Você sabe o que é Doença de Parkinson?

Você sabe o que é Doença de Parkinson?

A doença de Parkinson é um distúrbio progressivo do sistema nervoso que afeta o movimento. Os sintomas começam gradualmente, às vezes começando com um tremor quase imperceptível em apenas uma mão. Os tremores são comuns, mas o distúrbio também costuma causar rigidez ou desaceleração do movimento.

Nos estágios iniciais da doença de Parkinson, seu rosto pode mostrar pouca ou nenhuma expressão. Seus braços podem não balançar quando você anda. Sua fala pode ficar suave ou arrastada. Os sintomas da doença de Parkinson pioram à medida que sua condição progride ao longo do tempo.

Embora a doença de Parkinson não possa ser curada, os medicamentos podem melhorar significativamente seus sintomas. Ocasionalmente, seu médico pode sugerir uma cirurgia para regular certas regiões do cérebro e melhorar seus sintomas.

Sintomas

Os sinais e sintomas da doença de Parkinson podem ser diferentes para todos. Os primeiros sinais podem ser leves e passar despercebidos. Os sintomas geralmente começam em um lado do corpo e geralmente permanecem piores nesse lado, mesmo depois que os sintomas começam a afetar os dois lados.

Os sinais e sintomas de Parkinson podem incluir:

  • Tremor: Um tremor, ou tremor, geralmente começa em um membro, geralmente na mão ou nos dedos. Você pode esfregar o polegar e o indicador para frente e para trás, conhecido como tremor de rolamento de pílula. Sua mão pode tremer quando está em repouso.
  • Movimento lento (bradicinesia): Com o tempo, a doença de Parkinson pode retardar seu movimento, tornando tarefas simples difíceis e demoradas. Seus passos podem ficar mais curtos quando você anda. Pode ser difícil sair de uma cadeira. Você pode arrastar os pés enquanto tenta andar.
  • Músculos rígidos: A rigidez muscular pode ocorrer em qualquer parte do seu corpo. Os músculos rígidos podem ser dolorosos e limitar sua amplitude de movimento.
  • Postura e equilíbrio prejudicados: Sua postura pode ficar curvada ou você pode ter problemas de equilíbrio como resultado da doença de Parkinson.
  • Perda de movimentos automáticos: Você pode ter uma capacidade diminuída de realizar movimentos inconscientes, incluindo piscar, sorrir ou balançar os braços ao andar.
  • Alterações de fala: Você pode falar baixinho, rapidamente, insultar ou hesitar antes de falar. Seu discurso pode ser mais monótono do que ter as inflexões usuais.
  • Mudanças na escrita: Pode ficar difícil escrever e sua escrita pode parecer pequena.

Leia também: Obesidade: a prevenção não é mais uma opção (veja o porquê)

Quando consultar um médico?

Consulte o seu médico se tiver algum dos sintomas associados à doença de Parkinson – não apenas para diagnosticar sua condição, mas também para descartar outras causas para seus sintomas.

Causas

Na doença de Parkinson, certas células nervosas (neurônios) no cérebro gradualmente se decompõem ou morrem. Muitos dos sintomas são devido a uma perda de neurônios que produzem um mensageiro químico em seu cérebro chamado dopamina. Quando os níveis de dopamina diminuem, causa atividade cerebral anormal, levando a movimentos prejudicados e outros sintomas da doença de Parkinson.

A causa da doença de Parkinson é desconhecida, mas vários fatores parecem desempenhar um papel, incluindo:

  • Genes: Os pesquisadores identificaram mutações genéticas específicas que podem causar a doença de Parkinson. Mas estes são incomuns, exceto em casos raros com muitos membros da família afetados pela doença de Parkinson.
    No entanto, certas variações genéticas parecem aumentar o risco de doença de Parkinson, mas com um risco relativamente pequeno de doença de Parkinson para cada um desses marcadores genéticos.
  • Gatilhos ambientais: A exposição a certas toxinas ou fatores ambientais pode aumentar o risco de doença de Parkinson posterior, mas o risco é relativamente pequeno.

Os pesquisadores também notaram que muitas mudanças ocorrem no cérebro de pessoas com doença de Parkinson, embora não esteja claro por que essas mudanças ocorrem. Essas mudanças incluem:

  • A presença de corpos de Lewy: Aglomerados de substâncias específicas dentro das células cerebrais são marcadores microscópicos da doença de Parkinson. Estes são chamados corpos de Lewy, e os pesquisadores acreditam que esses corpos de Lewy contêm uma pista importante para a causa da doença de Parkinson.
  • Alfa-sinucleína encontrada nos corpos de Lewy: Embora muitas substâncias sejam encontradas nos corpos de Lewy, os cientistas acreditam que uma importante é a proteína natural e difundida chamada alfa-sinucleína (a-sinucleína). É encontrado em todos os corpos de Lewy em uma forma aglomerada que as células não conseguem se decompor. Este é atualmente um foco importante entre os pesquisadores da doença de Parkinson.

Leia também: Conjuntivite: causas e tratamentos!

Fatores de risco

Você sabe o que é Doença de Parkinson?
Idoso tentando segurar copo d’água

Os fatores de risco para a doença de Parkinson incluem:

  • Idade: Os adultos jovens raramente experimentam a doença de Parkinson. Geralmente começa na meia-idade ou no final da vida, e o risco aumenta com a idade. As pessoas geralmente desenvolvem a doença por volta dos 60 anos ou mais.
  • Hereditariedade: Ter um parente próximo com doença de Parkinson aumenta as chances de você desenvolver a doença. No entanto, seus riscos ainda são pequenos, a menos que você tenha muitos parentes em sua família com doença de Parkinson.
  • Sexo: Os homens são mais propensos a desenvolver a doença de Parkinson do que as mulheres.
  • Exposição a toxinas: A exposição contínua a herbicidas e pesticidas pode aumentar ligeiramente o risco de doença de Parkinson.

Complicações

A doença de Parkinson é frequentemente acompanhada por esses problemas adicionais, que podem ser tratáveis:

  • Dificuldades de pensamento: Você pode ter problemas cognitivos (demência) e dificuldades de pensamento. Estes geralmente ocorrem nos estágios posteriores da doença de Parkinson. Tais problemas cognitivos não respondem muito bem aos medicamentos.
  • Depressão e alterações emocionais: Você pode experimentar depressão, às vezes nos estágios iniciais. Receber tratamento para a depressão pode tornar mais fácil lidar com os outros desafios da doença de Parkinson.
    Você também pode experimentar outras mudanças emocionais, como medo, ansiedade ou perda de motivação. Os médicos podem lhe dar medicamentos para tratar esses sintomas.
  • Problemas de deglutição: Você pode desenvolver dificuldades para engolir à medida que sua condição progride. A saliva pode se acumular na boca devido à deglutição lenta, levando à baba.
  • Problemas de mastigação e alimentação: A doença de Parkinson em estágio avançado afeta os músculos da boca, dificultando a mastigação. Isso pode levar a asfixia e má nutrição.
  • Problemas de sono e distúrbios do sono: As pessoas com doença de Parkinson geralmente têm problemas de sono, incluindo acordar com frequência durante a noite, acordar cedo ou adormecer durante o dia.
    As pessoas também podem experimentar o distúrbio comportamental do sono com movimentos rápidos dos olhos, que envolve a realização de seus sonhos. Medicamentos podem ajudar seus problemas de sono.
  • Problemas de bexiga: A doença de Parkinson pode causar problemas na bexiga, incluindo incapacidade de controlar a urina ou dificuldade para urinar.
  • Prisão de ventre: Muitas pessoas com doença de Parkinson desenvolvem constipação, principalmente devido a um trato digestivo mais lento.

Você também pode sentir:

  • Alterações da pressão arterial: Você pode sentir tonturas ou vertigens quando se levanta devido a uma queda repentina da pressão arterial (hipotensão ortostática).
  • Disfunção do olfato: Você pode ter problemas com o olfato. Você pode ter dificuldade em identificar certos odores ou a diferença entre os odores.
  • Fadiga: Muitas pessoas com doença de Parkinson perdem energia e experimentam fadiga, especialmente no final do dia. A causa nem sempre é conhecida.
  • Dor: Algumas pessoas com doença de Parkinson sentem dor, seja em áreas específicas do corpo ou em todo o corpo.
  • Disfunção sexual: Algumas pessoas com doença de Parkinson notam uma diminuição no desejo ou desempenho sexual.

Leia também: Acordar cedo realmente faz bem para saúde?

Prevenção

Como a causa do Parkinson é desconhecida, as formas comprovadas de prevenir a doença também permanecem um mistério.

Algumas pesquisas mostraram que o exercício aeróbico regular pode reduzir o risco de doença de Parkinson.

Algumas outras pesquisas mostraram que as pessoas que consomem cafeína – que é encontrada no café, chá e cola – têm a doença de Parkinson com menos frequência do que aquelas que não a bebem. 

O chá verde também está relacionado a um risco reduzido de desenvolver a doença de Parkinson. No entanto, ainda não se sabe se a cafeína realmente protege contra o Parkinson ou se está relacionada de alguma outra forma. Atualmente, não há evidências suficientes para sugerir o consumo de bebidas com cafeína para proteger contra o Parkinson.

E por que contratar um seguro de vida?

O seguro de vida protege seu cônjuge e filhos para terem tranquilidade, especialmente em momentos difíceis. O benefício permite ser assegurado com cobertura básica, invalidez decorrente de acidentes ou morte. Em ambas situações, os beneficiários do seguro terão a assistência necessária com ajuda financeira ou quaisquer despesas médicas necessárias. 

Como o plano Bronze do Proteção 247 pode te ajudar?

Contratar um seguro de vida para você é fundamental atualmente. O seguro é um benefício extremamente benéfico, já que oferece uma série de vantagens para toda a família. 

No plano Bronze do Proteção 247 SulAmérica, é possível realizar a contratação individual, familiar e o ampliado. Mas, como funciona cada um desses benefícios? Vamos explicar para você!

Individual: como o próprio nome diz, é um plano exclusivo somente para você, onde terá uma série de coberturas oferecidas neste plano. 

Família: opção de plano destinada para você, filhos e cônjuge

Ampliado: destinado para você, cônjuge, filhos, pais e sogros. 

Quais os benefícios oferecidos no plano Bronze do Proteção 247?

No plano Bronze do Proteção 247, você terá toda a assistência necessária conforme a categoria que deseja contratar. Se você sofre com a doença de Parkinson e quer ter maior segurança tanto para você, quanto para a sua família, você pode contar com o Médico na Tela.

Como funciona o médico na Tela?

Você sabe o que é Doença de Parkinson?
Médico atendendo paciente online

O Médico na Tela é uma assistência médica online que funciona 24h por dia e pode ser feita de onde você estiver. No plano Bronze do Proteção 247, você poderá ser atendido por um médico especialista para tratar a doença, pois sabemos que, ao longo do tempo, o organismo fica debilitado, impossibilitando o portador até mesmo de sair de casa. 

Além disso, você também pode pode contar com outros especialistas como nutricionistas, cardiologistas, clínico geral, fisioterapeuta, tudo para receber o atendimento que precisa para assegurar com excelência a sua saúde. 

Confira abaixo o que o plano pode oferecer para você e para a sua família:

Individual
  • Funeral 10mil: 
  • Médico na Tela: assistência médica 24h 
  • Desconto Farmácia
  • Sorteio 10mil: mensalmente o segurado concorrerá ao sorteio de 10 mil
  • Morte acidental 50mil: em caso de falecimento, os herdeiros legais receberão o benefício; caso não haja herdeiros, o segurado definirá na contratação do plano para quem será destinado. 
Familiar 
  • Funeral 10mil: 
  • Médico na Tela: assistência médica 24h 
  • Desconto Farmácia
  • Sorteio 10mil: mensalmente o segurado concorrerá ao sorteio de 10 mil
  • Morte acidental 50mil: em caso de falecimento, os herdeiros legais receberão o benefício; caso não haja herdeiros, o segurado definirá na contratação do plano para quem será destinado. 
  • Funeral 10mil Familiar:
Ampliado
  • Funeral 10mil: 
  • Médico na Tela: assistência médica 24h 
  • Desconto Farmácia
  • Sorteio 10mil: mensalmente o segurado concorrerá ao sorteio de 10 mil
  • Morte acidental 50mil: em caso de falecimento, os herdeiros legais receberão o benefício; caso não haja herdeiros, o segurado definirá na contratação do plano para quem será destinado. 
  • Funeral 10mil Familiar

Com todos esses benefícios, ficou muito mais fácil ter um seguro completo e assistencial para assegurar você e sua família de qualquer eventualidade. Além disso, você terá descontos exclusivos nas redes parceiras da SulAmérica para obter o medicamento que precisa por um preço super acessível.

Como consigo contratar o plano Bronze?

Agora que entendeu a importância de ter um seguro de vida para garantir todas as despesas em caso de alguma ocorrência devido à doença, e você quer garantir tranquilidade para os os seus beneficiários, este plano é ideal para você! Para contratar, siga o passo a passo:

1º passo: você vai acessar a página do plano

2º passo: selecione o plano desejado

3º passo: insira o número do seu CPF

4º passo: selecione as opções abaixo “Li e Aceito os termos de condições” e se deseja receber todas as novidades do Proteção 247, selecione a caixinha.

5º passo: feito isso, clique em continuar para prosseguir para a próxima página. 

Leia atentamente ao que está sendo mencionado e caso esteja com alguma dúvida em relação ao plano, você também poderá conversar com um dos nossos consultores para sanar todas as dúvidas. Se preferir conhecer outros planos, você também poderá ter acesso às outras coberturas e o que é oferecido em cada uma delas! 

Deseja ter um seguro completo para você e sua família com ótimas condições de pagamento? Então não perca tempo e saiba tudo o que o plano Bronze do Proteção 247 SulAmérica pode oferecer para você! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes