A adenite está relacionada à inflamação dos gânglios linfáticos e pode surgir em qualquer parte do seu corpo, contudo, é mais comum em áreas como pescoço, virilha, axila ou abdômen, causando vermelhidão, inchaço, dor e calor no local.
A inflamação é ocasionada por causa de um vírus, bactérias bem como uma consequência de tumor. Por isso, é fundamental que um médico examine a região afetada logo nos primeiros sintomas para dar início ao tratamento mais conveniente.
Principais sintomas
Por estar relacionada aos gânglios linfáticos, a pessoa diagnosticada com essa causa pode sofrer com sintomas como:
- Febre acima de 38ºC;
- Inchaço do gânglio afetado, podendo ser facilmente palpado;
- Dor durante a palpitação no gânglio
- Sensação de mal estar;
- Vômitos e Diarreias, que estão mais destinados no caso de adenite mesentérica.
Como dito anteriormente, a adenite é mais comum de aparecer em regiões da virilha, pescoço, axila ou na região cervical. Entretanto, também pode afetar tanto o intestino quanto o estômago.
Leia também: Benefícios do óleo de avestruz!
Possíveis causas
A adenite pode ser causada por vírus, bactéria ou algum tipo de tumor, por exemplo. No caso do vírus, pode ser como citomegalovírus, vírus HIV e vírus Epstein-Barr, ou por bactérias, sendo as principais Staphylococcus aureus, Streptococcus β-hemolítico do grupo-A, Yersinia enterocolitica, Y. pseudotuberculosis, Mycobacterium tuberculosis, Shigella sp ou Salmonella sp.
No caso de tumores, pode ser causada por um linfoma, por exemplo. Já no estômago ou intestino, devido uma inflamação não cuidada.
Desta forma, dependendo da região onde essa inflamação aparece, podemos classificar a adenite da seguinte forma:
- Adenite cervical, consiste na inflamação dos linfonodos localizados no pescoço e pode estar relacionado com infecções bacterianas, infecções virais pelo HIV ou Epstein-Barr, ou com o linfoma;
- Adenite mesentérica, o foco da inflamação está nos gânglios que estão ligados ao intestino, sendo principalmente causada pela bactéria Yersinia enterocolitica.
- Adenite sebácea, consiste na inflamação das glândulas sebáceas devido à proliferação de bactérias que são naturalmente encontradas na pele, como a Staphylococcus aureus e S. epidermidis;
- Adenite tuberosa, em que a inflamação dos linfonodos é devido à bactéria Mycobacterium tuberculosis.
Qualquer que seja os sintomas, é fundamental consultar um médico para que ele faça o diagnóstico e recomende o melhor tratamento possível ao paciente.
Leia também: Quer emagrecer? Confira essas dicas de café da manhã!
Qual o tratamento?
Um clínico geral pode ser consultado e vale ressaltar que o tratamento vai depender do tipo de diagnóstico da adenite. No caso da adenite causada por bactérias, o médico vai receitar medicamentos como antibióticos ideais para combater o agente infeccioso, podendo ser Amoxicilina, Cefalexina ou Clindamicina, por exemplo.
Já a adenite mesentérica por vírus, o profissional pode recomendar anti-inflamatórios e analgésicos,como também o uso de antivirais de acordo com o vírus responsável pela adenite.
Por fim, se for a adenite cervical, o paciente poderá passar por uma cirurgia para remoção do gânglio afetado seguida de quimioterapia.