O seguro contra terceiros, que às vezes também é chamado de seguro ‘somente ato’, é um requisito legal para todos os proprietários de veículos de acordo com a Lei de Veículos Automotores. É um tipo de cobertura de seguro onde a seguradora oferece proteção contra danos ao veículo de terceiros, bens pessoais e lesões físicas. A apólice não oferece qualquer cobertura à seguradora.
Como funciona o Seguro contra terceiros?
Se um segurado sofrer um acidente, a seguradora oferece assistência financeira para pagar o custo de reparos na propriedade de terceiros. Assim, reduz o ônus financeiro para o segurado. Em caso de acidente, o segurado deve informar à seguradora imediatamente antes de apresentar uma reclamação.
Quando a reclamação é apresentada, a seguradora nomeia um vistoriador para avaliar os danos e verificar o custo estimado dos reparos. Uma vez que a verificação é concluída, a seguradora liquida o sinistro.
Importância do Seguro de terceiros
- O seguro contra terceiros é um requisito obrigatório por lei. Assim, ter cobertura de terceiros permite que o tomador do seguro cumpra a obrigação legal.
- Embora seja uma opção de cobertura básica, dá tranquilidade aos segurados sabendo que têm proteção financeira suficiente contra os danos que podem causar a outras pessoas em um acidente.
- O seguro automóvel contra terceiros protege as finanças do segurado contra riscos acidentais.
O primeiro passo para entender como funciona uma cobertura de seguro contra terceiros é anotar as terminologias utilizadas. Alguns dos termos comumente usados associados à cobertura de terceiros incluem:
Primeira parte: Segurado ou pessoa que adquiriu uma apólice de seguro.
Segunda parte: Seguradora ou seguradora.
Terceiro: Reclamante ou pessoa que apresenta uma reclamação por danos causados pelo primeiro.
Se o segurado estiver envolvido em um acidente com um terceiro, o segurado será responsável pelo pagamento dos danos ou danos causados. Quando ocorre um acidente, o tomador do seguro deve informar a seguradora com a maior brevidade e informá-la da situação.
Além disso, é essencial que as informações sobre o acidente sejam coletadas e fornecidas à seguradora com os seguintes detalhes:
- Descrição de um acidente juntamente com data e hora.
- Detalhes do seguro e dos segurados presentes durante o acidente.
- Descreva as lesões sofridas pelo motorista, passageiros e/ou a propriedade ou veículo danificado.
- Detalhes das testemunhas.
- Condições meteorológicas e de visibilidade no momento do acidente.
- Fotografias de provas coletadas no local do acidente.
Em caso de averiguação da polícia, forneça os dados da seguradora e anote o número do protocolo, se for o caso. Além disso, se o acidente não foi devido ao segurado, o reclamante pode solicitar o custo de aluguel de um veículo motorizado, custos de reparo e indenização por danos, conforme as condições estabelecidas no documento da apólice de seguro.
Características do Seguro de Terceiros
- O seguro contra terceiros oferece um nível básico de proteção a todos os segurados.
- Também é referido como política somente de responsabilidade ou somente ato
- Oferece proteção contra a responsabilidade legal a terceiros que possa surgir devido ao envolvimento do segurado no acidente. Ele compensa os danos pessoais, perda de vida e danos materiais ao terceiro
- Uma característica significativa desse tipo de apólice é que ela possui um prêmio acessível
- O seguro de terceiros não oferece proteção ao próprio carro segurado
Como contratar um seguro contra terceiros?
A contratação é mais benéfica e menos burocrática de se fazer. Para isso, precisamos que esteja com os documentos pessoais do segurado em mãos para dar prosseguimento na contratação.
Para isso, basta entrar em contato conosco através do nosso WhatsApp.