada.
Para a maioria dos adultos saudáveis, recomenda pelo menos 150 minutos por semana de atividade aeróbica moderada, como caminhada rápida, ou 75 minutos por semana de atividade aeróbica vigorosa, como corrida – de preferência distribuídos ao longo da semana. Se você não tiver tempo para um treino completo, faça algumas caminhadas de 10 minutos ao longo do dia.
2. Mantenha-se mentalmente ativo
Assim como a atividade física ajuda a manter seu corpo em forma, atividades mentalmente estimulantes ajudam a manter seu cérebro em forma – e podem manter a perda de memória sob controle. Faça palavras cruzadas. Jogue ponte. Tome rotas alternativas ao dirigir. Aprenda a tocar um instrumento musical. Seja voluntário em uma escola local ou organização comunitária.
3. Socialize regularmente
A interação social ajuda a evitar a depressão e o estresse, que podem contribuir para a perda de memória. Procure oportunidades para se reunir com entes queridos, amigos e outras pessoas – especialmente se você mora sozinho.
4. Organize-se
É mais provável que você esqueça as coisas se sua casa estiver bagunçada e suas anotações estiverem desordenadas. Anote tarefas, compromissos e outros eventos em um caderno especial, calendário ou planejador eletrônico.
Você pode até repetir cada entrada em voz alta enquanto anota para ajudar a consolidá-la em sua memória. Mantenha as listas de tarefas atualizadas e marque os itens que você concluiu. Separe um lugar para sua carteira, chaves, óculos e outros itens essenciais, essa é uma forma de melhorar sua memória.
Limite as distrações e não faça muitas coisas ao mesmo tempo. Se você se concentrar nas informações que está tentando reter, é mais provável que as lembre mais tarde. Também pode ajudar a conectar o que você está tentando reter a uma música favorita ou outro conceito familiar.
5. Durma bem
O sono desempenha um papel importante para ajudá-lo a consolidar suas memórias, para que você possa recuperá-las no futuro. Faça com que dormir o suficiente seja uma prioridade. A maioria dos adultos precisa de sete a nove horas de sono por dia.
6. Coma uma dieta saudável
Uma dieta saudável pode ser tão boa para o seu cérebro quanto para o seu coração. Coma frutas, legumes e grãos integrais. Escolha fontes de proteína com baixo teor de gordura, como peixe, feijão e aves sem pele. O que você bebe também conta. Muito álcool pode levar à confusão e perda de memória. Assim como o uso de drogas.
7. Gerenciar condições crônicas
Siga as recomendações de tratamento do seu médico para condições médicas, como depressão, pressão alta, colesterol alto, diabetes, obesidade e perda auditiva. Quanto melhor você cuidar de si mesmo, melhor será a sua memória. Além disso, revise seus medicamentos com seu médico regularmente. Vários medicamentos podem afetar a memória.
Quando procurar ajuda para perda de memória
Se você estiver preocupado com a perda de memória – especialmente se a perda de memória afetar sua capacidade de concluir suas atividades diárias habituais ou se notar que sua memória está piorando – converse com seu médico. Ele ou ela provavelmente fará um exame físico, bem como verificará sua memória e habilidades de resolução de problemas.
Às vezes, outros testes também são necessários. O tratamento dependerá do que está contribuindo para sua perda de memória.
Para isso, você pode contar com o seguro do Proteção 24/7. Contamos com a modalidade Médico na Tela que pode ajudar você de onde estiver, e conversar com um neurologista para investigar as causas da sua perda de memória.
Para saber mais, converse com um dos nossos especialistas através do nosso WhatsApp.