O estresse ocupacional na empresa é a resposta que as pessoas podem ter quando se deparam com demandas e pressões de trabalho que não correspondem aos seus conhecimentos e habilidades e que desafiam sua capacidade de lidar.
O estresse ocorre em uma ampla gama de circunstâncias de trabalho, mas geralmente piora quando os funcionários sentem que têm pouco apoio de supervisores e colegas, bem como pouco controle sobre os processos de trabalho. Muitas vezes há confusão entre pressão ou desafio e estresse, e às vezes isso é usado para justificar práticas de má gestão.
Para entender melhor sobre este problema, leia o tópico abaixo! Boa leitura
O que causa o estresse ocupacional?
A pressão no local de trabalho é inevitável devido às exigências do ambiente de trabalho contemporâneo. A pressão percebida como aceitável por um indivíduo pode até mesmo manter os trabalhadores alertas, motivados, capazes de trabalhar e aprender, dependendo dos recursos disponíveis e das características pessoais.
No entanto, quando essa pressão se torna excessiva ou incontrolável, ela leva ao estresse. O estresse pode prejudicar a saúde dos funcionários e o desempenho dos negócios.
O estresse relacionado com o trabalho pode ser causado por má organização do trabalho (a forma como concebemos funções e sistemas de trabalho e como os gerimos), por má concepção do trabalho (por exemplo, falta de controlo sobre os processos de trabalho), má gestão, trabalho insatisfatório condições e falta de apoio de colegas e supervisores.
Os resultados da pesquisa mostram que o tipo de trabalho mais estressante é aquele que valoriza demandas e pressões excessivas que não correspondem aos conhecimentos e habilidades dos trabalhadores, onde há pouca oportunidade de exercer qualquer escolha ou controle e onde há pouco apoio de outras pessoas.
Os trabalhadores têm menos probabilidade de experimentar estresse relacionado ao trabalho quando as demandas e pressões do trabalho são compatíveis com seus conhecimentos e habilidades, o controle pode ser exercido sobre seu trabalho e a maneira como o executam, o apoio é recebido de supervisores e colegas e a participação nas decisões que dizem respeito aos seus empregos.
Quais são os riscos relacionados ao estresse no trabalho?
Os riscos relacionados ao estresse no trabalho podem ser divididos em conteúdo de trabalho e contexto de trabalho.
O conteúdo do trabalho inclui:
- (monotonia, subestimulação, falta de sentido das tarefas, falta de variedade, etc.);
- carga de trabalho e ritmo de trabalho (muito ou pouco a fazer, trabalho sob pressão de tempo, etc.);
- jornada de trabalho (rigorosa ou inflexível, longa e antissocial, imprevisível, sistemas de turnos mal planejados);
- e participação e controle (falta de participação na tomada de decisões, falta de controle sobre os processos de trabalho, ritmo, horários, métodos e ambiente de trabalho).
contexto de trabalho inclui:
- desenvolvimento de carreira, status e remuneração (insegurança no emprego, falta de oportunidades de promoção, sub ou superpromoção, trabalho de baixo valor social, esquemas de pagamento por peça, sistemas de avaliação de desempenho pouco claros ou injustos, super ou subqualificação para um trabalho);
- o papel do trabalhador na organização (papel pouco claro, papéis conflitantes); relações interpessoais (supervisão inadequada, imprudente ou sem apoio, más relações com os colegas, intimidação/assédio e violência, trabalho isolado ou solitário, etc.);
- cultura organizacional (falta de comunicação, falta de liderança, falta de regra comportamental, falta de clareza sobre os objetivos, estruturas e estratégias organizacionais);
- e equilíbrio trabalho-vida (exigências conflitantes de trabalho e casa, falta de apoio para problemas domésticos no trabalho, falta de apoio para problemas de trabalho em casa.
Como reverter essa situação?
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