Ter o seguro de vida negado pode tirar o sono de qualquer pessoa, e com esse post esperamos que não tire o seu.
Aqui vamos explicar exatamente o que você deve fazer caso esse problema surja, e também o porquê disso acontecer em primeiro lugar.
Diga NÃO a surpresas desagradáveis…
É verdade que não é possível saber quando algo ruim vai acontecer, mudando a rotina de famílias que ficam à mercê de situações desagradáveis.
É por isso que as pessoas contratam o seguro de vida. Para garantir a desejada estabilidade financeira ao segurado, em caso de acidente, ou à sua família, em caso de morte.
Mas é verdade que o pagamento da indenização do seguro de vida pode ser negado? Sim, é verdade! Mas o que pode causar isso?
Para início de conversa, uma dica se faz necessária. Pela importância que um seguro de vida tem para as pessoas, é preciso sim ficar atento a todos os pontos do contrato assinado na aquisição do produto. É importante sanar todas as dúvidas e conhecer como o seguro de vida funciona.
Tem quem acredite que a simples existência de um contrato já é o suficiente para proteger as pessoas caso algo aconteça. Mas, não, assinar um contrato de compra de um seguro de vida não é o suficiente para estar protegido.
O pagamento da indenização do seguro de vida pode ser negado pela empresa seguradora em virtude de algo que não ficou claro na apólice.
O seguro de vida negado, entre outros motivos, pela:
- Não cobertura do risco;
- Agravamento de risco;
- Ocorrência do sinistro dentro do prazo de carência;
- Atraso no pagamento das parcelas;
- Ausência de legitimidade, por exemplo.
- Mas, no mercado, a maioria das negativas se dá em virtude de duas questões: doença preexistente e inadimplência.
Vamos entender cada uma delas.
Doença preexistente
Trata-se da alegação de que o segurado já tinha a doença que o levou à morte ou invalidez quando contratou o seguro.
Muitas seguradoras negam o pagamento do seguro de vida quando fica provado que o segurado omitiu essa informação. Ou seja, quando ele não falou sobre a existência da doença quando contratou o produto.
Inadimplência
Essa situação do seguro de vida negado é criada em virtude de o segurado não pagar o seguro de vida.
Há casos em que a falta de pagamento ocorre sem que o segurado tenha cometido a falha. Sim, muitas vezes o valor é pago via débito automático, diretamente da conta do segurado. Mas nesse tipo de procedimento podem ocorrer alguns problemas, levando à inadimplência sem que o segurado fique sabendo.
O que fazer quando o seguro é negado?
Caso tenha o seguro de vida negado, procure o auxílio de um profissional qualificado. Ele pode fazer uma análise da situação e, consequentemente, caso haja brecha, buscar, via Justiça, o recebimento da indenização.
Mas é importante estar atento ao prazo para recorrer na Justiça caso neguem o pagamento da indenização do seguro de vida. Os envolvidos têm apenas um ano (a contar após receber a negativa da seguradora) para contestar a decisão na Justiça. Depois desse prazo, não é possível recorrer da decisão.
Dica extra: Pontos de atenção ao contratar um Seguro de Vida
Especialistas apontam alguns aspectos de relevância, para analisar com atenção, antes de assinar o contrato de um seguro de vida.
- Verificar se as características do produto estão adequadas às suas necessidades.
- Ler com muita atenção a proposta e as condições gerais do seguro de vida. Principalmente as cláusulas que se referem às garantias e aos respectivos riscos excluídos (as condições contratuais podem sim restringir coberturas ou direitos do segurado).
- Preencher integralmente e assinar a proposta de contratação ou de adesão. É de máxima importância responder a todas as perguntas corretamente, de forma completa, pois justamente as declarações inexatas podem levar à negativa de pagamento da indenização.
- Estar sempre atento à renovação do contrato.
Como nós do Proteção 247 podemos te ajudar?
Nós do Proteção 247 prezamos pela segurança, previsibilidade e estabilidade familiar, e fornecemos três tipos de ajuda para garantir esses 3 pilares. A primeira é ajuda médica, através do Médico na Tela, que te conecta a um médico em qualquer momento do seu dia, em questão de segundos.
O outro é o serviço de Assistência Funeral, onde resolvemos todas as partes burocráticas do funeral do falecido segurado, para aliviar a família e permitir que descansem.
E por fim, o serviço de Acidentes Pessoais onde ajudamos você de várias formas, em que explicamos nesse aqui.