O câncer de pulmão trata-se de um tumor maligno que acomete o órgão e os principais sintomas como tosse — provocando a falta de ar — perda de peso, dor torácica, cansaço, e presença de sangue no catarro.
A doença é uma das mais comuns e possui dois tipos: células pequenas e o de células não pequenas (o mais recorrente). A enfermidade, geralmente, se desenvolve naqueles que são tabagistas, ou seja, 90% dos casos é devido ao tabagismo. E o câncer pulmonar primário é incomum em não fumantes.
Contudo, existem outros fatores para o desenvolvimento do câncer de pulmão, como no caso do paciente ficar exposto a elementos químicos (asbesto, arsênico), a metais (níquel, cromo), também a fatores genéticos, histórico familiar e doença obstrutiva crônica (enfisema pulmonar).
Quais os principais sintomas do câncer de pulmão?
A pessoa sentirá os sintomas do câncer de pulmão quando estiver em estágio avançado. Os principais são:
- Tosse ou mudança no padrão da tosse do fumante;
- Dispneia (falta de ar);
- Dor torácica;
- Perda de peso;
- Cansaço;
- Presença de sangue no escarro.
Afinal, como confirmar o diagnóstico?
Após os sintomas surgirem, um médico pneumologista pode ser consultado para relatar o problema e o profissional fará um levantamento do histórico familiar do paciente e solicitará exame de raio-x e tórax.
Caso seja identificada a lesão no pulmão, o especialista deverá pedir exames complementares como broncoscopia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e biópsia da lesão.
Leia também: Dor do lado esquerdo abaixo da costela: o que pode ser?
Como o Médico na Tela pode te ajudar?
Para maior qualidade e praticidade, contamos com o Médico na Tela. Este atendimento trata-se de um serviço oferecido pelo nosso Proteção 24/7, um produto exclusivo em parceria com a SulAmérica.
No Médico na Tela, você tem a liberdade de agendar uma consulta médica com médicos de diversas áreas da saúde — inclusive um pneumologista — no conforto da sua casa ou de onde estiver, no horário que precisar.
Você conta com benefícios associados ao plano e pode incluir beneficiários como seus dependentes.
Tem interesse em saber mais sobre o Médico na Tela? Clique aqui e fale com um dos nossos consultores.