A exoftalmia trata-se de uma condição médica em que os olhos do paciente ficam mais salientes que o normal, também conhecida por proptose ocular ou olhos esbugalhados. A doença pode ser causada por algum problema que provoque o estreitamento da cavidade orbitária ou algum processo inflamatório.
Doença na tireoide, infecções na cavidade orbitária, entre outras, são as várias causas que podem originar a exoftalmia. O tratamento vai ser bastante relativo, pois depende da causa que originou a doença, contudo os tratamentos mais comuns são feitos através de antibióticos, anti-inflamatórios, cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.
A exoftalmia pode aparecer de forma unilateral, de modo que a saliência do globo ocular ocorra em apenas um lado, ou bilateral, acontecendo nos dois olhos.
Causas Principais
Doença de Graves
É uma doença autoimune, os anticorpos gerados pelo organismos passam a atacar a tireoide, ocasionando hipertireoidismo e provocando o surgimento de diversos outros sintomas, sendo um deles a inflamação orbital.
O tratamento para a exoftalmia gerada pela a doença de graves, consiste na administração de corticóides via oral para que, assim, ela possa ser tratada. O uso de lubrificantes, gel e/ou pomada ocular e cirurgia, também podem ser uma alternativa.
Celulite orbital
Originada através de uma infecção por bactérias que colonizam a pele logo após uma lesão ou que se espalham a partir de uma infecção próxima, como uma conjuntivite, sinusite ou um abcesso dentário. Provoca diversos sintomas, como dificuldade para mexer o olho, dor, inchaço ou exoftalmia.
O tratamento compreende na administração de antibióticos e em alguns casos mais graves pode ser necessário recorrer a drenagem cirúrgica do abscesso orbital.
Tumores
A oftalmia progressiva e indolor pode ser causada por tumores, sendo os mais comuns hemangioma, linfangioma, neurofibroma, cisto dermoide, carcinoma adenóide cístico, glioma do nervo óptico, meningioma do nervo óptico e tumor misto benigno da glândula lacrimal.
O tratamento varia bastante, pois se o diagnóstico for realizado de forma antecipada através de punção por agulha fina e depois uma radioterapia urgente, há a possibilidade de ser possível a preservação da visão. Porém cada tumor tem uma forma de tratamento o que torna o mesmo bastante particular.
Como contratar um seguro Proteção 24/7?
Se você tem interesse em saber mais como funciona o seguro Proteção 24/7 como valores, benefícios e o que está vinculado à apólice, basta entrar em contato com a nossa equipe através do nosso WhatsApp.