Certos chás, como o chá verde e o de gengibre, possuem propriedades termogênicas que aumentam o metabolismo e eliminam as toxinas do corpo, ajudando a secar o estômago. Além disso, algumas ervas, como alcachofra e hibisco, também possuem propriedades diuréticas que removem o excesso de líquido do corpo e ajudam a esvaziar o estômago.
É importante notar que para secar o estômago, deve-se evitar adoçar o chá, pois o açúcar contém muitas calorias. Além disso, o chá deve ser consumido com moderação e sob orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de ervas medicinais, sendo recomendado o tipo e a quantidade de chá adequados para evitar complicações.
Chá Matcha
Matcha é um tipo de chá verde mais artesanal e vendido na forma solúvel. Este chá é um poderoso diurético, rico em antioxidantes e cafeína, que ajudam a expelir o excesso de líquidos e aumentar o gasto energético do organismo. Por isso, é um ótimo chá para secar o estômago.
Ingredientes
1 colher de chá de matcha;
1 xícara de água.
Modo de preparo
Aqueça a água até começar a ferver. Desligue o fogo e acrescente o matcha. Misture bem até que esteja completamente dissolvido. Espere esfriar e beba. Beba até 3 xícaras de chá por dia antes ou após as refeições e após a atividade física.
Assim como o chá verde, o matcha não é indicado para crianças, durante a gravidez e amamentação, para quem tem distúrbios do sono ou gastrite. Agitação e insônia são possíveis efeitos colaterais de beber matcha, e em tais situações é recomendado reduzir o consumo da bebida. Além disso, aqueles que tomam medicamentos para pressão alta e diabetes só devem usar matcha conforme indicado por seu médico.
Chá de lavanda
A lavanda é uma planta com efeito diurético, que ajuda a combater o excesso de líquidos no organismo e resseca o estômago. O chá de lavanda também é um poderoso sedativo que pode ajudar a controlar a ansiedade e o apetite e reduzir a gordura da barriga.
Ingredientes:
30 g de flores de lavanda;
1 litro de água.
Modo de preparo:
Coloque a água para ferver e depois acrescente as flores da lavanda e apague o fogo. Tampe a panela e deixe esfriar entre 5 a 10 minutos. Pode-se beber até 3 xícaras de chá de lavanda por dia.
O chá de lavanda não é recomendado para crianças, para mulheres grávidas, para mulheres que estejam amamentando e para pessoas com úlceras no estômago.
Chá mate
O chá mate é uma planta rica em cafeína, um agente diurético que ajuda a remover o excesso de líquido do corpo secando o estômago. Outro benefício da erva-mate é que ela é rica em antioxidantes que ajudam a reduzir a gordura corporal e promovem a saciedade, reduzindo a ingestão de alimentos e a perda de peso.
Ingredientes:
1 colher (chá) de da erva de chá mate desidratada;
1 xícara de chá de água.
Modo de preparo:
Ferva a água em um recipiente, adicione a erva e apague o fogo imediatamente. Tampar e deixar amornar por 5 a 10 minutos. Coe e depois beba. Este chá pode ser consumido frio ou quente entre 3 e 4 xícaras por dia antes ou após as refeições.
O chá mate não é recomendado para crianças, gestantes e lactantes, pessoas que sofrem de insônia ou problemas de gastrite. O chá mate pode causar inquietação ou ansiedade, por isso, nesses casos, recomenda-se reduzir o consumo deste chá.
Além disso, aqueles que tomam medicamentos para hipertensão e diabetes devem tomar chá matte somente sob orientação de um médico, pois pode interferir nos efeitos desses medicamentos.
Chá de hibisco
O hibisco é uma excelente flor para emagrecer, pois é rica em flavonóides, que são antioxidantes que previnem o acúmulo de gordura no abdômen e nos quadris. Além de ser um chá diurético, promove a retirada do excesso de água acumulado no corpo, ajudando assim a secar o estômago.
Ingredientes:
2 colheres de sopa de flor de hibisco seco;
1 xícara de chá de água em início de fervura.
Modo de preparo:
Ferva a água, acrescente as flores de hibisco e desligue o fogo imediatamente. Tampe o recipiente e deixe amornar por 5 a 10 minutos. Coe e beba. Deve-se tomar 2 xícaras deste chá diariamente, antes ou após as principais refeições.
Embora ainda não tenham sido comprovadas contraindicações, gestantes, lactantes e crianças devem evitar o consumo do chá de hibisco.
Como contratar um seguro Proteção 24/7?
Se você tem interesse em saber mais como funciona o seguro Proteção 24/7 como valores, benefícios e o que está vinculado à apólice, basta entrar em contato com a nossa equipe através do nosso WhatsApp.