Nesse post vamos falar tudo sobre a autoestima feminina e dar conselhos práticos de como você pode melhorar a sua ainda hoje.
Vamos lá?
Antes de começarmos… o que é autoestima?
Autoestima é o valor que uma pessoa dá a si mesma e pode variar positiva ou negativamente de acordo com as emoções, ações, comportamentos, crenças e outras variáveis relacionadas ao autoconhecimento.
Conhecer a si mesma é essencial para uma boa autoestima, já que, quanto mais nos conhecemos, mais nos aceitamos. E essa aceitação própria é que vai determinar nosso modo de agir, assim como a falta dela pode gerar sentimentos de inferioridade ou autocrítica.
Mas a autoaceitação não é o único aspecto da autoestima! A psicoterapia determina que existem quatro pilares para ter uma boa relação consigo mesma. São eles:
- Autoaceitação: o respeito a si mesma e a capacidade de “se sentir em casa” no próprio corpo.
- Autoconfiança: a convicção de que você consegue fazer alguma coisa e fazê-la bem, mesmo em meio às dificuldades.
- Competência social: a habilidade de criar contatos e lidar com outras pessoas e situações difíceis.
- Rede social: a manutenção de uma relação positiva e satisfatória com parceiros, amigos e família.
Agora que já determinamos o conceito de autoestima, vamos às dicas!
Pratique o autocuidado
Autocuidado e autoestima possuem uma relação de simbiose: um beneficia o outro. Quanto maior a autoestima, mais vontade de se cuidar você sente. Por outro lado, o simples ato de cuidar de si mesma pode melhorar a autoestima. Entretanto, esse cuidado tem significados diferentes dependendo da pessoa.
Para você, pode ser praticar exercícios físicos algumas vezes na semana ou levar uma alimentação rica em frutas e verduras. Para outra mulher, pode ser descansar, viajar ou passar um tempo com as amigas. Encontre o que funciona melhor para você e trate como prioridade.
Não se compare com os outros
Pode parecer clichê, mas o fato é que a comparação é a inimiga da felicidade. Em um mundo que valoriza a competição, você sempre achará alguém que parece levar uma vida melhor que a sua. E é fácil acreditar que você precisa correr atrás para alcançar o mesmo sucesso de elas. Mas o que é sucesso para você? E mais: será que é sucesso que você precisa para ser feliz?
Experimente deixar as comparações de lado e focar naquilo que faz bem para você. Tente, também, lembrar e agradecer pelo que você já tem e valoriza no dia a dia. Você vai ver que quanto mais satisfeita você estiver consigo mesma, e com a vida que você leva, menos importância dará para o que você julgava estar faltando.
Valorize suas vitórias e seus erros
Nenhuma experiência é em vão! Ou nós conquistamos algo, ou aprendemos algo. Celebre as vezes em que você foi bem sucedida, mas não deixe de valorizar os próprios erros. Errar é a única forma de aprender a fazer o certo e não é porque você falhou que você vai cometer o mesmo equívoco novamente.
Confie em si mesma e acredite que tudo que você vivenciou até agora foi para preparar você para o próximo passo. Lembre-se: uma boa autoestima não significa perfeição. Muito pelo contrário! Não aceitar a própria fragilidade é um dos maiores empecilhos para o seu bem-estar.
Mude o seu padrão de pensamento
Toda mulher já duvidou de si mesma uma vez na vida e ninguém é obrigada a ter certeza de tudo o tempo inteiro. Mas quando pensamentos de inferioridade ou incapacidade começam a ser frequentes, a autoestima sofre. Por isso, faça um esforço consciente para mudar a forma como você pensa sobre si mesma e as situações à sua volta.
Por exemplo, se você estiver com dificuldades para executar uma tarefa, ao invés de pensar “sou péssima no meu trabalho”, diga: “há pontos que eu preciso melhorar e irei me esforçar para isso”. A melhora genuína da autoestima precisa partir de um lugar de amor consigo mesma, não de insatisfação ou autocrítica.
E no dia a dia… como cuidar da autoestima?
Confira 10 delas e desafie-se a praticar pelo menos uma por dia!
- Fazer uma boa ação: ajudar os outros também impacta na nossa autoestima
- Lembrar que é normal ficar triste: você tem o direito de viver esse sentimento.
- Relembrar suas qualidades: liste três coisas boas sobre você mesma!
- Focar no presente: não é possível mudar o passado nem adiantar o futuro.
- Manter boas companhias: já chamou aquela amiga para sair essa semana?
- Manter uma boa postura: nossa linguagem corporal afeta o nosso inconsciente.
- Movimentar o corpo: atividades físicas são importantes para liberar endorfinas.
- Permitir-se uns mimos: faça algo que agrade a si mesma, por menor que seja.
- Controlar a autocrítica: ninguém é perfeito. Não se cobre tanto!
- Fazer pausas durante o dia: relaxar é se cuidar! Desacelere o ritmo da rotina.
Como nós do Proteção 247 podemos te ajudar?
Nós do Proteção 247 prezamos pela segurança, previsibilidade e estabilidade familiar, e fornecemos três tipos de ajuda para garantir esses 3 pilares. A primeira é ajuda médica, através do Médico na Tela, que te conecta a um médico em qualquer momento do seu dia, em questão de segundos.
O outro é o serviço de Assistência Funeral, onde resolvemos todas as partes burocráticas do funeral do falecido segurado, para aliviar a família e permitir que descansem.
E por fim, o serviço de Acidentes Pessoais onde ajudamos você de várias formas, em que explicamos nesse aqui.
Ficou alguma dúvida?
Comente no espaço abaixo.