Quando um ente querido morre, a última coisa em sua mente é dinheiro. Mas os benefícios do seguro de vida para quem deseja garantir a segurança financeira da família no futuro pode ser uma ótima opção de segurança.
Se você for beneficiário de uma apólice de seguro de vida, você pode optar por receber o benefício como um pagamento fixo ou distribuí-lo por vários anos como uma anuidade.
Um pagamento de seguro de vida pode contribuir para a segurança financeira de sua família de várias maneiras.
Economize para a aposentadoria
Se você é casado, seu plano de aposentadoria provavelmente é construído em torno das contribuições financeiras de você e seu cônjuge. Um benefício de seguro de vida pode ser usado para ajudar a substituir suas contribuições futuras. O excesso de dinheiro pode ser usado para garantir contribuições anuais máximas para planos de trabalho, bem como contribuições do imposto de renda.
Pagar contas
Juntamente com as despesas finais do falecido, você pode encontrar alguns custos inesperados. Por exemplo, a morte de um pai que fica em casa pode significar cuidados infantis adicionais, refeições e outros custos domésticos. O valor de uma apólice de seguro de vida pode ser usado para cobrir ou custear esses custos para manter a qualidade de vida de sua família.
Leia também: Mitos mais comuns sobre seguro de vida
Financiar uma conta de poupança da faculdade
Para manter os sonhos das crianças com o ensino superior nos trilhos, considere usar parte do benefício do seguro de vida para financiar um plano de poupança para a faculdade. Existem diferentes opções disponíveis , incluindo algumas que oferecem vantagens fiscais e não têm limitações de renda.
Pagar dívidas
Eliminar dívidas pode ser um grande alívio para o estresse, especialmente quando você está de luto. Além de suas próprias dívidas, você também pode ter a obrigação legal de saldar as dívidas do falecido. Se você servir como co-signatário em um empréstimo ou em dívidas conjuntas, você se tornará responsável por essas dívidas. Mas em estados de propriedade não comunitária, as dívidas contraídas por um dos cônjuges nem sempre são de responsabilidade do outro cônjuge após a morte. Verifique as leis do seu estado para ver quais são as obrigações.
Leia também: Seguro de vida para mães: por que é importante proteger a sua família
Crie um fluxo de renda vitalício
Em vez de receber um benefício de seguro de vida de uma só vez, considere distribuí-lo por vários anos com uma anuidade. Isso diminui o fardo de ter que administrar uma quantia fixa e torna sua renda anual previsível. As anuidades ainda permitem que você espalhe os pagamentos de anuidades pelo resto de sua vida.
Embora nada possa substituir a perda de um ente querido, ter acesso aos benefícios do seguro de vida pode diminuir as preocupações financeiras durante um período já difícil. Explore suas opções para certificar-se de que está fazendo os movimentos financeiros certos para atingir seus objetivos.
Neste post você conheceu os benefícios do seguro de vida para quem deseja garantir a segurança financeira da família no futuro. Aproveite e converse com um consultor sobre como o seguro de vida pode se encaixar em seu plano financeiro.